Programa Capes-PrInt

Bolsistas

Bolsistas

Jairo Nicolau é professor titular da FGV CPDOC e recebeu bolsa de Pesquisador Visitante Sênior no Exterior do programa CAPES PRINT, no âmbito do projeto “Ciência de Dados nas Ciências Sociais”, para passar três meses, de dezembro de 2019 a fevereiro de 2020, no Brazil’s Institute em King’s College London, na Inglaterra. Lá, Jairo Nicolau terminou de escrever seu livro “O Brasil dobrou à direita: Uma radiografia da eleição de Bolsonaro em 2018”, publicado pela Zahar, no qual faz uma análise das eleições de 2018 a partir de dados e gráficos estatísticos.

 
 
Enquanto era professor adjunto, Umberto Mignozzetti recebeu uma bolsa de Pesquisador Visitante Jr. no Exterior do programa CAPES PRINT, no âmbito do projeto “Ciência de Dados nas Ciências Sociais”, para passar três meses, de novembro de 2019 a janeiro de 2020, na Columbia University, em Nova York, nos Estados Unidos, desenvolvendo a pesquisa “Application of Quantitative Text Analysis on Brazilian Municipal Legislation Content Classification”.
Bernardo Buarque é professor adjunto da FGV CPDOC e foi contemplado com uma bolsa de Capacitação CAPES PRINT no âmbito do projeto “Ciência de Dados nas Ciências Sociais” e passou um mês (janeiro de 2020) no International Centre for Sports Studies (CIES), em Neuchâtel, Suíça. Neste período, Bernardo preparou o projeto de pesquisa “Football Obersvatory - ciência de dados nos estudos do futebol”.
 

Parte da equipe da Documentação esteve no Canadá por dois meses, entre janeiro e fevereiro de 2020, em uma missão de trabalho no Harriet Tubman Institute da York University, em Toronto. Em parceria com pesquisadores da instituição, a equipe atuou no projeto Freedom Narratives, que tem como objetivo reunir biografias e constituir um repositório digital sobre a história da escravidão no atlântico. Na foto, tirada no campus da York University, estão os quatro bolsistas de Capacitação CAPES PRINT: da esquerda para a direita, Luísa Santana, Jean Spritzer, Ninna Carneiro e Carolina Gonçalves Alves.

 

Juliana Marques, Coordenadora de Pesquisa da FGV CPDOC, foi contemplada com uma bolsa de Capacitação CAPES PRINT para passar três meses, de janeiro a março de 2020, no Departamento de Ciência Política da Universität Zürich, em Zurique, Suíça. Neste período, Juliana trabalhou em pesquisa de mineração textual do Arquivo Pessoal de Juarez Távora, depositado no acervo histórico da FGV CPDOC. No fotografia: Juliana no Museu de Artes de Zurique (Kunsthaus Zürich).

 

 
Sérgio Praça é professor adjunto da FGV CPDOC e foi contemplado com uma bolsa de Capacitação de fevereiro a abril de 2020 para atuar no Quality of Government Institute da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, com o projeto “Levantamentos quantitativos sobre instituições políticas”. Sérgio antecipou seu retorno ao Brasil por conta da pandemia do coronavírus e aguarda nova oportunidade de retomar a colaboração internacional.
Regiane Matos, pesquisadora, revisora de textos e doutora em História, Política e Bens Culturais (FGV CPDOC, 2020), recebeu entre março e agosto de 2020, uma bolsa de Doutorado Sanduíche CAPES Print, para realizar parte de sua pesquisa na École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris, França. Sua tese, intitulada "O provinciano cosmopolita: redes internacionais de sociabilidade literária e as crônicas de viagem de José Lins do Rego nos anos 1940 e 1950", orientada pelo professor Bernardo Buarque, foi defendida em dezembro de 2020.
 

