O Núcleo de Pesquisa Social Aplicada da FGV CPDOC tem como objetivo transformar informação em conhecimento útil para que seus clientes possam tomar decisões e alcançar suas metas. Para o Núcleo, existe um descompasso entre a academia e o mercado privado na pesquisa social. Na academia há um desenvolvimento dinâmico de tecnologia de pesquisa social, contudo, ele é mais voltado para o conhecimento em si do que para a aplicação. No setor privado, há uma grande preocupação com a aplicação e a utilidade dos resultados, mas, o horizonte de curto prazo de suas pesquisas não permite a incorporação de tecnologias mais sofisticadas.

A FGV está na fronteira destes dois mundos: é notória tanto por sua qualidade acadêmica quanto por sua preocupação com a aplicação. Percebendo esta lacuna, o Núcleo se dedica a desenvolver e disseminar tecnologias quantitativa e qualitativa que aumentem a eficácia das pesquisas sociais no mercado brasileiro. A expertise do Núcleo permite estabelecer desenhos de pesquisa e modelos de análise que captem adequadamente os resultados alcançados pelas ações e estratégias dos clientes. Desta forma, é possível melhorar a qualidade da informação usada em suas decisões.

O Núcleo de Pesquisa Social Aplicada presta serviços de pesquisa e análise de dados nas seguintes áreas:

   
  • Economia da Cultura
  • Responsabilidade Social e Empresarial
  • Satisfação do usuário
  • Políticas Regulatórias
  • Modelagem e avaliação de políticas públicas
  • Antropologia do consumo
  • Pesquisa aplicada ao setor de energia