CPDOC   |   FGV
Bolsa de Iniciação Científica para o Ensino Médio

A Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC), está abrindo um edital voltado para alunos do Ensino Médio das redes pública e privada do Rio de Janeiro.

O objetivo do edital é o de promover e divulgar a pesquisa científica na área de Ciências Sociais através da incorporação de estudantes do Ensino Médio às linhas de investigação do CPDOC.

No ano de 2018, a Escola foi avaliada com nota 5 (máxima) pelo MEC, ocupando o 3° lugar entre todas as instituições de ensino superior do Brasil.

Serão recrutados até 3 estudantes que participarão das atividades de pesquisa e dos encontros acadêmicos promovidos pelos pesquisadores e professores do CPDOC. Os estudantes selecionados cumprirão 12 horas de atividades semanais, sob a supervisão de professores da Escola de Ciências Sociais, de forma a não prejudicar sua rotina escolar, durante um período de oito meses (abril a dezembro de 2019). Os estudantes selecionados receberão uma Bolsa de Iniciação Científica Junior no valor mensal de R$300,00 e, ao final das atividades, um certificado de conclusão.

Os alunos interessados deverão se candidatar às atividades desenvolvidas em um dos seguintes eixos temáticos: O papel dos partidos políticos antes da democracia (Jaqueline Zulini), Memória das Ciências Sociais (Celso Castro) e Futebol e jornalismo esportivo (Bernardo Buarque de Hollanda e Jimmy Medeiros).
 

 Descrição das atividades dos alunos bolsitas
Requisitos para os bolsistas
Processo seletivo
Cronograma

 

Topo da PáginaDESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DOS ALUNOS BOLSISTAS

Os alunos poderão realizar as seguintes atividades: levantamento de fontes (leitura de jornais, produção de fichas de resumo, pesquisa na internet), coleta de dados empíricos (buscar dados biográficos, indicadores econômicos e sociais etc.), produção de pequenos textos (resenhas ou relatórios de pesquisa) e manutenção de sites e/ou blogs na internet. Todo material de autoria discente só irá ao ar após a análise e aprovação dos coordenadores.

 

Topo da PáginaREQUISITOS PARA OS BOLSISTAS

Poderão se candidatar estudantes das três séries do ensino médio das redes pública e privada do município do Rio de Janeiro que tenham 16 anos completos no dia 01/04/2019.

 

 

Topo da PáginaPROCESSO SELETIVO

Os alunos interessados deverão preencher o cadastro na seção 'inscrições', disponível nesta mesma página, canto superior esquerdo, ao qual deverão anexar o boletim escolar e uma redação, de sua própria autoria e com no máximo 20 linhas, na qual deverão explicar as razões do interesse pelas áreas de conhecimento das Ciências Sociais e, especificamente, sobre um dos quatro eixos temáticos propostos. Os alunos serão inicialmente avaliados tendo por base este material remetido ao CPDOC e, posteriormente, serão selecionados para uma etapa final de avaliação que consistirá de entrevistas presenciais.

 

Topo da PáginaCRONOGRAMA

Inscrições: 7 de fevereiro a 1° de março. Processo seletivo de 7 a 15 de março.


 

 

NOSSAS REDES  
Instagram Twitter Facebook Youtube Flickr Moodle        

 

 

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede