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História Oral do Campo Jurídico em São Paulo

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Luiz Flávio Gomes

Luiz Flávio Gomes nasceu em Sud Menucci, no interior do estado de São Paulo, em 06 de maio de 1958, cidade da qual seu pai foi prefeito entre 1973 e 1977. Durante a infância trabalhou como cartorário em sua cidade natal, iniciando oficialmente a vida profissional aos nove anos. Em 1975 iniciou o curso de Direito na Universidade de Rio Preto (Unirp) tendo concluído a graduação no Instituto Toledo de Araçatuba, em 1978. Durante a faculdade, trabalhou como agente de polícia concursado e como estagiário em escritório de advocacia. Foi promotor de justiça, entre 1980 e 1983, e juiz de direito, entre 1983 e 1999. Iniciou carreira docente, em 1982, nas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e na Faculdade de Direito de Sorocaba. A partir de 1986 tornou-se professor do Complexo Damásio de Jesus, dedicando-se à docência em curso preparatório para concurso público. Em 1989 defendeu sua dissertação de mestrado na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, sob orientação do Prof. Dr. Manuel Pedro Pimentel, a qual resultou na obra Erro de tipo e erro de proibição, publicada pela editora Revista dos Tribunais. No ano de 2001 doutorou-se pela Universidad Complutense de Madrid, sob orientação do Prof. Dr. Garcia-Pablos de Molina. Após sua aposentadoria tornou-se um empreendedor do ensino, tendo sido, em 2000, fundador da Rede Luiz Flávio Gomes (LFG), voltada para a preparação para concursos públicos na área jurídica. Foi precursor dos cursos preparatórios telepresenciais via satélite no país, sendo um defensor do sistema telepresencial como forma de democratização do ensino e de melhoria dos cursos jurídicos no Brasil. Participou da Comissão Legislativa da Lei dos Juizados Especiais (9099/95), da Comissão de Reforma do Código de Processo Penal, em 2000, sendo, desde 2011, membro da Comissão do Novo Código Penal. Fundou, juntamente com Alberto Silva Franco, o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim), em 1992, tendo sido seu primeiro presidente. Publicou mais de trinta livros ao longo de sua carreira, voltados, principalmente, para temas de Direito Penal e Criminologia. Desde a venda da Rede LFG para o Grupo Anhanguera de ensino, consolidada em 2011, tem se dedicado à divulgação dos cursos da Rede, bem como à leitura e à redação de livros que pretende publicar.

 

 

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Topo da Página SUMÁRIO - ENTREVISTA 24.11.2011

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1º Bloco
A infância na cidade de Sud Mennucci, interior de São Paulo; a participação em atividades culturais na adolescência; a campanha eleitoral do pai para o cargo de prefeito; o espírito empreendedor desde quando era jovem.
 
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2º Bloco
As origens do pai; a parte da família residente na Bahia; o ingresso do pai na política; a morte do pai.
 
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3º Bloco
A formação escolar; o título de técnico de contabilidade; o primeiro ano de curso na Faculdade de Direito de Rio Preto (FADIR); a mudança para a cidade de Araçatuba após passar no concurso público de agente de polícia; o trabalho burocrático na polícia; a leitura das obras de grandes juristas.
 
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4º Bloco
A faculdade de direito em Araçatuba; o empenho durante o curso; professores marcantes.
 
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5º Bloco
O panorama atual do ensino jurídico brasileiro, primeira parte; a problemática dos recursos precários de ensino; a manutenção do modelo de ensino legalista de direito; os novos paradigmas de direito e a pouca integração destes ao sistema de ensino universitário.
 
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6º Bloco
O panorama atual do ensino jurídico brasileiro, segunda parte; a reprodução de uma metodologia jurídica estática; o filósofo Alain de Botton e a sua concepção pedagógica; a relação professor-aluno; a grade curricular clássica de direito.
 
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7º Bloco
Os concursos da área de direito; a opção pela carreira pública; o modelo de exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); as diferenças dos concursos de promotor e juiz em sua época e os que ocorrem atualmente; o problema da formação incipiente dos candidatos da área de direito.
 
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8º Bloco
Trajetória após a graduação; a aspiração pela carreira de juiz desde o início da faculdade; o cargo de promotor público; a adaptação à morar na cidade de São Paulo; a atuação do Ministério Público; problemas de legitimidade da OAB.
 
Topo da Página SUMÁRIO - ENTREVISTA 29.11.2011

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1º Bloco
O início da atuação como professor; as primeiras aulas nas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU); a conciliação das aulas com o trabalho como juiz; a repercussão do movimento das Diretas Já.
 
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2º Bloco
A carreira de juiz; conflitos dentro da instituição da magistratura; o processo de preparação para o exercício da magistratura.
 
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3º Bloco
O mestrado na Universidade de São Paulo (USP); a relação orientador-orientando durante o mestrado; a opção pela Espanha para realizar o doutorado, na Universidad Complutense de Madrid; o tema do doutorado.
 
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4º Bloco
A conciliação da magistratura com a vida acadêmica; a importância da administração do tempo; o término do doutorado e o retorno ao Brasil; a atuação como primeiro presidente do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim); a passagem por comissões de elaboracão legislativa.
 
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5º Bloco
A obra “A questão do controle externo do Poder Judiciário”; a importância da criação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); a opção por sair da magistratura; a hierarquização da instituição da magistratura; o curto período de exercício da advocacia; avaliação da instituição da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
 
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6º Bloco
O ensino telepresencial em direito; a criação da rede de ensino Luiz Flávio Gomes (LFG); as primeiras turmas; o emprego do método telepresencial na educação formal de direito; caminhos futuros do ensino do direito no Brasil.
 
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7º Bloco
A condição do professor no ensino telepresencial; dificuldades no exercício da pedagogia; a questão da difusão do conhecimento no sistema de ensino satelitário; a importância da relação entre teoria e prática.
 
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8º Bloco
A metodologia didática do ensino telepresencial; a introdução de métodos alternativos no ensino do direito; a pedagogia motivacional; diferenças entre o ensino presencial e o telepresencial; a figura do professor.
 
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9º Bloco
Desafios do sistema educacional brasileiro, primeira parte; o fenômeno da centralização do ensino privado; a essencialidade do investimento em educação para a melhoria da qualidade profissional dos formados.
 
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10º Bloco
Desafios do sistema educacional brasileiro, segunda parte; a venda da rede FLG; vantagens e desvantagens do processo de concentração da redes privadas de ensino; o descaso da maioria dos alunos em relação à qualidade do ensino; a preparação técnica para os concursos.
 
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11º Bloco
O legado profissional; inovações que alcançou na área de ensino jurídico brasileiro; o uso das redes sociais.
 
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12º Bloco
O papel social do jurista contemporâneo; o aumento da concorrência profissional no direito; características essenciais para um bom profissional.
 
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13º Bloco
O mercado de trabalho na área de direito; o vocabulário jurídico; os diferentes perfis de advogados brasileiros; a questão do acesso à informação.
 
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14º Bloco
A relação entre o ensino jurídico e o mercado de trabalho; a deficiência do ensino jurídico brasileiro no que concerne à ética.
 
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15º Bloco
Projetos futuros; grandes juristas que o influenciaram ao longo da carreira; característica inerentes ao empreendedorismo; áreas atuais de interesse e obras que pretende escrever.
 
 

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