Ademir de Barros

Todas as entrevistas  

Ademir de Barros

Nasceu em 21 de março de 1942, em Cambará, região norte do Paraná. Seu pai, Anísio Barros, também foi jogador de futebol. Ainda criança, mudou-se com a família para Sorocaba. No interior de São Paulo, passou a praticar futebol e alcançou destaque no São Bento. Jogou nesta equipe até 1964, quando foi negociado para o São Paulo Futebol Clube. Pelo tricolor paulista, atuou durante nove anos. Fez parte da equipe bicampeã estadual, em 1971 e 1972. A carreira vitoriosa no São Paulo levou Paraná a defender a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1966. Naquele mundial, o Brasil ficou em 11º lugar. Realizou três partidas, venceu uma, contra a Bulgária, e perdeu duas, contra a Hungria e Portugal. De volta ao Brasil, deixou o São Paulo e foi jogar no Tiradentes, time da capital do Piauí. A partir daí, próximo ao encerramento da carreira profissional, peregrinou por times de menor expressão. Encerrou sua carreira em 1985. Com a aposentadoria do futebol profissional, Paraná retomou os estudos e formou-se em Administração e em Educação Física. Quando da gravação de seu depoimento, trabalhava na Secretária de Esportes de Sorocaba e desenvolvia trabalho esportivo dedicado às crianças.

 

  • Futebol, Memória e Patrimônio

    Minutagem

    • 00:00:28 - As origens familiares e a aproximação com o futebol; a relação do pai com o futebol; o primeiro jogo aos treze anos.
    • 00:12:58 - Jogos na categoria amador; a contratação pelo time Esporte Clube São Bento com dezessete anos.
    • 00:21:03 - A desinibição dentro do campo; a relação com os irmãos; a tentativa dos irmãos de também seguir a carreira.
    • 00:28:42 - O surgimento do apelido; a relação com os veteranos no São Bento; a vitória do campeonato de 1962 pelo time do São Bento.
    • 00:39:45 - A possibilidade de criação de novas jogadas antigamente; o suporte do São Paulo Futebol Clube para os jogadores; a transferência do São Bento para o São Paulo.
    • 00:50:01 - A importância dos treinos; a vontade de jogar mesmo sem remuneração; as partidas de futebol com amigos atualmente.
    • 01:00:32 - O primeiro jogo no Estádio Jornalista Mário Filho; a rápida ascensão para a Seleção Brasileira; lembranças das Copas passadas.
    • 01:08:26 - O início da carreira no São Paulo; a rivalidade entre o Santos e o São Paulo em 1967; a melhora do time do São Paulo em 1970.
    • 01:17:36 - Convocação e preparação para a Copa de 1966; o clima da Copa de 1966 entre jogadores de São Paulo e do Rio de Janeiro
    • 01:26:27 - O medo dos jogadores brasileiros contra a Seleção de Portugal na Copa de 1966; a influência do contexto histórico da época no futebol; os jogos mais difíceis da Copa de 1966; o comportamento dos jogadores da Seleção dentro de campo.
    • 01:33:39 - A influência do Edson Arantes do Nascimento (Pelé) na Seleção brasileira; o comportamento da imprensa após o fim das Copas; o fim da espereança da convocação para Copa de 1970 após briga com jornalista.
    • 01:38:57 - O auge da carreira como jogador do São Paulo; o reencontro dos jogadores do São Paulo; o clima do time do São Paulo; a família durante os jogos pelo São Paulo em 1970; a divisão atual da família entre os times paulistas; o filho dando continuidade ao legado de futebol do pai.
    • 01:49:57 - O encerramento da carreira no São Paulo; as propostas do Sport Club Corinthians Paulista; os acertos financeiros com outros times; a vontade de terminar o curso de Administração.
    • 02:00:59 - A rápida passagem pela Sociedade Esportiva Tiradentes; a desmotivação de jogar pela Sociedade Esportiva Palmeiras; a rápida passagem pela Associação Atlética Francana, o primeiro jogo no Estádio do Café em 1976.
    • 02:10:45 - O último jogo pelo São Paulo; a vontade de parar de jogar futebol; a desistência dos jogadores de times menores pela vitória em partidas contra times maiores.
    • 02:18:29 - Jogos após o encerramento da carreira; as dificuldades com a filha doente; a segunda graduação em Educação Física; a influência sobre o goleiro Alexandre Escobar Ferreira no São Paulo.
    • 02:34:00 - O atual emprego na Prefeitura de Sorocaba; a vontade de doar o corpo para a faculdade de Medicina após a morte; a atual relação com o futebol; opinião sobre a próxima Copa no Brasil.
    © Todos os direitos reservados à FGV.


As manifestações expressas por entrevistados representam exclusivamente suas opiniões e não, necessariamente, a posição institucional da FGV.

 

Aviso importante:
Transcrições de entrevistas estão sempre sujeitas a erros. Elas são aqui disponibilizadas apenas com o intuito de facilitar a pesquisa, não devendo substituir a consulta ao documento audiovisual. Caso você perceba algum erro, por favor avise-nos através do Fale Conosco ou da ferramenta Colabore, disponível no sistema de acervo do CPDOC (é preciso estar registrado para utilizar esta ferramenta).