Bolsista de Doutorado Sanduíche CAPES PRINT, Philippe Guedon passou seis meses (de março a agosto de 2020) na Universidade Livre de Bruxelas (ULB), na Bélgica, onde realizou pesquisa intitulada “Recrutamento partidário, filiação e migração dos filiados: o caso do Rio de Janeiro”, sob orientação do professor Fréderic Louault. Sua tese de doutorado foi defendida em janeiro de 2021, sob orientação do professor Márcio Grijó, e está disponível aqui. Na fotografia: Philippe na sala destinada aos visitantes do CEVIPOL, Centro de Estudos da Vida Política da ULB.

 

Camilla Gomes, aluna do doutorado acadêmico, orientada por Vivian Fonseca, foi contemplada com uma bolsa de Doutorado Sanduíche CAPES Print, por um ano, de setembro de 2020 até agosto de 2021, para desenvolver a pesquisa “Intagrated Visualization Platform of Spatial-Temporal Georeferenced Cultural Heritage”, no Departamento de Computação, Engenharia e Matemática da Universidade de Brighton, Inglaterra, sob supervisão da professora Karina Rodriguez Echavarria. Camilla tem interesse em História da Arquitetura e da Cidade, Memória Cultural, e em Tecnologias aplicadas à Preservação do Patrimônio Cultural.

 

 
Martina Spohr é professora adjunta da FGV CPDOC e recebeu uma bolsa de Pesquisador Visitante Jr. no Exterior do programa CAPES PRINT, no âmbito do projeto “Ciência de Dados nas Ciências Sociais”, para passar um ano, de março de 2020 a fevereiro de 2021, na University of Hawaii at Manoa, nos Estados Unidos, desenvolvendo a pesquisa “The entrepeneurs and Latin-A

Vivian Fonseca é pesquisadora e membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais da FGV CPDOC e recebeu bolsa de Pesquisador Visitante Jr. no Exterior CAPES PRINT para estadia de pesquisa na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), em Paris, França, onde passou um ano, de março de 2020 a fevereiro de 2021. No Laboratoire Mondes Américains, Vivian desenvolveu a pesquisa “Patrimoine culturel 3D: une étude sur les usages des technologies digitales dans la sauvegarde de biens culturels”.

 

 
Bolsista de Doutorado Sanduíche CAPES PRINT, Aline Cotrim passou dois meses na Universidad de Quilmes, retornou ao Brasil por causa da pandemia e agora passa mais quatro meses (de outubro de 2021 a janeiro de 2022) na Faculdad de Ciencias Sociales da Universidad de Buenos, em Buenos Aires, Argentina. Sua pesquisa intitula-se “Ciências Sociais e Imigração na América Latina” e está sendo desenvolvida no âmbito do projeto “Ciência de Dados nas Ciências Sociais”. Na fotografia: Aline no arquivo do Instituto de Investigaciones Gino Germani.

Mayra Jucá foi contemplada com uma bolsa de Doutorado-Sanduíche CAPES Print para uma estadia de um ano, de setembro de 2021 a agosto de 2022, na Concordia University, localizada em Montreal, Quebec, no Canadá. Ela desenvolve a pesquisa “The stories outside the films - putting oral history and archives together to rescue Brazilian independent short films from the '70s” no Centre for Oral History and Digital storytelling (COHDS), sob a orientação do professor Sébastien Caquard. Na FGV CPDOC, sua tese de doutorado é orientada pela professora Thaís Blank.

 

 
Evanize Sydow está na Brown University, nos Estados Unidos, com uma bolsa de Doutorado-Sanduíche CAPES Print para uma estadia de sete meses, de setembro de 2021 a março de 2022. Ela desenvolve a pesquisa “Jaime Wright e a teologia das brechas - Biografia do pastor presbiteriano responsável por redes de solidariedade ligadas a igrejas progressistas nas ditaduras militares da América Latina”, sob a orientação do professor James Green. Na FGV CPDOC, sua tese de doutorado é orientada pelo professor Américo Freire.