A- A+

Trajetória e pensamento das elites do agronegócio de São Paulo
<<  ANSELMO PAULO BELLODI
Anselmo Paulo Bellodi

Anselmo Paulo Bellodi nasceu no município de Jaboticabal, Estado de São Paulo, dia 25 de novembro de 1939. A família, de origem italiana, veio ao Brasil em busca de novas oportunidades e logo se estabeleceram no interior do Estado de São Paulo. Primeiramente trabalharam como colonos e posteriormente adquiriram terras para o cultivo de café, substituído pela mandioca e cana de açúcar. Em 1949, Anselmo, os pais, um irmão e uma irmã, se mudam da fazenda para a cidade. Nesse período passa a frequentar a escola municipal de Jaboticabal. Cursa os anos seguintes na Escola Estadual e, em 1953 seu pai o envia para um colégio interno em São Paulo para concluir os estudos básicos. Em 1960 ingressa no curso de engenharia química da Universidade Mackenzie. Em 1965 concluiu a graduação e retorna à Jaboticabal para auxiliar nos negócios da família. No ano seguinte se casa com Célia Vilela Bellodi e têm dois filhos, Maurício Bellodi e Marinela Bellodi. Na década de 1960 a família começa a separar os negócios e o pai de Anselmo, Sr. Giacomo Bellodi, recebe, em parceria com um irmão, a Usina Santa Adélia. Nesse período Anselmo fica como responsável pela instalação da destilaria de álcool na usina, e da instalação de um laboratório, e depois da operação. No final da década os dois irmãos resolvem desfazer a sociedade e Sr. Giacomo que possuía uma frente de pecuária, recebe uma fazenda de pecuária no município de Pereira Barreto, terras em Jaboticabal e mais alguns créditos. No ano de 1971 falece Giacomo e seus três filhos assumem os negócios. Anselmo passa a gerir a frente de pecuária no Estado de São Paulo. Ao longo dos anos expande os negócios, passa a atuar em um sistema de pecuária semi-intensiva. Na década de 1990 financia a criação da Empresa Bellman, especializada em nutrição animal, gerenciada pelo seu filho e três sócios. Nas décadas de 1990 e 2000, após investimento em seguridade sanitária passa a receber a certificação da European Retailers Produce Working Group (EurepGap) e ter seu estabelecimento rural aprovado (ERAS) no Serviço de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalino (SISBOV) que permite que seus animais possam ser exportados para a Europa. Em 2010 transfere a sede do grupo APB para São José do Rio Preto.

 

 

© Todos os direitos reservados à FGV.

Topo da Página SUMÁRIO - ENTREVISTA 23.11.2011

  SumarioAnselmoBellodi.pdf

Clique para assistir
1º Bloco
Origens familiares; a descendência italiana da parte paterna da família; a primeira propriedade familiar: a Fazenda do Coco, em Jaboticabal, São Paulo; o desenvolvimento inicial de diferentes culturas de plantio na Fazenda do Coco.
 
Clique para assistir
2º Bloco
A ampliação da Fazenda do Coco; a alfabetização em Jaboticabal; A ida para a cidade de São Paulo para a conclusão dos estudos; a entrada na Universidade Presbiteriana Mackenzie, no curso de Engenharia Química em 1960.
 
Clique para assistir
3º Bloco
Origens da parte materna da família; formação escolar de sua mãe; o casamento de seus pais.
 
Clique para assistir
4º Bloco
Concepções acerca do papel político; a relação da família com a política; o cortejo de sua família por políticos locais; o período de agitação política na Mackenzie; a posição ideológica em relação ao movimento militar de 1964; a relação dos negócios familiares com os sindicatos de trabalhadores.
 
Clique para assistir
5º Bloco
A titulação acadêmica de seus irmãos; a contribuição da carreira em Engenharia Química para os negócios familiares; a produção das fazendas de cana-de-açúcar da família; a divisão dos empreendimentos da família Bellodi em sociedades distintas; o falecimento de seu pai.
 
Clique para assistir
6º Bloco
O casamento com Célia Vilela Bellodi; a família de Célia Bellodi; a implementação da pecuária e da agricultura nos empreendimentos rurais da família; o prazer em exercer a atividade de pecuarista.
 
Clique para assistir
7º Bloco
A consolidação da carreira de pecuarista; a desistência das atividades em suinocultura; o emprego da pecuária de corte e a expansão para o centro-oeste brasileiro; a empresa de seu filho – Bellman – de nutrição de bovinos; a opção pela pecuária e o declínio das atividades em agricultura.
 
Clique para assistir
8º Bloco
O papel de desbravador do pecuarista; as pressões sociais em torno dos pecuaristas por politicas de reflorestamento; pressões internacionais pelo reflorestamento brasileiro.
 
Clique para assistir
9º Bloco
O aumento da produção pecuária para o mercado externo; a utilização de terras degradadas e o emprego de tecnologias; as vacinas e o controle de doenças dos animais; críticas em relação às políticas de rastreabilidade pecuária.
 
Clique para assistir
10º Bloco
A necessidade do uso da tecnologia na pecuária a partir da década de 1980; o emprego da adubação das pastagens; a utilização do confinamento bovino – o “boitel” – nas atividades pecuárias; o período de alimentação do gado para abate.
 
Clique para assistir
11º Bloco
Diferenças entre a pecuária brasileira e a argentina; o desestímulo à atividade pecuária no período do Plano Cruzado; o medo de invasões arbitrárias de suas terras.
 
Clique para assistir
12º Bloco
A defesa de interesses do setor agropecuário na Constituição de 1988; a participação em mobilizações associado à Cooperativa de Canavieiros; avaliações a respeito da participação política da União Democrática Ruralista (UDR).
 
Clique para assistir
13º Bloco
A expansão do rebanho brasileiro a partir da década de 1990; o aumento da pecuária para exportação na década de 1990; a fundação da empresa de nutrição animal – Bellman – por seu filho; a relação com o empreendimento de seu filho.
 
Clique para assistir
14º Bloco
As certificações de qualidade na pecuária; o certificado de Estabelecimento Rural Aprovado SISBOV (ERAS); a habilitação do Serviço de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalino (SISBOV); os diferenciais de gestão pertencentes em sua carreira; a filiação de seu filho ao Partido Verde (PV); concepções acerca da responsabilidade social na pecuária.
 

 

Topo da Página TRANSCRIÇÃO NA ÍNTEGRA

TranscricaoAnselmoBellodi.pdf

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2020. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede