Sociologia da Profissão Militar

Apesar da importância social e histórica que as Forças Armadas têm ao longo da história brasileira, elas ainda são pouco conhecidas do ponto de vista das Ciências Sociais. O objetivo do curso é oferecer aos alunos uma perspectiva socio-antropológica sobre a identidade militar, principalmente através do exame do processo de socialização profissional por que passam os oficiais do Exército. Para tal, além de leituras e discussões em sala de aula sobre o tema, o curso incluirá também visitas de campo à Academia Militar das Agulhas Negras (em Resende, RJ) e a guarnições do Exército na Amazônia.

O curso é oferecido pela Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC), porém aberto a alunos e alunas de todos os cursos de graduação da FGV, tanto do Rio quanto de São Paulo. Ele foi pensado de modo a ser acessível também a estudantes que não tenham familiaridade com as Ciências Sociais.

O formato do curso é intensivo, ocorrendo entre 22 e 30 de julho, em tempo integral. Os alunos selecionados assumirão a obrigação de ler a bibliografia indicada antes do início do curso e de participar de todas as atividades. As aulas na FGV serão realizadas no Rio ou em São Paulo, a depender do número de estudantes selecionados e da cidade em que estudam. A logística das viagens também dependerá desse resultado.

Os custos de transporte e hospedagem serão cobertos pela FGV. Em função do número limitado de vagas (20), será realizado um processo seletivo. Os interessados devem inscrever-se através do formulário disponível nesta página, enviando, além do histórico escolar, uma carta de motivação explicando os motivos pelos quais deseja fazer o curso.

Mais informações:
  • Data limite para inscrições: 24 de maio de 2019

• Período: 22 a 30 de julho de 2019

• Duração: 60 horas letivas

• Professores: Celso Castro e Silvia Monnerat (FGV CPDOC)

Atenção: Formato aceito como anexo: PDF até 5MB.

NOSSAS REDES
Instagram Twitter Facebook Youtube Flickr Moodle