Alfredo Mostarda Filho
Nasceu no dia 18 de outubro de 1946, na cidade de São Paulo. Morador do bairro da Penha, zona leste, e filho de um metalúrgico entusiasta do Corinthians. Na adolescência, trabalhou nas indústrias Matarazzo. Frequentou um curso de torneiro mecânico no SENAI. Fez testes no Corinthians, mas o trabalho e a falta de interesse do clube não favoreceram sua entrada. Em 1965, começou a treinar nas categorias de base do Palmeiras. Pode observar os treinamentos da Academia do Palmeiras, em sua primeira formação. Foi emprestado para diversos clubes, passando pelo Nacional, de Manaus, e pelo América, de São Paulo. Em 1971, voltou ao Palmeiras e se firmou na equipe. Participou da segunda Academia, com Eurico, Luis Pereira e Zeca. Disputou um total de 303 jogos e 6 gols, pelo clube do Parque Antártica. Obteve títulos e prêmios individuais, como a Bola de Prata, da Revista Placar, em 1973. Em 1974, estreia pela seleção brasileira em um amistoso contra o México, no Maracanã. Na Copa da Alemanha, entrou na partida contra a Polônia, na disputa pelo terceiro lugar. Em 1976, transfere-se para o Coritiba, depois para o Santos. Sua última passagem pelo Palmeiras ocorreu em 1978, onde fica até 1979. Com o passe livre, atuou em clubes de menor porte e encerrou a carreira em 1984. Nos anos 1980, integrou a seleção brasileira no Mundial de Seniors. Atualmente, trabalha em um projeto de futebol com crianças carentes na zona leste de São Paulo.
Futebol, Memória e Patrimônio
Minutagem
- 00:00:28 - Origens familiares dos pais; a situação financeira complicada da família; os irmãos.
- 00:05:39 - O primeiro time de futebol amador, União Rio Branco, da região da Penha; o convite para integrar o time juvenil do Sociedade Esportiva Palmeiras; a insistência do pai para conseguir um diploma de torneiro mecânico; o afastamento do futebol por causa dos estudos.
- 00:12:13 - A ida para o time dos juniores do Cruzeiro, clube do Rio Grande do Sul; a profissionalização após ingressar no time do Marcílio Dias, de Santa Catarina; o retorno para o Palmeiras e o empréstimo para o Nacional de Manaus; as primeiras chances de jogar no Palmeiras.
- 00:20:35 - O interesse do treinador Oswaldo Brandão apos vê-lo jogar no América – SP; a primeira grande chance no time titular, durante o Torneio Mar Del Plata; títulos conquistados pelo Palmeiras.
- 00:30:02 - A posição como zagueiro; as rivalidades entre os bairros no futebol de várzea de São Paulo; os olheiros que observavam os times de várzea; a torcida da família pelo Corinthians; o movimento operário sindical da década de 60.
- 00:42:47 - Grandes zagueiros da época; o companheiro de time e posição, Luis Edmundo Pereira; as únicas duas vezes na carreira em que foi expulso de uma partida.
- 00:48:18 - A temporada no Esporte Clube Taubaté, já no final da carreira; o convite para treinar o time após a aposentadoria do futebol; a saída do clube devido a conflitos internos.
- 00:59:47 - A incerteza dos jogadores sobre a escalação do time principal; o relacionamento complicado com o treinador da seleção, Mário Jorge Lobo Zagallo; o despreparo da seleção para enfrentar o time da Holanda.
- 01:08:04 - O clima ruim entre os jogadores; o jogo contra a Polônia; o lance do gol de Grzegorz Lato que selou a derrota brasileira; a briga após o jogo entre o goleiro Emerson Leão e o lateral Marinho Chagas; as diversas mudanças no esquema tático que Zagallo fez durante a Copa; a reação do companheiro de clube Ademir da Guia quando foi escalado para o time principal