Aluísio da Luz (Índio)

Todas as entrevistas  

Aluísio da Luz

Aluísio Francisco da Luz nasceu em Cabedelo, na Paraíba, em primeiro de março de 1931. Aos sete anos de idade mudou-se para o Rio de Janeiro, onde iniciou sua carreira como jogador profissional em 1947 no Bangu Atlético Clube, onde ficou conhecido pelo apelido de Índio. Dois anos depois, transferiu-se para o Clube de Regatas do Flamengo, time pelo qual atuou em 202 jogos ao longo da sua carreira, firmando-se como um dos maiores atacantes da história do Flamengo.

Em sua trajetória pela seleção brasileira participou de 10 jogos e marcou 5 gols, fazendo parte do time que disputou a Copa do mundo de 1954, na Suíça. Índio também teve presença decisiva nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1958, foi titular e marcou o gol brasileiro em uma das partidas decisivas contra o Peru que deram a vaga para o Brasil, porém, para a Copa não foi convocado.

No Flamengo jogou até 1957, e fez parte do time que conquistou o segundo tricampeonato estadual da história do clube, em 1953-1954-1955. Também teve passagens pelo Corinthians-SP, Espanyol–Espanha e pelo América-RJ, onde encerrou a carreira em 1965. Índio possivelmente foi o primeiro craque brasileiro nascido na Paraíba. Atualmente, é instrutor do Instituto Brasileiro de Assistência ao Futebol (IAFB), no bairro da Pavuna, localizado no Rio de Janeiro.

  • Futebol, Memória e Patrimônio

    Minutagem

    • 00:00:29 - Mudança para o Rio de Janeiro e o início de carreira no Bangu; a estrutura do Bangu; a transferência para o Flamengo.
    • 00:07:46 - Os primeiros anos no Flamengo; o time juvenil do Flamengo; convívio com Tomás Soares da Silva, o Zizinho; ascensão para o time profissional em 1951.
    • 00:13:56 - Excursão pela Europa com o Flamengo; viagem para a Suécia; impressões dos jogadores brasileiros que atuavam no exterior; relacionamento com a torcida rubro-negra e com a imprensa; vida pessoal.
    • 00:21:14 - Títulos conquistados pelo Flamengo e a convocação para a Copa do Mundo de 1954; o torneio Quadrangular da Argentina de 1953; a pressão de jogar na Argentina; a chamada para o Mundial de 1954 como reserva; a preparação para a Copa.
    • 00:27:11 - A derrota para a Hungria no Mundial de 1954; o esquema tático da Hungria; discordância do penânlti marcado contra o Brasil; a briga após o final do jogo; a temporada 1953-1954 no Flamengo; a goleada do Flamengo no jogo contra o São Cristovão em 1956.
    • 00:37:26 - Segunda passagem pela seleção brasileira; o jogo contra o Peru nas eliminatórias da Copa de 1958; o primeiro jogo no Estádio Nacional, em Lima; o jogo de volta no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro; a Copa Rocca de 1957.
    • 00:45:29 - A transferência para o Corinthians; o desgaste dos jogos contra times do interior de São Paulo; episódio numa final de campeonato estadual entre Corinthians e São Paulo; lesão que impossibilitou a convocação para a Copa de 1958.
    • 00:52:16 - A Copa de 1950 e a ida para o Espanyol; lembranças da derrota do Brasil para o Uruguai em 1950; saída do Corinthians; a adaptação à Espanha.
    • 00:58:35 - A época no futebol espanhol; a questão salarial; a torcida espanhola; a dinâmica do campeonato espanhol; o ambiente positivo nos clubes em que jogou.
    • 01:05:02 - O fim da carreira como jogador; a curta temporada no Sanjoanense, de Portugal; o retorno ao Brasil; a decisão de parar de jogar; o trabalho na prefeitura de Caxias; a aposentadoria; a origem do apelido Índio; comparação entre os jogadores de futebol antigos e os atuais.
    • 01:15:44 - Retrospectiva da carreira; gols marcados; partida memorável contra o Vasco da Gama; a torcida pelo Flamengo; maiores atacantes que conheceu; grandes zagueiros que enfrentou; recado para João Carlos Batista Pinheiro, ex-jogador do Fluminense.
    © Todos os direitos reservados à FGV.


As manifestações expressas por entrevistados representam exclusivamente suas opiniões e não, necessariamente, a posição institucional da FGV.

 

Aviso importante:
Transcrições de entrevistas estão sempre sujeitas a erros. Elas são aqui disponibilizadas apenas com o intuito de facilitar a pesquisa, não devendo substituir a consulta ao documento audiovisual. Caso você perceba algum erro, por favor avise-nos através do Fale Conosco ou da ferramenta Colabore, disponível no sistema de acervo do CPDOC (é preciso estar registrado para utilizar esta ferramenta).