Eventos

09 mar

Pós-graduação

Leituras de Monografias Clássicas das Ciências Sociais

Data
09/03/2023 até 04/05/2023
Horário
14h:00 até 17h:30
Local
O curso será em formato online.
Sobre o Evento

O curso estará centrado na leitura integral de três monografias clássicas das Ciências Sociais: Argonautas do Pacífico Ocidental, de Bronislaw Malinowski (1922), Coming of Age in Samoa/ Adolescencia y cultura em Samoa, de Margaret Mead (1928) e Sociedade de Esquina, de William Foote-Whyte (1943). Nos cursos de Ciências Sociais, os alunos geralmente leem apenas artigos ou partes de livros clássicos da disciplina. Embora isso seja em boa medida inevitável, a falta de leitura integral de monografias leva a que se perca uma compreensão mais densa de aspectos relacionados aos métodos de pesquisa utilizados, aos estilos de escrita dos autores e aos resultados da etnografia, tanto em termos de compreensão do objeto específico de cada monografia, quanto do impacto acadêmico e público que tiveram.

  • A ementa do curso está disponível aqui. As aulas não serão gravadas. Atenção ao limite de faltas, pois menos de 75% de presença no curso configura reprovação.
  • Curso gratuito para alunos externos regularmente inscritos em cursos de pós-graduação (mestrado ou doutorado).
  • O curso será ministrado em tempo real em plataforma digital entre 9 de março a 4 de maio, às quintas-feiras, das 14 às 17h30, com um total de 30 horas de curso.
  • As inscrições no curso devem ser feitas pelo email daniela.aires@fgv.br.
Palestrantes

Celso Castro

Professor Titular e Diretor FGV CPDOC

Celso Castro é Diretor da Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC) e da Escola de Relações Internacionais (FGV RI) da Fundação Getulio Vargas. 

Silvia Monnerat

Professora Adjunta

Bacharel (2005) e licenciada (2006) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestrado (2009) e doutorado (2014) em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional (PPGAS/MN/UFRJ) com pós-doutorado no CPDOC/FGV (2017). Atualmente desenvolve pesquisa em Antropologia Urbana, com ênfase em gênero, família, saúde mental e instituições militares.

Local

O curso será em formato online.