Jacks Rabinovich

Todas as entrevistas  

Jacks Rabinovich

De origem judaica e filho de imigrantes russos, Jacks Rabinovich nasceu em 20 de setembro de 1929, em São Paulo. Em 1952, formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Mackenzie. Um ano antes de se formar, começou a trabalhar na Fiação e Tecelagem Campo Belo S/A, empresa do pai, Sam Rabinovich. Especializou-se em engenharia têxtil, em 1954, no Lowel Institute, Massachussets, Estados Unidos. Em 1956, assumiu a direção geral da tecelagem.

Em 1965, Rabinovich e Mendel Steinbruch firmaram sua primeira parceria, fundando a Têxtil Brasibel. Dois anos depois, acertaram a compra do Lanifício Varam, então o maior da América do Sul. Criaram, assim, a bem-sucedida Vicunha. Em pouco tempo, a parceria Rabinovich-Steinbruch transformou a Vicunha no maior grupo têxtil do Brasil.

Em 1993, o grupo Vicunha adquiriu uma parcela da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), tornando-se logo em seguida o maior acionista individual da empresa. Jacks Rabinovich é membro do Conselho de Administração da CSN desde 1993, e seu vice-presidente desde 2001. Atualmente ocupa o cargo de Diretor-Presidente da Vicunha Siderurgia.

 

 

Aviso importante:
Transcrições de entrevistas estão sempre sujeitas a erros. Elas são aqui disponibilizadas apenas com o intuito de facilitar a pesquisa, não devendo substituir a consulta ao documento audiovisual. Caso você perceba algum erro, por favor avise-nos através do Fale Conosco ou da ferramenta Colabore, disponível no sistema de acervo do CPDOC (é preciso estar registrado para utilizar esta ferramenta).