Cantorias, brincadeiras e narrativas
Rosilene Fernandes da Costa Apinajé
Cantorias, brincadeiras e narrativas: processos próprios de ensino e aprendizagem Panhĩ/Apinajé e sua contribuição nas práticas escolares.
1ª ed. - Palmas, TO: Nagô Editora, 2023. Coleção saberes indígenas na escola: equipe Timbira.
A saga do Nhõêti
Juliano Ribeiro Apinajé
Esta é a história da Saga do Nhõêti, uma das narrações de história e comportamento social muito importante na história e vida do povo Apinajé.
1ª ed. - Palmas, TO: Nagô Editora, 2023. Coleção saberes indígenas na escola: equipe Timbira.
Meokrepoxrunhti
Julio Kamer Apinajé, Cassiano Sotero Apinagé
Este livro proporciona acesso ao pensamento e ao comportamento da cultura Ponhi por meio da história de origem do ritual Meokrepoxrunhti.
1ª ed. - Palmas, TO: Nagô Editora, 2023.
Pinturas corporais
Odair Giraldin
Aqui encontramos descrições de pinturas aplicadas sobre modelos digitais, além de detalhes sobre materiais usados, técnicas utilizadas, pessoas sociais e contextos de uso.
1ª ed. - Palmas, TO: EDUFT Editora, 2018.
Alfabetização pelos conhecimentos
Julio Kamer Ribeiro Apinagé
Material pedagógico voltado para a valorização da oralidade no processo de letramento e alfabetização.
1ª ed. - Palmas, TO: Nagô Editora, 2017. Coleção Saberes Indígenas na Escola.
Poesia Indígena: Etnopoesia Apinayé
Eliane Testa, Francisco Albuquerque, Júlio Kamêr Apinajé
Coletânea de poemas indígenas Apinayé/português, envolvendo jovens estudantes e professores da aldeia Mariazinha (Território Apinayé, Tocantinópolis -TO).
1ª ed. Atena Editora, 2021.
Fortalecimento da Cantoria entre os Jovens nos Rituais Apinajé
Julio Kamer Ribeiro Apinagé
Um trabalho para ensinar e fortalecer a cantoria entre os alunos e a comunidade, conforme os objetivos do projeto Grernhõxwynh Nywjê.
1ª ed. - Rio de Janeiro: Pachamama, 2020.
Gramática pedagógica da língua apinajé
Alburquerque Francisco Edviges
Esta gramática é fruto de uma experiência de 15 anos de pesquisa entre os povos apinajé, através da implantação do Projeto de Apoio Pedagógico à Educação Escolar Apinajé.
1ª ed. Goiânia: Ed. da PUC de Goiás, 2011.
Território, saberes e ancestralidade nos processos de educação escolar Panhῖ
Júlio Kamêr Ribeiro Apinajé
A dissertação aborda processos educacionais de resistência territorial dos Apinajé, enfatizando a importância da cosmologia indígena na escola. Destaca-se a preservação do território para práticas sociais e formação identitária. Analisa-se a educação escolar Panhĩ, seus impactos e a relevância da ciência Panhĩ na formação social e políticas educacionais.
Escola, meio ambiente e conhecimentos: formas de ensinar e aprender na teoria e na prática
Cassiano Sotero Apinagé
A pesquisa analisa a relação dos Apinajé com sua terra indígena, comparando a percepção de anciãos e jovens. Revela que os idosos têm um conhecimento mais amplo do território, enquanto os jovens têm uma compreensão limitada devido a menor interação com o ambiente e maior envolvimento com atividades não-indígenas, incluindo a escola.
A música do povo Panhî: um estudo com cantores indígenas da terra Apinajé
Célio Ribeiro Dias
O TCC é resultado de uma pesquisa qualitativa realizada com quatro cantores indígenas na terra indígena Apinajé. O estudo buscou verificar o motivo da diminuição na formação dos cantores Apinajé. A metodologia escolhida foi a Etnohistória, com a aplicação de entrevistas individuais, filmagens e fotografias com os cantores convidados.
Arte e objetos feitos pelas comunidades Apinajé na aldeia São José
Ana Rosa Ribeiro Salvador
O projeto visa estudar o artesanato Apinajé na aldeia São José, através de pesquisa com os anciãos, observações e registros audiovisuais. Objetiva-se incentivar a preservação cultural, valorizar as tradições e fornecer informações aos professores para trabalhar a cultura indígena na escola, promovendo uma abordagem coletiva com a comunidade.
Práticas de resistência e protagonismo de mulheres indígenas Apinayé: da escola ao ensino superior
Andressa Irembete Pereira da Silva Apinagé
Este estudo de caso etnográfico investiga o protagonismo e resistência de mulheres indígenas Apinayé na escolarização e ensino superior. Através de entrevistas com quatro mulheres, analisa-se sua condição social, política e desafios enfrentados. Resultados mostram mudanças positivas na representação feminina nas aldeias, apesar de obstáculos como preconceito e dificuldades linguísticas.
Panhĩ kot tãm mẽ amnhĩpẽx hã kagà. Formas de tratamento e de respeito entre os Apinajé
Sheila Baxy Pereira de Castro Apinaje
O estudo aborda a necessidade urgente de novas práticas pedagógicas para o povo Apinaje, visando retomar saberes locais, formas de tratamento e respeito ameaçados. Busca-se afirmar a identidade cultural, recuperar memórias históricas e valorizar a língua materna, conhecimentos e saberes milenares deste povo indígena do Tocantins.
