História Transviada - Historiografia das dissidências sexuais e desobediências de gênero no Brasil - 1994-2020
Ronald realiza uma curadoria de dados e experimenta com diferentes formas de visualização a fim de analisar a historiografia das dissidências sexuais e desobediências de gênero no Brasil. O projeto inclui um site, uma base de dados, um canal de vídeos, mineração de dados e visualizações de redes.
Ronald Canabarro

Visualização de dados do patrimônio cultural brasileiro
Em sua pesquisa, Camila Gomes utiliza a base de dados do IPHAN, alia metodologias qualitativa e quantitativa e faz uso do Google Data Studio para construir visualizações de dados (InfoVis) úteis para sua investigação.
Camilla Gomes

Sociologia digital em debate
Nesta palestra, discute-se como a generalização das tecnologias digitais tem alterado as relações e as características das sociedades e como a produção massiva de dados digitais representa um desafio para a sociologia.
Leonardo Nascimento

Cidades Inteligentes e Desigualdades Sociodigitais
Larissa Magalhães discute como as metrópoles podem criar áreas de soberania digital, arrogando para si e para sua população novos meios e poderes para influenciar todo o processo de implementação de políticas, sobretudo através de ecossistemas de inovação atentos às vulnerabilidades dos regimes sociodigitais das cidades.
Larissa Magalhães

Introdução à sonificação de dados
Nesta palestra de introdução geral à sonificação de dados, que é o processo de representar dados através do som, nosso convidado apresenta conceitos teóricos acompanhados de exemplos práticos e, através de ferramentas online, também cria sonificações básicas.
Samuel Van Ransbeeck

DHBB 1.0.0: a enciclopédia política na era digital
Quais os desafios e os rumos das enciclopédias em tempos de transmissão instantânea das informações?
Jaqueline Zulini

Descrição do escopo e congruência conceitual das humanidades digitais
Nesta palestra, Renan Castro aplica técnicas da bibliometria para analisar o campo das Humanidades Digitais. Os dados da pesquisa são interpretados por meio de grafos criados com o software VOSViewer.
Renan Castro

Jorge Luis Borges e Clarice Lispector nas redes sociais
Combinando a mineração de textos, a modelagem de tópicos e o georreferenciamento, a palestra desenvolve uma análise qualitativa e quantitativa das comunidades de leitores globais de Borges e Lispector.
Alejandra Josiowicz

Using Big Data and AI to Explore the Past
O historiador Matthew Connelly aborda o impacto do Big Data, da Inteligência Artificial e de métodos experimentais no campo da História e das Ciências Sociais. Em Columbia, ele coordena o “History Lab”, com a missão de usar a ciência de dados na pesquisa social.
Matthew Connelly

Naquele tempo..." - Do artesanato intelectual às humanidades digitais
Utilizando entrevistas do projeto Memória das Ciências Sociais no Brasil, esse curta apresenta relatos de cientistas sociais renomados a respeito das transformações que o uso da tecnologia trouxeram para o fazer da pesquisa acadêmica e dos impactos pessoais em sua forma de trabalhar.
NAD
