Eventos

04 out

Graduação

Leituras de Monografias Clássicas das Ciências Sociais

Data
04/10/2022 até 29/11/2022
Horário
14h:00 até 17h:30
Local
O curso será em formato online.
Sobre o Evento

O curso estará centrado na leitura integral de três monografias clássicas das Ciências Sociais: Argonautas do Pacífico Ocidental, de Bronislaw Malinowski (1922), Coming of Age in Samoa/ Adolescencia y cultura em Samoa, de Margaret Mead (1928) e Sociedade de Esquina, de William Foote-Whyte (1943). Nos cursos de Ciências Sociais, os alunos geralmente leem apenas artigos ou partes de livros clássicos da disciplina. Embora isso seja em boa medida inevitável, a falta de leitura integral de monografias leva a que se perca uma compreensão mais densa de aspectos relacionados aos métodos de pesquisa utilizados, aos estilos de escrita dos autores e aos resultados da etnografia, tanto em termos de compreensão do objeto específico de cada monografia, quanto do impacto acadêmico e público que tiveram.

  • A ementa do curso está disponível aqui.  As aulas não serão gravadas. Atenção ao limite de faltas, pois menos de 75% de presença no curso configura reprovação.
  • O curso é gratuito para alunos regularmente inscritos em um dos cursos de graduação da FGV, com inscrição via requerimento. Para alunos de pós-graduação e alunos externos há o investimento de R$ 405,00 para pagamento à vista ou parcelado em 3 vezes de R$ 150,00.
  • O curso será ministrado em tempo real em plataforma digital entre 4 de outubro e 29 de novembro, às terças-feiras, das 14 às 17h30, tendo um total de 30 horas de curso.
  • As inscrições no cursos ocorrem em duas etapas. Pré-inscrições entre os dias 01/09/2022 e 12/09/20222 para preenchimento de formulário próprio no link https://processoseletivo.fgv.br/inscricao/LMCCS e envio de documentos pessoais. Em seguida, a finalização da inscrição no curso será feita entre 19 e 26/09/2022, com o pagamento e envio dos últimos documentos solicitados.
Palestrantes

Celso Castro

Professor Titular e Diretor FGV CPDOC
celso.castro@fgv.br

Celso Castro é Diretor da Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC) e da Escola de Relações Internacionais (FGV RI) da Fundação Getulio Vargas. É doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ e foi pesquisador visitante na Universidade de Flórida, Universidade de Oxford e no Colégio do México. Ele é membro do Conselho Consultivo do projeto Freedom of Information Archive (FOIArchive), sediado na Universidade de Columbia (2019-2020) e foi membro do Comitê Executivo do Brazilian Studies Association (BRASA).

Silvia Monnerat

Professora Adjunta
silvia.monnerat@fgv.br

Bacharel (2005) e licenciada (2006) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestrado (2009) e doutorado (2014) em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional (PPGAS/MN/UFRJ) com pós-doutorado no CPDOC/FGV (2017). Atualmente desenvolve pesquisa em Antropologia Urbana, com ênfase em gênero, família, saúde mental e instituições militares.

Local


O curso será em formato online.