O Projeto de Difusão e Educação Patrimonial da Escola de Ciências Sociais da FGV CPDOC teve início em 2017, com a finalidade de potencializar o acesso ao acervo histórico. O projeto promove a inclusão social por meio da educação patrimonial, ampliando seu uso e seu acesso pela sociedade. Desenvolvendo atividades presenciais e à distância para alunos dos ensinos fundamental e médio, graduação em História, Ciências Sociais, Arquivologia e áreas afins e profissionais da área de educação e acervo, diversificando nosso público.

A iniciativa busca ainda aproximar o acervo histórico da FGV CPDOC, constituído por arquivos pessoais, do público escolar através de práticas próprias da educação patrimonial, estimulando o reconhecimento dos arquivos como patrimônio histórico e cultural e promovendo o uso crítico desses documentos como fontes para a construção do conhecimento histórico escolar e científico, com ênfase no arquivo do ex-presidente Getúlio Vargas.

Exposição virtualExposição virtual

No primeiro ano do projeto foi lançada a Exposição Virtual “Saio da Vida para entrar para a História: Getúlio Vargas e a Propaganda Política”. A exposição convida o público a conhecer o ex-presidente, Getúlio Vargas, e as estratégias utilizadas para promover sua imagem, enquanto liderança política nacional, e as realizações de seus governos, através dos documentos acumulados por ele ao longo de sua vida e que hoje integram o acervo do CPDOC.

Conta ainda com atividades educativas voltadas para estudantes e professores do ensino básico, como jogos, uma cartilha política e um livro em quadrinhos. A Exposição alcançou mais de 67 mil visualizações.

 

Visita Técnica - Semana Nacional de ArquivosVisita Técnica à Casa Acervo 

Visita técnica à Casa Acervo CPDOC apresentando as atividades educativas desenvolvidas pelo Projeto de Difusão e Educação Patrimonial, coordenado por Daniele Amado e Martina Spohr.

A visita é destinada a estudantes e profissionais das áreas de Arquivologia, Ciências Sociais, História, Museologias e áreas afins interessados em projetos educativos em arquivos e mediação. Acontece no âmbito da 6ª Semana Nacional de Arquivos.

Escola no acervoEscola no acervo

Uma sala educativa, localizada na Casa Acervo, foi criada para receber alunos de escolas públicas e privadas. E para aqueles que não podem participar das atividades presenciais o projeto disponibiliza as visitas virtuais temáticas e guiadas “Escola no acervo”. As visitas já receberam estudantes de diversos estados do país. Agende sua visita.

Oficina Fontes Históricas em Sala de AulaOficina: Uso de fontes históricas em sala de aula

O projeto oferece semestralmente oficinas presenciais e remotas de “Uso de fontes históricas em sala de aula”, voltadas para alunos de licenciatura e professores de História e áreas afins. A ideia é criar material didático através dos documentos históricos do CPDOC.

Última oficina.

Montando o AcervoMontando o Acervo

Agora você pode se divertir com o acervo histórico do CPDOC. No projeto "Montando o Acervo" disponibilizaremos quebra-cabeças, com diferentes níveis de dificuldade, usando fotos do nosso acervo.

Para jogar acesse jigsawplanet.com/FGVCPDOC