Eventos

22 nov

Pós-graduação, LHuD

Ciclo 2023 de Oficinas em Humanidades Digitais do PPHPBC

Data
22/11/2023 até 24/11/2023
Horário
09h:00 até 13h:00
Local
As aulas serão online. Inscreva-se abaixo
Sobre o Evento

 Oficinas em Humanidades Digitais

Agosto a Novembro de 2023

A série de quatro oficinas oferecida pelo Programa de Pós-Graduação em História Política e Bens Culturais (FGV CPDOC/PPHPBC). As vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas em formulário próprio indicados abaixo. A confirmação da inscrição será informada posteriormente, por e-mail.

Haverá emissão de certificado de participação para cada oficina, desde que o participante assista todas as respectivas aulas. Conecte-se à sala virtual com o nome completo no seu perfil do Zoom (instruções disponíveis aqui).

 

Organização:

Financiamento: FAPERJ 

Programação

Agenda

AGOSTO

Modalidade: Online

23, 24 e 25 de agosto de 2023, das 9h às 13h  (12h/a)

Ciência de dados nas Ciências Sociais

Prof. Fernando Guimarães Ferreira (Twist Systems)

Este workshop foi desenhado para ser um diferencial na formação de quem é de humanas e não deseja ficar alheio às possibilidades abertas pela ciência de dados nas suas próprias pesquisas. Para isso, o aluno: Na aula 1, aprenderá sobre o que são Ciência de Dados, Machine Learning e Inteligência Artificial; as principais etapas do trabalho de um cientista de dados; como acessar dados de redes sociais e plataformas de dados abertos; o processamento de linguagem natural e sua relação com as humanidades sociais; além de realizar um exemplo de análise de sentimento. Na aula 2, será introduzido à Análise de Redes Complexas; à realização de análise de redes sociais; à descrição de uma rede e suas principais características através de métricas; à extração de informações como comunidades e principais centralidades; e também realizará uma análise com dados de redes sociais usando a ferramenta Gephi. Na aula 3, entenderá os princípios da Inteligência Artificial Generativa; os prós e contras da tecnologia; os impactos na sociedade; o funcionamento do ChatGPT e outras Ias; além de realizar exercícios com a API do ChatGPT e com IAs que manipulam imagens.

Inscreva-se:   https://www18.fgv.br/eventos/?P_EVENTO=6454&P_IDIOMA=0 Inscrições esgotadas

 

SETEMBRO

Modalidade: Online 

27, 28 e 29 de setembro de 2023, das 9h às 13h  (12h/a)

Mapas Digitais – visualização de dados geoespaciais

Prof. Abimael Cereda Junior (Geografia das Coisas/GDC)

O workshop tem como objetivo fornecer aos participantes uma compreensão teórica e prática da utilização das Geotecnologias para criação e visualização de dados geográficos. Ao final do curso, os participantes estarão aptos a aplicar técnicas de Geoprocessamento na análise de dados, identificar padrões espaciais, criar mapas interativos e utilizar esses recursos como ferramenta de comunicação de resultados de pesquisa. Serão avaliadas as potencialidades e limitações do emprego das Geotecnologias, permitindo aos participantes o desenvolvimento de projetos de visualização de dados geográficos.

Inscreva-se:   https://www18.fgv.br/eventos/?P_EVENTO=6431&P_IDIOMA=0  Inscrições esgotadas

 

OUTUBRO

Modalidade: Online

25, 26 e 27 de outubro de 2023, das 9h às 13h (12h/a)

Criação de Exposições Virtuais

Prof. Martim Passos (IMS)

Os participantes serão apresentados ao Protocolo Internacional de Interoperabilidade de Imagens (IIIF) e duas ferramentas relacionadas (biiif e Canopy) que permitem a criação de exposições virtuais. Será incentivado que os alunos tragam seus próprios materiais visuais, como documentos digitalizados, fotografias e mapas, juntamente com os metadados correspondentes, para serem incorporados em um produto digital atraente, acessível e compartilhável, com baixos requerimentos técnicos e custo zero. Ao final da oficina, serão exploradas outras possibilidades de disseminação que se abrem com a interoperabilidade dos materiais publicados.

