A palmeira de babaçu é uma árvore nativa da região Norte e Nordeste do Brasil. Seu crescimento até atingir a maturidade demora 20 anos, momento em que começa a produzir seus frutos. Para o Povo Apinajé, o Babaçu não representa apenas uma fonte de alimento através do coco, na verdade a planta é um elo central para a cultura Indígena Apinajé. O babaçu está presente em diversas cerimônias e rituais, e pode ser percebido pelos usos do fruto, nos artesanatos e nas habitações. A coleta do fruto e das folhas é ritualizada e reforçam a relação entre a terra e os conhecimentos ancestrais através dos cantos e das técnicas de aproveitamento que são transmitidas.
No vídeo, Maria Aparecida Amnhàk Apinajé, da aldeia Botica, comenta sobre a importância cultural do Babaçu.
Nesta página, você encontrará um quebra-cabeça e um jogo de memória, ambos ilustrados com imagens do babaçu presentes no arquivo de Roberto DaMatta.
Jogos de quebra-cabeças
Um quebra-cabeças é um jogo composto por peças que, ao serem corretamente encaixadas, formam uma figura completa. Teste suas habilidades abaixo e veja imagens interessantes sobre a cultura do babaçu tomando forma na sua tela!