Produto interdisciplinar
O Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro (DHBB) é emblemático do caráter interdisciplinar típico da FGV CPDOC. Pioneira, esta enciclopédia sobre a elite política brasileira foi idealizada por Israel Beloch, engenheiro de formação, que se aventurou em projetar um dicionário focado na história do país após trabalhar para Hélio Silva, como assistente do jornalista, e junto ao filólogo Antonio Houaiss, auxiliando o processo de indexação enciclopédica da Mirador. Em entrevista para o projeto Memória das Ciências Sociais, Beloch compartilha os bastidores da concepção do DHBB e o próprio despertar para a discussão historiográfica, que o levou a cursar o mestrado em História.
Conteúdo
O Dicionário se estruturou em torno de dois tipos de verbetes distintos: os de natureza biográfica, que cobrem um seleto grupo de atores-chave da política brasileira, e aqueles de natureza temática, relativos a instituições, eventos e conceitos considerados fundamentais para entender a história da política contemporânea brasileira.
Verbetes biográficos
No plano biográfico, foram incluídos todos os ocupantes dos mais relevantes cargos políticos e de repercussão política, omitindo-se apenas os interinos e os suplentes de curto exercício do mandato. Portanto, mesclam-se nos critérios de inclusão das personagens verbetadas o que os especialistas no estudo das elites costumam enquadrar como métodos posicional e reputacional de desenho de pesquisa. Trata-se da escolha encontrada para viabilizar a execução do projeto, que se concentrou em criar uma enciclopédia centrada na cena política federal, não contemplando a maior porção do mundo político-administrativo regional e municipal, excetuadas poucas categorias de relevo inquestionável, em prol da capacidade de operacionalizar esta engenhosa empreitada. Como resultado, figuram na obra todos os ocupantes dos cargos eletivos e nomeados para atuar nos quadros dos poderes Executivo e Legislativo, no nível federal, dentre outros postos-chaves de uma amostra da sociedade civil, como líderes e presidentes de partidos políticos, por exemplo. A totalidade dos cargos verbetados pode ser acessada aqui.
Verbetes temáticos
Na esfera temática, foram incluídos os partidos políticos e as organizações e movimentos políticos (entidades políticas de nível mais baixo de institucionalização); os principais acontecimentos histórico-políticos; as constituintes, constituições e alguns destacados decretos, leis e códigos; certas correntes e conceitos básicos de história política; as instituições econômicas de maior repercussão no cenário nacional; as mais assinaladas organizações de trabalhadores e empresários; importantes instituições administrativas, das forças armadas, de justiça e segurança e de ensino; os jornais de impacto nacional e itens concernentes às relações exteriores do país. A amplitude desse universo fez com que nem sempre fosse possível incluir todos os elementos de determinado grupo temático, seja por seu número incontável, como no caso dos jornais, seja pela baixa relevância política, situação de muitas entidades administrativas.
Saiba mais sobre esta escolha metodológica. Assista ao depoimento de Israel Beloch ao lado.
Fontes de pesquisa
As primeiras edições do DHBB foram elaboradas a partir da consulta a fontes variadas de informação, desde obras comemorativas de divulgação institucional, como históricos de entidades, até necrológios e obituários, homenagens pessoais, perfis produzidos pelos departamentos de pesquisa dos órgãos de imprensa, memórias, depoimentos, biografias e autobiografias, dentre outros. O meticuloso e complexo trabalho de levantamento de dados levado a cabo antes da existência da internet é bem lembrado por Israel Beloch.
Para saber mais sobre o processo de concepção do Dicionário, leia os artigos de Israel Beloch e Alzira Alves de Abreu:
- Beloch, Israel. Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro: dilemas na elaboração de um dicionário de história política. Revista de Ciência Política, Rio de Janeiro: Fundação Getulio Vargas, 1978.
- Abreu, Alzira Alves de. Dicionário Biográfico: a organização de um saber. XXII Encontro Anual da ANPOCS, 1998.
Mais recentemente, com a necessidade de verbetar os políticos em plena atuação, a política editorial do DHBB passou a priorizar, quase exclusivamente, a consulta às fontes oficiais de informação, como os sites do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e das casas legislativas, a fim de salvaguardar as trajetórias biográficas de interpretações narrativas precoces sobre a elite política em exercício no país.
Processo de atualização
As sucessivas edições do DHBB apenas comprovam o princípio de que todo dicionário é uma obra provisória que deve ser submetida a revisões permanentes. A publicação do DHBB na internet veio tornar esse processo mais ágil e rápido. Você, leitor, poderá participar dele e enviar correções e/ou novas informações. Mas não se esqueça de fornecer sua fonte, pois só depois de confirmada a exatidão da informação poderemos incorporá-la.
