Formação Executiva em Bens Culturais: Mercados da Cultura

Este curso proporciona um olhar aprofundado para estratégias no campo da gestão cultural, tendo como ponto de partida o reconhecimento de que tal área representa uma expressiva e potencial parcela de renda na economia brasileira. O curso mostra como, historicamente, cultura e economia atuaram de forma articulada ao longo de séculos, até que, a partir da segunda metade do século XVIII, na esteira da Revolução Industrial, desvincularam-se de maneira progressiva e, em certo sentido, adquiriram dimensões opostas. Na atualidade, o par cultura/economia vem-se reaproximando, sem que uma se valha da outra de modo apenas instrumental. A disciplina visa propiciar a estudiosos, interessados e agentes do campo da produção cultural a percepção das sinergias entre as condições do desenvolvimento socioeconômico no Brasil – integrado, por sua vez, ao panorama internacional – e a emergência de uma cadeia de inovações culturais no século XXI.

Coordenador AcadêmicoBernardo Borges Buarque de Hollanda

Objetivos da formação

  • Analisar os mercados da cultura, os seus desdobramentos e adaptações diante das transformações econômicas e tecnológicas contemporâneas;
  • Elaborar um planejamento estratégico para empreendimentos culturais;
  • Elaborar análises de viabilidade de oportunidades mercadológicas com base na compreensão de aspectos estruturantes da história, da economia e da cultura.

Módulos e dias das aulas

  • Plano de Negócio Cultural - 17, 18, 24 e 25/07
  • Cultura, Economia Criativa e Território - 31/07, 01, 07 e 08/08
  • Sociedade Brasileira e Indústrias Culturais - 14, 15, 21 e 22/08
  • Panorama Internacional de Políticas Culturais - 28, 29/08, 04 e 05/09

 

Para informações sobre programa, investimento e inscrição, acesse Formação Executiva em Bens Culturais: Mercados da Cultura

 

Plano de Negócio Cultural

Este curso pode ser adquirido individualmente ou como parte do(s) programa(s) Formação Executiva em Bens Culturais: Mercados da Cultura

O plano de negócio é uma descrição detalhada do empreendimento e planejamento futuro, e se baseia em sete etapas complementares: oportunidade de negócio e histórico do empreendimento; resumo do empreendimento; produtos, serviços e inovação; análise de mercado; estratégia de negócio; organização e gerência, e planejamento financeiro. O curso Plano de Negócio Cultural proporciona a você os subsídios para a construção de um plano de negócio na área da cultura, tendo por ponto de partida o perfil e o escopo de demandas estudantis. O curso introduz os fundamentos de planejamento estratégico para empreendimentos culturais e apresenta as principais ferramentas aplicadas para a elaboração de proposta de valor, bem como a oferta de modelagem de negócios no campo da cultura no Brasil contemporâneo.

Objetivos do curso

  • identificar oportunidades e motivações no cenário cultural contemporâneo, com vistas a elaborar um plano de negócios para o mercado cultural;
  • analisar o contexto, identificando oportunidades e desafios para a criação de produtos e serviços para o mercado da cultura;
  • utilizar as ferramentas de diagnóstico, planejamento estratégico, organização gerencial e planejamento financeiro para elaborar as estratégias de implementação de um empreendimento cultural.

Dias e horário das aulas

  • 17, 18, 24 e 25/07 (4ª e 5ª das 18h30 às 22h) 

 

Para informações sobre programa, investimento e inscrição, acesse Plano de Negócio Cultural