Memória das Ciências Sociais no Brasil
Minutagem
Entrevista: 07.08.2024
- 00:00:33 1º Bloco: Origens familiares; a influência da prisão do irmão mais velho pelo envolvimento com a luta armada na própria infância; mudança de Tupanciretã (RS) para Porto Alegre em 1977; entrada no Ensino Médio em 1997 e as idas para São Paulo para visitar o irmão recém-solto.
- 00:11:00 2º Bloco: Escolha pela entrada no curso de Ciências Sociais da UFRGS em 1980; engajamento político com a Organização Revolucionária Marxista Democracia Socialista (ORMDS), atual Democracia Socialista (DS – PT); a militância e a proximidade com a Sociologia e o Marxismo ao longo da graduação; as disputas entre as correntes de esquerda nos anos 1980.
- 00:18:14 3º Bloco: Trabalho no jornal Diário do Sul do grupo Gazeta Mercantil; autores que influenciaram a inclinação para a Ciência Política e entrada no mestrado em Ciência Política da UFRGS em 1990; o desenvolvimento do tema da tese *Imagens da Representação Política: O Poder Legislativo na Perspectiva dos Deputados do Rio Grande do Sul* sob orientação de Hélgio Trindade; admissão no processo seletivo para professor substituto da UFRGS em 1994.
- 00:25:24 4º Bloco: Entrada na primeira turma do doutorado em Ciência Política da UFRGS em 1997; posição de professor titular do Departamento de Ciência Política e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFRGS a partir de 2016; experiência como coordenador do programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFRGS a partir de 2004 e da área de Ciência Política e Relações Internacionais entre 2011 e 2018; contatos com outros coordenadores de instituições militares de ensino.
- 00:37:20 5º Bloco: Percepção pessoal sobre a expansão do campo da Ciência Política no Brasil durante as últimas três décadas; razões para a estrutura disciplinar e a endogenia existentes na profissionalização na área da Ciência Política; potencialidades da relação entre Ciência Política, Ciências Ambientais e Políticas Públicas.
- 00:46:03 6º Bloco: A criação do curso de graduação em Políticas Públicas na UFRGS em 2010 em função do programa Reuni de 2008; disputas internas entre o Departamento de Ciência Política e o Departamento de Políticas Públicas; o incentivo à criação de estágios no curso de Políticas Públicas e sua diferença com o curso de Serviço Social; a criação da Pós-Graduação em Políticas Públicas em 2015 e a saída da Pós-Graduação em Ciência Política em 2018; coordenação do projeto de INCT do CNPQ “Qualidade de governo e Políticas para o Desenvolvimento Sustentável” (Qualigov).
- 00:56:14 7º Bloco: As temáticas trabalhadas no pós-doutorado em Políticas Públicas do Centre for Political Research at Sciences Po (França) entre 2021 e 2022; os resultados das pesquisas publicados pela FGV no livro Políticos versus burocratas: reformas administrativas na América Latina em 2023; projeções futuras para a aposentadoria; os problemas de infraestrutura da UFRGS e a questão da paridade nos processos eleitorais; o impacto da falta de um cargo de gestor universitário especializado na diretoria das universidades públicas para a gestão da infraestrutura.
- 01:06:33 8º Bloco: A influência da pandemia do Covid-19 e das enchentes de maio de 2024 no Rio Grande do Sul para a graduação e a pós-graduação; pontos positivos e negativos do ensino online; a dificuldade em conciliar a vida profissional com a vida familiar; a relação com a esposa, também acadêmica da UFRGS; as leituras marcantes ao longo da vida.
André Luiz Marenco dos Santos
As manifestações expressas por entrevistados representam exclusivamente suas opiniões e não, necessariamente, a posição institucional da FGV.
Aviso importante:
Transcrições de entrevistas estão sempre sujeitas a erros. Elas são aqui disponibilizadas apenas com o intuito de facilitar a pesquisa, não devendo substituir a consulta ao documento audiovisual. Caso você perceba algum erro, por favor avise-nos através do Fale Conosco ou da ferramenta Colabore, disponível no sistema de acervo do CPDOC (é preciso estar registrado para utilizar esta ferramenta).