No curso Clássicos da Sociologia, é proposta uma introdução aos teóricos considerados mais importantes no entendimento do mundo moderno contemporâneo. Esse curso investiga de que maneira cada um dos autores articulou um sentido histórico ao diagnosticar e prognosticar como a estrutura da sociedade foi construída em meio aos elementos políticos, morais e econômicos responsáveis por uma ordem social radicalmente nova, com alcance planetário e com efeitos ainda vigentes.
Autor: Bernardo Borges Buarque de Hollanda.
Objetivos a serem desenvolvidos ao longo do curso:
- interpretar obras autorais de pensadores da modernidade, formados inicialmente nas áreas da Filosofia, do Direito e da Economia, e que criaram as bases para a emergência da Sociologia como disciplina acadêmica e como profissão autônoma;
- identificar a trajetória de quatro autores fundamentais para a Sociologia nos séculos XIX e XX, cujo instrumental analítico identificou um campo próprio para uma ciência da sociedade, com conhecimento epistemológico distinto de outras ciências sociais, o que permitiu legitimar a autonomia da abordagem sociológica;
- dimensionar semelhanças e diferenças conceituais nas obras de cada um dos quatro autores consagrados pelo cânone da Sociologia, com a assunção da condição de “clássicos” da teoria social.
PÚBLICO-ALVO
O curso Clássicos da Sociologia é gratuito e recomendado para estudantes do ensino superior e profissionais que desejam ampliar os seus conhecimentos sobre a temática.
CERTIFICADO
Os cursos gratuitos da FGV não geram certificado. Obtendo nota igual ou superior a 7,0 (sete) no pós-teste, você poderá imprimir, diretamente no sistema, uma declaração que possibilitará comprovar a sua participação no curso.
PROCESSO SELETIVO
Não há processo seletivo para esse curso. Basta preencher sua ficha de inscrição.