FGV realiza Seminário do Projeto Apinajé em dezembro. Durante o evento será lançado o novo documentário originado a partir do projeto Patrimônio Documental Indígena: trabalho colaborativo entre o FGV CPDOC e o Povo Apinajé.
18/10/2024. Mostra Cine Kurumin
O documentário (Re)Encontros foi selecionado na Mostra Competitiva Nacional do Cine Kurumin, um festival de cinema indígena que conta com apoio do Ministério da Cultura. O longa retrata o retorno do antropólogo Roberto DaMatta, após mais de 40 anos para o Território Apinajé.
Documentário do FGV CPDOC sobre o Povo Apinajé concorre em mostra-competitiva do Cine Kurumin. Além do festival de cinema indígena, o documentário também foi selecionado para o 48º Encontro Anual da ANPOCS, a Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais
26/07/2024. Prêmio Pierre Verger 2024
“Espelhos da memória: imagens de arquivo e o resgate do passado” conquista o 1º lugar no Prêmio Pierre Verger 2024, na categoria Ensaios Fotográficos. As imagens se originaram a partir do projeto Patrimônio Documental Indígena: trabalho colaborativo entre o FGV CPDOC e o Povo Apinajé.
‘Espelhos da memória’: ensaio do FGV CPDOC com Povo Apinajé concorre em premiação de fotografia. O Prêmio Pierre Verger, promovido pela Associação Brasileira de Antropologia, é um dos principais festivais competitivos de obras fílmicas, fotográficas e gráficas produzidas no âmbito de pesquisas antropológicas na América Latina
Dia Internacional dos Povos Indígenas exalta o combate ao preconceito e às histórias silenciadas. “Esse dia lembra uma nação a combater o preconceito, o racismo e também a não matar e silenciar nossas histórias, as histórias que vêm da força da nossa ancestralidade, pois somos a resistência", relata Andressa Apinajé, indígena e aluna do FGV CPDOC.
Povo Apinajé é homenageado durante o VII Simpósio de Pesquisa da FGV. O projeto “Patrimônio Documental Indígena: trabalho colaborativo entre o FGV CPDOC e o Povo Apinajé", desenvolvido com o apoio do Fundo de Pesquisa Aplicada da FGV, foi apresentado na abertura do painel de Flash Presentations, no VII Simposio de Pesquisa da FGV.
Patrimônio documental indígena: FGV realiza trabalho colaborativo com o Povo Apinajé. O acervo doado por DaMatta inclui mais de duas mil fotografias e dezenas de fitas com gravações audiovisuais, que registram pessoas, lugares e rituais do Povo Apinajé.