Séries e dossiês

Patrimônio Documental Indígena: trabalho colaborativo entre o FGV CPDOC e o Povo Apinajé

O objetivo do projeto, iniciado em 2022, era estabelecer uma colaboração com o povo Apinajé para a identificação, organização e divulgação de documentos do acervo do CPDOC referentes a esse povo indígena. Inicialmente esse acervo era composto por cerca de 3.000 documentos audiovisuais do arquivo do antropólogo Roberto DaMatta. Posteriormente, ele foi acrescido de outros arquivos e documentos, como os de Odair Giraldin, Luís Olinto e Curt Nimuendajú. Essa colaboração inclui também a formação de alunos indígenas no Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais do CPDOC, a realização de entrevistas de História Oral e a realização de filmes documentários e outros produtos. Convidamos você a se unir a nós nessa jornada de resgate e valorização desse patrimônio documental indígena, que contribui para o reconhecimento e o fortalecimento da cultura Apinajé.

Filmes e vídeos

O retorno do antropólogo Roberto DaMatta ao Povo Apinajé em 2023, após 45 anos de separação. O reencontro foi provocado pela doação do acervo pessoal do antropólogo ao CPDOC, dando origem ao projeto “Patrimônio Documental Indígena: trabalho colaborativo entre o FGV CPDOC e o Povo Apinajé"

Filme | (Re)Encontros Akupӯnh awjanã

FGV CPDOC | NAD (2024, 1h)
(Re)Encontros Akupӯnh awjanã

Trailer do filme que registra o retorno do antropólogo Roberto DaMatta ao Povo Apinajé em 2023, após 45 anos de separação.  

Trailer | (Re)Encontros Akupӯnh awjanã

FGV CPDOC | NAD (2024, 2m01s)
Trailer | (Re)Encontros Akupӯnh awjanã

The film shows the Brazilian anthropologist Roberto DaMatta returning to the Apinajé People in 2023, 45 years after the end of his fieldwork. The trip was prompted by the donation of the anthropologist's personal archive to the Center for Research and Documentation on Contemporary Brazilian History (CPDOC), marking the beginning of the project “Indigenous Documentary Heritage: A collaborative work between FGV CPDOC and the Apinajé People.

Film | (Re)Encounters Akupӯnh awjanã

FGV CPDOC | NAD (2024, 1h)
Film |  (Re)Encounters Akupӯnh awjanã

Trailer (english version).

Trailer | (Re)Encounters Akupӯnh awjanã

FGV CPDOC | NAD (2024, 2m01s)
Trailer |  (Re)Encounters Akupӯnh awjanã

Cerimônia de nominação

Retorno de Roberto DaMatta

31/08/2023. Após 45 anos, o antropólogo Roberto DaMatta retornou à Terra Indígena Apinajé, onde esteve por várias temporadas entre 1962 e 1970, na pesquisa que levou à sua tese de doutorado e à publicação do livro "Um mundo dividido: a estrutura social dos índios Apinajé". A visita ocorreu no âmbito do projeto, que surgiu a partir do recebimento do arquivo pessoal de DaMatta.

Nas fotografias e gravações digitalizadas e exibidas nas aldeias, os Apinajé reconheceram a si mesmos, a familiares e amigos, reforçando a importância histórica, cultural e pessoal da preservação dos registros presentes no arquivo de DaMatta. No vídeo, um breve registro do momento da chegada à Aldeia Botica.

Retorno de Roberto DaMatta
Cerimônia de nominação

10/11/2023. A equipe do projeto “Patrimônio Documental Indígena: trabalho colaborativo entre o FGV CPDOC e o Povo Apinajé” foi calorosamente recebida na visita à Terra Indígena Apinajé em agosto de 2023. Dentre as várias atividades e cerimônias organizadas pelo Povo Apinajé, destaca-se a cerimônia de nominação, quando o visitante kupẽ (não-indígena) recebe seu nome em Apinajé e é integrado à comunidade.

No vídeo, os antropólogos Roberto DaMatta e Celso Castro recebem seus nomes Apinajé - Tekator Pēpxàti Pēpjawryti e Pēpnhõrik Rõreô Karajá, respectivamente.

Cerimônia de nominação
Banho de rio

06/10/2023. O retorno de Roberto DaMatta à Terra Indígena Apinajé possibilitou “o melhor banho de rio da minha vida”, segundo palavras do antropólogo. A foto foi tirada em 1967 em uma de suas várias temporadas entre os Apinajé para a pesquisa que resultou em sua tese de doutorado.

No vídeo, registrado 56 anos depois, DaMatta mergulha no Rio Botica, que se localiza na Aldeia Botica, em um momento de descontração com o povo Apinajé.

Banho de rio
Exibição do filme na aldeia

05/09/2023. O retorno do antropólogo Roberto DaMatta à Terra Apinajé possibilitou, também, o encontro do povo Apinajé com as suas imagens. A visita realizada em agosto de 2023, proporcionou a primeira exibição desses filmes nas aldeias Botica e São José.

Durante a projeção, a comunidade reconheceu seus antepassados e suas tradições, crianças e adultos se divertiram e se emocionaram ao identificarem a si mesmos ou parentes queridos nas imagens.

Exibição do filme na aldeia