Carlos Alberto Torres
Nasceu no dia 17 de julho de 1944, no Rio de Janeiro. Iniciou carreira no Juvenil do Fluminense, em 1960, aos treze anos de idade. Três anos depois, atuava pela categoria Juniores do tricolor carioca, quando foi convocado para a seleção brasileira de base. Nesta ocasião, conquistou a medalha de ouro nos IV Jogos Pan-Americanos, em São Paulo. No mesmo ano, fez seu primeiro jogo como profissional. Aos vinte anos de idade, foi chamado pela primeira vez para a Seleção Brasileira principal. Com a camisa verde-amarela, disputou cinquenta e seis jogos e fez gols. Em 1961, transferiu-se para o Santos de Pelé. Logo que chegou, sagrou-se campeão da Taça Brasil e campeão paulista. A partir de 1968, firmou-se como titular da Seleção. Pelo Santos, venceu a Recopa Sul-Americana e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa. Durante a Copa de 1970, foi o capitão da equipe brasileira, sendo titular em todos os jogos. Marcou o último gol do Brasil na final contra a Itália. Na edição seguinte, foi cortado da Seleção em razão de uma contusão no joelho. Após dez anos no Santos, em 1975 o capitão do Tri volta ao Fluminense. Dois anos mais tarde, transferiu-se para o Flamengo e em seguida para o New York Cosmos, voltando a jogar com Pelé. Em 1982, encerrou a carreira. Tornou-se treinador, com passagens vitoriosas por Flamengo e Fluminense. Teve bons trabalhos no Corinthians, Botafogo e Atlético-MG, além de trabalhos no México, na África e no Oriente Médio. Desde 2005, não atua mais como treinador. Foi eleito vereador no Rio de Janeiro em 1989. Na atualidade, dá palestras e presta consultoria esportiva. O filho, Alexandre Torres, também foi jogador de futebol.
Futebol, Memória e Patrimônio
Minutagem
- 00:00:29 - O cotidiano no subúrbio carioca; a convivência com os irmãos; a ocupação dos pais.
- 00:09:36 - As dificuldades em jogar futebol na época; o primeiro teste para jogar no Fluminense Football Club, escondido do pai; a conversa com os pais sobre a decisão de jogar futebol profissionalmente; o pouco prestígio do jogador de futebol na época; encontro com Edvaldo Alves Santa Rosa, o Dida, seu ídolo de infância.
- 00:23:55 - A posição de lateral-direito e o estilo ofensivo de jogar; a admiração por Djalma Santos; lembranças das Copas de 1958 e 1962.
- 00:32:34 - O interesse do Santos Futebol Clube em sua contratação; o início no Santos; a consolidação da posição como capitão do Santos.
- 00:43:04 - O corte da lista de convocados para a Copa do Mundo de 1966; a conquista da posição de titular na seleção apos a Copa de 1966; a rotina de treinamento; o exemplo da profissionalidade de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, para os outros jogadores; a importância da convocação para a seleção para os jogadores da época.
- 00:54:22 - As eliminatórias para a Copa de 1970; o episódio da demissão do técnico João Alves Jobin Saldanha; a escolha de Mário Jorge Lobo Zagallo para comandar a seleção; a comissão técnica da seleção.
- 01:05:11 - O jogo entre Brasil e Inglaterra, na primeira fase da Copa; a importância da preparação física da seleção; o estilo de jogo da Inglaterra.
- 01:13:36 - A análise do esquema tático dos times adversários; o jogo entre Brasil e Itália; a inversão tática durante o jogo contra o Uruguai.
- 01:25:13 - O apoio da torcida mexicana à seleção; a emoção da vitória; o gesto de beijar a taça.
- 01:31:58 - A conquista da Copa em meio ao contexto político da época; o retorno à rotina de treinamentos após a Copa; a não convocação para a Copa de 1974 devido a lesão.
- 01:37:34 - A negociação para se transferir do Santos para o Fluminense; a passagem pelo Clube de Regatas do Flamengo.
- 01:46:03 - O convite para jogar no New York Cosmos; o grande prestígio do Cosmos na época; estilo de jogo do futebol americano.
- 01:53:54 - Jogadores estrangeiros que atuavam na liga de futebol americana; o declínio do futebol americano após a decisão da Federação Internacional de Futebol (FIFA) de sediar a Copa de 1986 no México; o trabalho de renovação do futebol americano.
- 02:02:30 - A decisão de encerrar a carreira de jogador; o convite para ser técnico do flamengo e a conquista do campeonato brasileiro de 1983; a atuação no Fluminense como coordenador de futebol e posteriormente técnico;
- 02:13:28 - A ida para o Sport Club Corinthians Paulista, visando assumir o comando da seleção brasileira; a decepção após não ser chamado para ser técnico da seleção; a experiência com a democracia corinthiana; o estilo como treinador.
- 02:25:27 - O apoio à carreira do filho, Carlos Alexandre Torres; expectativas para a Copa do Mundo de 2014.