Events

03 Aug

Graduação, Pós-graduação, LHuD

Curso de inverno - Introduction to Data-driven Research Methodologies for Digital Humanities: frameworks, practices & applications

Date
03/08/2022 - 26/08/2022
Time
14h:00 até 16h:00
Where
As aulas serão presenciais, na sede da FGV. Aguarde divulgação da sala
About

Este curso tem como objetivo fornecer uma introdução teórica e prática a frameworks úteis para projetos orientados por dados nas Humanidades. Um dos maiores objetivos desse tipo de projeto é coletar e analisar dados para obter insights e propor soluções para um desafio definido ou problema geral. No final deste curso, espera-se que os participantes sejam capazes de:

  1. Compreender as diferenças entre uma abordagem orientada a dados e uma abordagem de pesquisa baseada em hipóteses
  2. Compreender a estrutura básica de idealização de uma pesquisa científica orientada por dados
  3. Avaliar criticamente as diferentes fases do planejamento de um projeto
  4. Entender como prototipar um projeto de pesquisa

Ver programa completo do curso aqui.

 

  • A oficina “Introduction to Data-driven Research Methodologies for Digital Humanities: frameworks, practices & applications” tem carga horária de 16h, oferece 20 vagas e é gratuita. As inscrições vão até o dia 25/07/2022.
  • É exigida frequência mínima em 75% do curso.
  • As aulas serão presenciais em laboratório de informática do edifício sede da FGV (Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro) todas as terças e quintas entre 3 e 26 de agosto de 2022, de 14h às 16h, e não serão gravadas.
  • Para alunos de graduação regularmente inscritos em um dos cursos da FGV, a inscrição é feita por meio da Secretaria de Registros Acadêmicos (SRA). Para alunos de pós-graduação e alunos externos, a inscrição é realizada pelo link: http://www.fgv.br/eventos/?P_EVENTO=6123&P_IDIOMA=0.

 

Professores

Amelie Dorn -  Mestre e Doutora em Linguística pelo Trinity College Dublin. Tem graduação em Francês, Espanhol e Português, além de um Mestrado em Estudos Europeus pela University College Dublin (UCD). Em 2022, é Pesquisadora Visitante na FGV CPDOC, com financiamento do Programa CAPES-PrInt. Desde 2015, é Pesquisadora Sênior do Centro Austríaco de Humanidades Digitais da Academia Austríaca de Ciências (ACDH-OeAW). Seu foco recai sobre métodos de pesquisa e inovação para ampliar o acesso a acervos culturais. De 2019 a 2021, ela também atuou como Investigadora Principal do Projeto ChIA – acessando e analisando imagens culturais com novas tecnologias.

 

 Renato Souza  - Pesquisador e Cientista de Dados com mais de 20 anos de experiência em Ciência da Informação, Matemática Aplicada e Ciência da Computação. Professor Titular da FGV CPDOC. Renato é bacharel em Engenharia Elétrica, com duas especializações em Tecnologia e Educação, mestrado em Engenharia de Produção e Doutorado em Ciência da Informação. Possui vasta experiência internacional, atuando como Visiting Fellow (University of South Wales, UK), Visiting Researcher (Columbia University, NY) e Scientific Researcher (ÖAW, Áustria). Ele também trabalhou em Universidades Federais e Privadas, K-12 e escolas de ensino médio, além de empresas privadas, Think Thanks, startups e como consultor. 


 

Where

As aulas serão presenciais, na sede da FGV.

Aguarde divulgação da sala