Saberes ancestrais e práticas educativas na Escola Estadual Indígena Mãtyk
Fabrício Laranja Salvador Apinagé
Este estudo investiga as relações entre saberes dos mestres Apinajé e práticas educativas na escola Mãtyk, Aldeia São José, Tocantinópolis. Foca na transmissão intergeracional de conhecimentos, preocupando-se com o esquecimento de práticas culturais pelos jovens. Utiliza história oral e entrevistas com anciãos, educadores e estudantes para compreender o ensino e aprendizagem dos saberes tradicionais.
Empréstimo de língua portuguesa e língua materna do povo Apinajé
Percília Dias Morais
A língua Panhi, milenar e crucial para a identidade Apinajé, enfrenta mudanças geracionais. Jovens e crianças usam uma versão modificada, incorporando empréstimos do português. A pesquisa visa preservar a língua original, conscientizando sobre seu valor e incentivando seu uso entre as gerações mais jovens nas escolas e famílias Panhi.
Cantorias, brincadeiras e narrativas: processos próprios de ensino e aprendizagem Panhĩ/Apinajé e sua contribuição nas práticas escolares
Rosilene Fernandes da Costa Apinagé
Este trabalho explora as ciências e saberes tradicionais do mundo infantil Panhĩ/Apinaje, abordando cantorias, brincadeiras e narrativas. Destaca a importância da percepção do desenvolvimento infantil no contexto cultural, enfatizando o papel dos anciãos na preservação desses conhecimentos. Visa contribuir para os processos de aprendizagem na Educação Escolar Panhĩ.
Impactos Ambientais no Entorno do Território Apinajé
Silivan Oliveira Apinajé
Esta pesquisa aborda os impactos enfrentados pelo povo Apinajé em Tocantinópolis, Tocantins. Analisa os efeitos da usina de Estreito, estradas que cortam o território, invasões por madeireiros e caçadores, e a pandemia de COVID-19. Destaca a importância da luta pela preservação do território e da cultura Apinajé.
A importância da biodiversidade do babaçu no fortalecimento e transmissão dos saberes socioculturais por meio da transdisciplinariedade ancestral Apinayé
Maria Aparecida Pereira da Silva Apinagé
A pesquisa busca evidenciar e valorizar a importância cultural e a influência do babaçu para o povo Apinayé, destacando os conhecimentos ancestrais e a necessidade de preservar e cuidar da palmeira do babaçu. Esse cuidado é guiado pelos princípios Apinayé, que promovem o bem viver em coletividade e a harmonia com o território sagrado.
Metodologias de vida, pesquisa e luta: a experiência panhĩ
APINAJÉ, S. B. P. de C., et al. "Metodologias de vida, pesquisa e luta: a experiência Panhĩ". Saúde E Sociedade, vol. 31, no. 4, Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. Associação Paulista de Saúde Pública, 2022.
A dinâmica Panhi dos temas contextuais
APINAJÉ, S. B. P. de C. "A dinâmica Panhi dos temas contextuais". Articulando e Construindo Saberes, Goiânia, v. 4, 2019. DOI: 10.5216/racs.v4i0.59301.
Meà e a luta contra o avanço do coronavírus entre os Apinajé
APINAJÉ, S. B. P. de C. "Meà e a luta contra o avanço do coronavírus entre os Apinajé". Articulando e Construindo Saberes, Goiânia, v. 5, 2020. DOI: 10.5216/racs.v5i.65254.
Cantos filosóficos e a possibilidade de uma pluriversidade
APINAJÉ, J. K. R.; HERBETTA, A. "Cantos filosóficos e a possibilidade de uma pluriversidade". Articulando e Construindo Saberes, Goiânia, v. 3, n. 1, 2018. DOI: 10.5216/racs.v3i1.55373.
Processo de educação Panhῖ Apinajé: contribuição política sociocultural
APINAJÉ, J. K. R.; APINAJÉ, R. F. da C. "Processo de educação Panhῖ Apinajé: contribuição política sociocultural" / "Panhῖ Apinajé Xujahkre nẽ kot amnhῖ nhῖpêx". Articulando e Construindo Saberes, Goiânia, v. 3, n. 1, 2018. DOI: 10.5216/racs.v3i1.55370.
Mulheres Apinajé: Protagonismo na esfera política
ALVES TORRES, C., BAXI Pereira de Castro Apinajé, S. B. ., & Mota Machado, L. "Mulheres Apinajé: Protagonismo na esfera política". Das Amazônias, 6(01), 55–65, 2023. DOI: 10.29327/268903.6.1-4
Axpen Pyrak : historia, cosmologia, onomastica e amizade formal Apinaje
GIRALDIN, O. "Axpen Pyrak : historia, cosmologia, onomastica e amizade formal Apinaje". Tese (doutorado em antropologia social). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 296 p., 2000.
Cayapo e Panará: Luta e Sobrevivència de um povo
"GIRALDIN, Odair. Cayapo e Panará: Luta e Sobrevivència de um povo. Dissertação (mestrado em antropologia social). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 212 p., 1994.
A luta pela identidade social: o caso das relações entre índios e brancos no Brasil Central
GONÇALVES, José R. Santos. A luta pela identidade social: o caso das relações entre índios e brancos no Brasil Central. Rio de Janeiro, RJ. 1981. Dissertação de mestrado, Museu Nacional/UFRJ.