O corpo discente da FGV CPDOC também se tornou um ator ativo no processo de atualização do DHBB. Atualmente, os alunos interessados podem realizar o curso DHBB: Introdução à Biografia das Elites – um oferecimento do Programa Continuado de Atualização do Dicionário. Seus módulos introduzem o alunado tanto às discussões teóricas que orientam o estudo das elites e o desafio biográfico, quanto às questões operacionais, como a crítica documental e de vieses de narrativas, além de refletir criticamente sobre os critérios e as condições da política editorial do DHBB. Ao final, os interessados podem submeter verbetes à enciclopédia, em caráter de colaboração voluntária. Caso o texto apresentado esteja de acordo com as diretrizes, convidamos o aluno a incorporar seu verbete ao Dicionário, concedendo-lhe um certificado de produção técnica. Uma experiência que tem motivado o alunado (assista ao vídeo ao lado).
Humanidades digitais aplicadas ao DHBB
Com a expansão recente das humanidades digitais e o investimento progressivo dos pesquisadores em técnicas de programação, o DHBB também passou a ser revisitado como um rico espaço de experimentação. Duas frentes principais têm se destacado: o processamento de linguagem natural (PLN) e a mineração de dados a partir da automação da análise dos textos dos verbetes, ambas reconhecidamente também pautadas pela interdisciplinaridade.
Processamento de Linguagem Natural
Todos os verbetes do DHBB estão disponibilizados em formato txt no Github da FGV CPDOC. Para linguistas e demais interessados no processamento de linguagem natural, este corpus representa um dos mais completos à disposição em Língua Portuguesa. Ele já integra a Linguateca, um centro de recursos voltado ao processamento computacional do nosso idioma, rendendo bons frutos de pesquisa. Disciplinas ofertadas tanto pela graduação como pela pós também têm trabalhado com o corpus do DHBB, para estimular o corpo discente da FGV CPDOC a desenvolver habilidades cada vez mais valorizadas pelas humanidades digitais
Mineração de dados
A comunidade de mineração de dados também tem explorado o corpus do DHBB para extrair dados mais estruturados, sobretudo da elite política brasileira. Todos os verbetes disponibilizados em txt no Github já apresentam um cabeçalho com alguns metadados adicionados antes do início do corpo de cada verbete, para facilitar o levantamento de dados básicos, como gênero do verbetado, no caso dos verbetes biográficos. Novos esforços para extrair mais informações, como mandatos dos verbetados, por exemplo, têm sido desenvolvidos inclusive pelos nossos próprios alunos, revelando as potencialidades da pesquisa histórica a partir da automação das consultas ao conteúdo do DHBB
Repercussão
Ao contrário do que muitos imaginam, a reputação do projeto que deu origem ao Dicionário era colocada sob escrutínio nos anos 1970. Àquele tempo, uma série de fatores concomitantes questionava a oportunidade do futuro DHBB: um dicionário basicamente pensado para verbetar a elite política brasileira do pós-1930. Se, por um lado, a biografia era vista como um gênero menor na História; por outro, valorizava-se ainda menos o estudo da história contemporânea e da própria temática das elites, rechaçadas pela influência do pensamento marxista. Tudo isso somado conduzia para um descrédito iminente quanto à conveniência e potencialidade do Dicionário
O cenário começou a mudar em 1984, com a boa recepção da primeira edição pela imprensa, que exaltou o DHBB como “O Aurélio da Política”, em referência ao Dicionário da Língua Portuguesa mais consultado na época. As redações de jornais passaram a recorrer aos verbetes para redigir necrológios dos políticos falecidos e os pesquisadores encontraram diante de si uma fonte privilegiada sobre a história política brasileira. Passadas décadas, o Dicionário segue, felizmente, como a enciclopédia mais completa do país, convertendo-se na principal obra de referência para os estudiosos das elites – e, por pesar, a obra também virou uma das preferidas pelos colaboradores do Wikipedia, acostumados a capturar textos inteiros dos verbetes sem, porém, fazer a devida menção do DHBB entre as referências consultadas.
Dúvidas
1.
Por que a pessoa que procuro não foi verbetada pelo DHBB?
O Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro possui critérios específicos para decidir se uma personalidade, evento, conceito ou instituição deve se tornar um verbete. Esses critérios, embora não rígidos em determinados aspectos, se destinam a preservar os objetivos de dar ao DHBB a maior abrangência e relevância possível na cobertura de um universo tão amplo e multifacetado como é a História Política Contemporânea do Brasil. Você pode conferir isso e se informar melhor consultando nossas normas e critérios de inclusão.
2.
Por que alguns verbetes, de personalidades ou instituições em plena atividade, não se encontram atualizados até os dias de hoje?
O Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro incorpora um universo muito amplo de verbetes que demandam um acompanhamento sistemático e pormenorizado. Por imposições de caráter editorial torna-se frequentemente necessário estabelecer datas-limite para a atualização e para a divulgação dos verbetes.