Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro (DHBB)

dhbb

   Programa Continuado de Atualização do DHBB

O Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro (DHBB) é um bem cultural vivo, alvo de revisões permanentes de conteúdo, com o intuito de democratizar o acesso à origem e trajetória das elites políticas que se sucedem no poder durante os diferentes regimes republicanos experimentados pelo país. Em 2020, o Programa Continuado de Atualização do Dicionário foi implantado justamente para acelerar o processo de produção de conteúdo sobre atores ainda não verbetados, sobretudo por conta da ampla renovação parlamentar promovida pelos resultados eleitorais de 2018.

 

DHBB: Introdução à Biografia das Elites

Grande diferencial da FGV CPDOC, a forte integração articulada entre as frentes de pesquisa, ensino e documentação se converteu no desenvolvimento do curso DHBB: Introdução à Biografia das Elites.

Trata-se de uma capacitação técnica oferecida pelo Programa Continuado de Atualização do Dicionário a alunos de graduação, pós-graduação e bolsistas de iniciação científica voluntária na instituição. O treinamento é dividido em quatro módulos que problematizam a teoria e a prática por trás do fazer enciclopédico, introduzindo o interessado ao processo de elaboração de verbetes.

 

 

Autoinstrucional, o curso DHBB: Introdução à Biografia das Elites aposta em Problem based learning (PBL) para ofertar uma experiência mais dinâmica de treinamento. Uma série de recursos combinados estimulam: i) a compreensão do potencial da agenda de estudos sobre as elites políticas; ii) a identificação dos diferentes tipos de narrativas textuais utilizadas para retratar as elites políticas; e iii) a adoção de boas práticas de pesquisa e o desenvolvimento da habilidade de produzir descrições mais objetivas sobre os políticos no poder, na forma de verbetes biográficos.

DHBB

DHBB

Agradecimentos

Conheça a lista de colaboradores que atuaram, desde 2020, junto ao Programa Continuado de Atualização do Dicionário:

 

Alessandro Tokumoto
Ana Beatriz de Oliveira Morais
Ana Lúcia Torres Marinho
Ana Paula Blower Passos
Antônia Oliveira Violeta Duarte
Antonio Rocha Freire Milhomens
Carolina Cancio Pavaneli Moura
  Cynthia Dias da Silva
Daniel Gorita de Lima
Evanize Sydow
Felipe César Santiago de Souza
Fernanda Landin
Juliana Marins
Nilton Garcia Sainz
  Ninna de Araujo Carneiro Lima
Raul Pires de Aragão e Melo Neto
Rodrigo Guimarães Saturnino Braga
Rodrigo Nunes Lois
Tainá Farias da Silva Maciel
Vinícius Moraes Garcia

 

 

Mapeando a bancada do batom

Outro fruto do Programa Continuado de Atualização do Dicionário é A Bancada do Batom: construindo o perfil das deputadas brasileiras, um Projeto de Iniciação Científica Voluntária (PIVIC) desenvolvido com o propósito de verbetar as legisladoras empossadas à Câmara Federal pelas eleições de 2014 e 2018, ainda não biografadas pelo Dicionário. Trata-se de contribuir para o debate sobre representação feminina no país a partir da provisão de dados sistemáticos que permitam a concepção de uma prosopografia sobre estas políticas.

O título do projeto remete à forma como entrou para a história aquele grupo de mulheres constituintes que atuou durante a Constituinte de 1987, bem captado pelo acervo do Programa de Arquivos Pessoais (PAP), a exemplo da fotografia ao lado.

 

(Arquivo Ulisses Guimarães, UG foto 131, FGV CPDOC)

 

 

DHBB