Amnhàk Maria Aparecida Apinajé
Amnhàk Maria Aparecida Apinajé é graduada em educação intercultural pela Universidade Federal de Goiás (UFG). É uma liderança indígena, brigadista voluntária, artesã e professora. Atualmente é Servidora Pública da Secretaria de Educação de Tocantins e coordenadora do programa “Falas Indígenas” da Diretoria de Educação dos Povos Originários e Tradicionais de Tocantins.
Játpok Silivan Apinajé
Graduado em Licenciatura Intercultural e habilitação em Ciência da Linguagem pela UFG (2020). Aluno do Mestrado Profissional em Bens Culturais e Projetos Sociais pela FGV CPDOC desde março de 2024. Foi professor na SEDUC (TO) entre os anos de 2006 e 2020 e atua como gestor na SEDUC (TO) desde 2020. Ex-presidente da Associação União Das Aldeias Apinajé - Pempxà (2006-2008). Ex-presidente do Conselho de Saúde Indígena Apinajé e ex-conselheiro de Educação indígena Apinajé no Estado de Tocantins (2014-16).
Ninhô Emílio Apinajé
Cacique da Aldeia Cipozal desde 2012. Graduado em Licenciatura intercultural e habilitação em Ciência da Linguagem pela UFG (2014). Aluno do Mestrado Profissional em Bens Culturais e Projetos Sociais pela FGV CPDOC desde março de 2023. Foi professor na SEDUC (TO) entre os anos de 2000 e 2011 e atuou como gestor na SEDUC (TO) entre os anos de 2011 e 2020. Ex-presidente da Associação União Das Aldeias Apinajé - Pempxà (2020-2022). Ex-conselheiro de Educação indígena Apinajé no Estado de Tocantins. Cantor Apinajé.
Kunuuka Tápkryt Zé da Doca Apinajé
Kunuuka Tàpkryt Zé da Doca é um ancião e cacique da aldeia Botica. É mestre pesquisador do Projeto Saberes Indígenas nas escolas pela Universidade Federal de Tocantins (UFT). Atuou na saúde como Presidente local da saúde indígena Apinajé pela Conselho Distrital de Saúde Indígena (CONDISI).
Maxỳ Helena Apinajé
Max`y Helena Apinajé é uma liderança feminina Apinajé, anciã, artesã, cantadora de cantorias tradicionais e conhecedora dos saberes da medicina tradicional.
Iremex Andressa Apinajé
Graduada em Pedagogia pela UFT (2020). Aluna do Mestrado Profissional em Bens Culturais e Projetos Sociais pela FGV CPDOC desde março de 2023. Professora na SEDUC (TO) desde 2011. Orientadora de Estudos do projeto “Saberes Indígenas” pela UFT, em parceria com UFMA, UFG e FUNAI. Liderança das mulheres Apinajé. Atualmente é Assessora Técnica Indígena pelo DSEI-TO.
Julio Kâmer Apinajé
Julio Kâmer Apinajé é graduado e especialista em Educação Intercultural e mestre em Antropologia Social pela UFG. É professor de Lingua Panhĩ kapẽr do Povo Panhĩ Apinajé desde 2006 e atualmente técnico pedagógico de educação indígena na Superintendência Regional de Educação de Tocantinópolis.
Carolina Alves
Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPCIS UERJ), mestre em Ciências Sociais pelo mesmo programa. No CPDOC, atua como Coordenadora de Documentação e como professora no PPHPBC. Coordena o Comitê de Pesquisa Memória e Sociedade da SBS e integra o Comitê Executivo da Rede Arquivos de Mulheres. Também lidera o Núcleo de Estudos de Gênero, Raça e Interseccionalidades (NEGRI), grupo de pesquisa do CNPq.
Odair Giraldin
Odair Giraldin é graduado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1989), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente é professor titular da Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT) e pesquisador-bolsista no FGV CPDOC.
Gabriel Cardoso
É graduado e mestre em Comunicação pela PUC-Rio. Atualmente é coordenador do Núcleo de Audiovisual e Documentário do FGV CPDOC.
Silvia Monnerat
Professora Adjunta da Escola de Ciências Sociais da FGV CPDOC. Doutora em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional (PPGAS/MN/UFRJ) e mestra pela mesma instituição.
Daniele Chaves Amado
Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais - PPHPBC FGV CPDOC. Analista de Documentação e Informação na Escola de Ciências Sociais FGV CPDOC. Líder do Laboratório de Educação, Memória, Acervos e Informação (LEMAI FGV CPDOC).
Pedro Lucena
Bacharel em Ciência Sociais pela FGV CPDOC (2024). Atualmente é bolsista pesquisador no NAD/PHO da Fundação Getúlio Vargas/CPDOC pelo projeto de Patrimônio Documental Indígena: Trabalho colaborativo entre FGV CPDOC e o Povo Apinajé, é membro do Coletivo Ovelha Negra e do Núcleo de Estudos de Gênero Raça e Interseccionalidades (NEGRI). Trabalhou como bolsista de pesquisador e estagiário na Casa Acervo do FGV-CPDOC.
Isabela Ribeiro
Graduanda em Museologia pela UNIRIO. Vinculada ao grupo de pesquisa Museologia Virtual Lab. Foi estagiária na Casa Acervo do FGV-CPDOC. Atualmente é bolsista pesquisadora no PAP da Fundação Getúlio Vargas/CPDOC pelo projeto “Patrimônio Documental Indígena: Trabalho colaborativo entre FGV CPDOC e o Povo Apinajé”.
Celso Castro (Pēpnhõrik)
Celso Castro é bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), Mestre (1989) e Doutor (1995) em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ. Desde 1986 é pesquisador do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, a Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC), da qual é Diretor desde janeiro de 2005. É também Diretor da Escola de Relações Internacionais da Fundação Getulio Vargas (FGV RI).
Laura Guimarães
Laura Guimarães é mestranda em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e graduada em Ciências Sociais pela mesma instituição. Atualmente é assistente de pesquisa no FGV CPDOC.