Evaldo Mocarzel
No dia 19/11/2015, Evaldo Sérgio Vinagre Mocarzel concedeu entrevista ao CPDOC para o projeto "Memórias do Cinema Documentário Brasileiro". Entrevistadoras: Adelina Alves Novaes e Cruz e Thais Continentino Blank.
Memória do Cinema Documentário Brasileiro: histórias de vida
Minutagem
ENTREVISTA: 19.11.2015
- 00:02:33 1º Bloco: A família e a relação com o cinema na infância; a psicografia com a avó; a decisão pela faculdade de cinema e a desaprovação da mãe.
- 00:05:15 2º Bloco: O curso da Faculdade de Cinema na Universidade Federal Fluminense (UFF); os filmes assistidos durante a faculdade; opinião em relação ao vídeo; o cinema de Jean-Luc Godard; a faculdade de Letras; a faculdade de Direito; o retorno para a Faculdade de Cinema; o curso sobre Nouvelle Vague.
- 00:11:33 3º Bloco: A coluna de cinema no jornal O Fluminense; a sua experiência na Casa das Artes de Laranjeiras (CAL); as oficinas com Joaquim Pedro, Domingos Oliveira, Lenita Plonczynski e Rubens Corrêa; a ida para o Canadá; o emprego na empresa do irmão; o emprego no jornal Estadão; as entrevistas no Festival de cinema; o governo de Fernando Collor de Mello; a vida no Canadá; a volta para o Brasil e a recepção de amigos e familiares; a carreira no jornalismo.
- 00:34:33 4º Bloco: A ida para Nova York; o curso nos Estados Unidos; a realização de seu final film; a realização de seu primeiro documentário; a candidatura para o projeto do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES); a edição de “Fé no Cinema Brasileiro”.
- 00:52:00 5º Bloco: Os impasses com o produtor Ugo Giorgetti em relação à realização do documentário “À Margem da Imagem”; a montagem do documentário de curta-metragem; o recebimento de prêmios e a chance de fazer um longa-metragem; a realização do longa metragem “À Margem da Imagem” e as entrevistas com pessoas em situação de rua; a ideia para o documentário “À Margem do Concreto”; a intenção de um novo filme.
- 01:04:17 6º Bloco: A discussão sobre alteridade e euteridade nos documentários; o documentário “Do Luto à Luta” e sua relação com a filha com síndrome de down; a retomada da discussão sobre alteridade e euteridade e a realização de um filme com Vera Holtz.
- 01:15:48 7º Bloco: O conceito de ética no documentário e o filme “Quebradeiras”; a filmagem do inimigo; a realização de um agit-film bolchevique; o conceito de real no cinema; o sistema de produção de seus filmes; a relação do cinema com o inesperado; a relação com os colegas de profissão; a relação com seus alunos; a facilidade do advento da internet; as parcerias nos estúdios; a visão do porquê “Quebradeiras” foi um divisor de águas; a realização de dois filmes híbridos em relação à linguagem: “Até o Próximo Domingo” e “As Quatro Irmãs”.
- 01:46:03 8º Bloco: A aula inaugural da Faculdade de Artes do Paraná; a família de educadores; as aulas ministradas; a ideia e a realização de BR-3; o road movie de “Hysteria”; a entrevista com Jacó Guinsburg; a entrevista com Sérgio Mamberti; a arquitetura do inesperado como objeto de pesquisa; a entrevista para o mestrado e a ida para o doutorado; a relação entre cinema e teatro; a conciliação entre doutorado e a carreira de cineasta; o desejo de fazer pós-doutorado; comentários sobre “Até o Próximo Domingo”; o filme sobre o sistema artístico de Roberto Alvim;
- 02:00:04 9º Bloco: A discussão acerca do roteiro em documentários; as cartas de montagem; a discordância com Eduardo Escorel.