Inscreva-se:  http://www.fgv.br/eventos/?P_EVENTO=6455&P_IDIOMA=0  Inscrições esgotadas

 

NOVEMBRO

Modalidade: Online

22, 23 e 24 de novembro de 2023, das 9h às 13h (12h/a)

Masterclass Sala de Histórias (Digital Storytelling nas Humanidades)

Prof. Fernando Palácios (ESPM)

Como aplicar uma estrutura que é usada para contar histórias há mais de 2500 anos; Reconhecer e selecionar suas histórias mais interessantes de acordo com o público que você quer impactar; Encaixar suas histórias nos melhores contextos e amarrá-las a outras; Usar ganchos para captar a atenção da audiência e até recuperar ao longo de um roteiro longo; Abrir loops mentais para instigar o interesse e elevar sua audiência ao nível de “atentos”; Votação de temas para personalizar o programa nos dias 23 e 24 de acordo com os interesses da turma.

Inscreva-se:   http://www.fgv.br/eventos/?P_EVENTO=6432&P_IDIOMA=0

 

 

 

Professores

  • Fernando Guimarães Ferreira -  cientista de dados e sócio-fundador da TWIST, formado em Engenharia Eletrônica e de Computação pela UFRJ e doutor em Inteligência Computacional pelo Programa de Engenharia Elétrica da COPPE. Participou da colaboração CERN-UFRJ por 8 anos, trabalhando no desenvolvimento de diversos sistemas, estando alocado no laboratório durante quatro vezes. A TWIST encontra-se no Parque Tecnológico da UFRJ e é especializada em integrar dados não-estruturados e aliá-los à inteligência computacional.
     
  • Abimael Cereda Júnior -  geógrafo e jornalista, com mestrado e doutorado em Engenharia Urbana, e especialização em Geoprocessamento. É pesquisador e docente em cursos de pós-graduação e extensão no Brasil e América Latina, além de consultor e palestrante pela Geografia das Coisas (Georesults Ltda.). Tem como área de pesquisa e atuação a incorporação da Inteligência Geográfica nos processos de planejamento e gestão público e privado, bem como o desenvolvimento e aplicação de métodos e técnicas para análise espacial de dados geográficos. Tem no seu portfólio cases em empresas, usinas, Institutos de Ciência e Tecnologia e Instituições de Ensino, além de Centros de Pesquisa, Prefeituras e Universidades.
     
  • Fernando Palácios - pioneiro do Storytelling no Brasil e professor ESPM no Centro de Inovação e Criatividade, onde ministrou o primeiro curso universitário sobre Storytelling e Transmídia. Desde 2010 já treinou mais de dez mil alunos em universidades, cursos in-company e em outros países como Londres, Holanda, Portugal e Peru. Alia os estudos com a prática e já realizou dezenas de cases que se tornaram referências para o setor. Lançou o Guia Completo do Storytelling, o livro mais profundo e detalhado sobre o assunto em língua portuguesa. Em 2017 viajou para a Índia, onde foi reconhecido com o World’s Best Story Tellers Award durante o maior congresso mundial de Recursos Humanos.

     
  • Martim Passos - É arquiteto e urbanista pela FAU USP (2017) e estudou Fotografia na Parsons The New School for Design (Nova Iorque) como bolsista do programa Ciências Sem Fronteiras (2014). Atualmente Martim trabalha no Instituto Moreira Salles, onde pesquisa soluções nas áreas de ciência de dados, processamento de imagens e difusão online. Foi gerente do projeto "Vistas Situadas do Rio de Janeiro", uma colaboração financiada pela Getty Foundation entre o IMS e a plataforma imagineRio, idealizada por professores de humanidades da Rice University (Houston), tendo participado da Conferência Anual do IIIF (2021) e do 27º Congresso Mundial de Arquitetura (UIA 2020 Rio) como porta-voz do projeto.
     

 

Local


As aulas serão online. Verifique as informações acima.