César Lemos

Todas as entrevistas  

César Lemos

César Augusto da Silva Lemos nasceu no dia 17 de maio de 1945, em Niterói, Rio de Janeiro. Aos dezesseis anos de idade, começou a treinar nas categorias de base do Flamengo. Em 1965, estreou no time principal. Seu primeiro jogo foi um Fla-Flu, válido pela Taça Guanabara. Em 1967, foi transferido para o futebol paulista, onde passou a jogar pelo Palmeiras. Foi campeão do Torneio Roberto Gomes Pedrosa e da Taça Brasil. Integrou o período final do time palmeirense que ficou conhecido como a “Academia”. Depois, ainda faria parte da “Segunda Academia”, na década de 1970. Foi um dos poucos a integrar esses dois momentos do clube, ao lado de Dudu e Ademir da Guia. Após um breve retorno ao Flamengo, foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira. Foi recontratado pelo Palmeiras, em definitivo. O apelido de “Maluco” deve-se ao locutor esportivo Geraldo José de Almeida. As suas comemorações costumavam ser eufóricas, ia em direção ao alambrado e até o meio dos torcedores. Participou da Copa do Mundo de 1974, na Alemanha. Em 1975, saiu do Palmeiras e foi para o rival Corinthians. No ano seguinte, transferiu-se para o Santos. Em 1977 vai jogar no Fluminense e, a seguir, no Botafogo, de Ribeirão Preto. Em 1988 e em 2000, foi candidato a vereador em São Paulo. Em 2006, sofreu um acidente de carro que lhe provocou problemas de saúde. Na ocasião em que concedeu o depoimento a seguir, apresentava o programa de televisão, “César Maluco na Área”, no Canal São Paulo.

  • Futebol, Memória e Patrimônio

    Minutagem

    • 00:00:28 - Origens familiares; a relação de seus irmãos com o futebol; o primeiro apelido de “leão”; origem do apelido “maluco”; a experiência na Academia do Sociedade Esportiva Palmeiras.
    • 00:09:41 - A relação de sua família com o futebol; origens familiares; o incentivo de seu pai na sua carreira; a infância em Niterói, no Rio de Janeiro; o contato com Edison Arantes do Nascimento (Pelé).
    • 00:19:25 - O começo no futebol no Canto do Rio Foot-Ball Club; a convivência com Gerson de Oliveira Nunes; a convocação para o Clube de Regatas do Flamengo; o futebol realizado no Flamengo; o entrosamento do time do Flamengo; o incentivo de seu pai para a ida para o Palmeiras.
    • 00:29:52 - A importância de seu pai em sua vida; a ida para São Paulo; a amizade com Francisco das Chagas Marinho (Marinho Chagas).
    • 00:36:51 - A formação escolar; a Lei Pelé e a situação atual do futebol brasileiro; o futebol em seu tempo e na atualidade; os craques de sua época; as disputas internacionais com o time do Palmeiras.
    • 00:50:01 - O posicionamento no futebol durante sua carreira; o começo no Canto do Rio como meia ponta de lança; a posição como meia esquerda ao longo de sua carreira; aprendizados no Flamengo; a admiração por Telê Santana da Silva; as principais partidas disputadas pelo Flamengo.
    • 01:03:06 - O gosto por carnaval e samba; o curso de Karatê; as poucas contusões durante a carreira; a adaptação com a cidade de São Paulo; namoradas ao longo de sua vida; a torcida pelo Palmeiras, em São Paulo, e Flamengo, no Rio de Janeiro; a falta de direitos do futebolista em sua época; a marginalização do futebol em sua época.
    • 01:17:12 - O preconceito racial em sua época; a homossexualidade e o futebol; a necessidade de esclarecimento para o fim do preconceito racial e sexual.
    • 01:25:55 - As concentrações dos jogos durante as viagens; as concentrações para a Copa do Mundo de 1974; o assédio na produção futebolista; a amizade com Eduardo Roberto Stighen (Ado).
    • 01:39:13 - O contato com personalidades da imprensa; a cobertura de imprensa em sua época; a união dos jogadores; a relação com os dirigentes de clubes de futebol; a relação dos futebolistas com os dirigentes de clube; a relação com os treinadores.
    • 01:50:42 - O falecimento de seu pai; experiências curiosas durante a carreira
    • 02:03:26 - O estilo de jogo ofensivo na sua atuação como treinador; a atuação enquanto técnico de futebol; a influência de técnicos importantes na sua carreira
    • 02:09:54 - As diferenças ente os estilos de jogos no Rio de Janeiro e São Paulo; diferenças entre as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo; o impacto da imprensa nas decisões dos técnicos de futebol; a rivalidade entre Rio de São Paulo.
    • 02:18:39 - Lembranças das Copas do Mundo durante a juventude; a atuação durante o regime militar; percepções acerca do regime militar brasileiro; a positivação do regime militar; o futebol brasileiro durante o regime militar.
    • 02:28:44 - A eleição de João Havelange para a presidência da Fédération Internationale de Football Association (FIFA); a concocação para a Copa do Mundo de 1974; a preparação física para a Copa de 1974; a posição de reserva na Copa de 1974; o desentendimento com Mário Jorge Lobo Zagallo (Zagallo); os jogos na Copa de 1974.
    • 02:37:12 - O ambiente após a derrota da seleção em 1974; a carreira no futebol após a Copa de 1974; a viagem à Madrid, na Espanha, pelo Palmeiras; a transferência para o Sport Club Corinthians Paulista feita sem a sua consulta; a pouca atuação no Corinthians; a boa relação com a torcida do Palmeiras; a acusação de doping; a vontade de retornar ao Palmeiras.
    • 02:48:40 - Considerações sobre a sua atuação do Palmeiras; a realização na cidade de São Paulo; a vontade de retornar ao Rio de Janeiro; a importância do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu) em sua carreira; a sua estréia no Pacaembu em 1967 pelo Palmeiras.
    © Todos os direitos reservados à FGV.


As manifestações expressas por entrevistados representam exclusivamente suas opiniões e não, necessariamente, a posição institucional da FGV.

 

Aviso importante:
Transcrições de entrevistas estão sempre sujeitas a erros. Elas são aqui disponibilizadas apenas com o intuito de facilitar a pesquisa, não devendo substituir a consulta ao documento audiovisual. Caso você perceba algum erro, por favor avise-nos através do Fale Conosco ou da ferramenta Colabore, disponível no sistema de acervo do CPDOC (é preciso estar registrado para utilizar esta ferramenta).