Boris Tabacof
Filho de imigrantes judeus oriundos do leste europeu, Boris Tabacof nasceu em 28 de julho de 1929, na Bahia. Sua juventude foi marcada pela militância política no Partido Comunista do Brasil (PCB). Em meados dos anos 1950, Tabacof formou-se em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade da Bahia. Iniciou então sua carreira empresarial, logrando rápido sucesso no ramo da construção.
Em 1963, Boris Tabacof participou da campanha vitoriosa de Lomanto Junior ao governo da Bahia. Foi chefe da Casa Civil e secretário da Fazenda, durante as gestões de Lomanto Junior e de seu sucessor, Luiz Viana Filho. Neste período foi também professor da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Católica de Salvador.
No início dos anos 1970, Boris Tabacof foi contratado pelo Grupo Safra, ocupando o cargo de diretor superintendente e tendo sido um dos principais encarregados de expandir e consolidar o grupo no setor financeiro brasileiro. Em 1975, a convite de Max Feffer, Boris migrou do setor financeiro para o industrial, tornando-se diretor de empresas do Grupo Suzano.
Ao longo de sua carreira, foi vice-presidente da Anbid; presidente da Bracelpa; vice-presidente do CIESP; presidente do Conselho Superior de Economia da FIESP; e, recentemente, membro do Conselho de Administração da Embraer. Além disso, foi presidente do Banespa entre 1988 e 1989. Após esse breve período, voltou-se com a Suzano para o projeto da Bahia Sul, onde ocupou o cargo de diretor superintendente.
Hoje, Boris Tabacof segue atuando como presidente do Conselho de Administração da Suzano.
Trajetória e Pensamento das Elites Empresariais de São Paulo
Minutagem
ENTREVISTA 15.10.2007
Vídeo indisponível
© Todos os direitos reservados à FGV.TRANSCRIÇÃO
TranscricaoBorisTabacof15102007.pdfTrajetória e Pensamento das Elites Empresariais de São Paulo
Minutagem
ENTREVISTA 08.11.2007
Vídeo indisponível
© Todos os direitos reservados à FGV.TRANSCRIÇÃO
TranscricaoBorisTabacof08112007.pdfTrajetória e Pensamento das Elites Empresariais de São Paulo
Minutagem
ENTREVISTA 04.12.2007
Vídeo indisponível
© Todos os direitos reservados à FGV.TRANSCRIÇÃO
TranscricaoBorisTabacof04122007.pdf