Eventos

19 out

Pós-graduação, LHuD

Ciclo de Oficinas em Humanidades Digitais do PPHPBC

Data
19/10/2022 até 25/11/2022
Horário
09h:00 até 13h:00
Local
Online. Inscreva-se abaixo
Sobre o Evento

 Oficinas em Humanidades Digitais

Setembro a Novembro de 2022

A série de três Oficinas oferecida pelo Programa de Pós-Graduação em História Política e Bens Culturais (FGV CPDOC/PPHPBC) destina-se ao corpo discente e docente da instituição. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas em formulário próprio indicados abaixo. A confirmação da inscrição será informada posteriormente, por e-mail.

Haverá emissão de certificado de participação para cada oficina, desde que o participante assista 100% das respectivas aulas e se conecte à sala virtual com o nome completo no seu perfil do Zoom (instruções disponíveis aqui).

 

Organização:

Financiamento: FAPERJ

Programação

Agenda

SETEMBRO

Online | Oficina

14, 15 e 16 de setembro de 2022, das 9h às 13h  (12h/a)

Mapas Digitais – visualização de dados geoespaciais

Prof. Abimael Cereda Junior (Geografia das Coisas/GDC)

A Geografia é área importante para análise de dados históricos, políticos e sociais, e seu conhecimento pode ser ainda mais potencializado nos trabalhos de historiadores e cientistas sociais. A visualização de dados georreferenciados chama a atenção para padrões existentes nas informações e contribui para aprimorar a comunicação dos resultados da pesquisa. Na atualidade, diversos recursos, a exemplo dos Sistemas de Informação Geográfica, podem ser utilizados para a criação de mapas dinâmicos. A Oficina propõe-se a introduzir conceitos, métodos e ferramentas para visualização espacial e explora questões concretas de pesquisa, mostrando o potencial e as limitações do emprego dessa metodologia.

Inscreva-se até o dia 9 de setembro:  https://forms.office.com/r/FwaMedN8UD
(Teremos cadastro de reserva)

 

OUTUBRO

Online | Oficina

19, 20 e 21 de outubro de 2022, das 9h às 13h (12h/a)

Digital Storytelling nas Humanidades

Prof. Fernando Palácios (ESPM)

A Oficina visa introduzir ao Digital Storytelling, habilidade de contar histórias por meio de imagens, áudios e desenhos, com um conteúdo relevante e de fácil compartilhamento. A oficina procura despertar essa capacidade nos alunos, já que pode potencializar a fluência da comunicação e a desenvoltura na expressão de ideias. Abordam-se no curso os conceitos principais, os tipos de narrativas, as técnicas e as ferramentas que apoiam a criação dessas histórias relatadas oralmente, gravadas e publicadas na web.

Inscreva-se até o dia 17 de outubro:  https://forms.office.com/r/v01eiTH9fm
(Teremos cadastro de reserva)

 

NOVEMBRO

Online

23, 24 e 25 22, 23 e 24 de novembro de 2022, das 9h às 13h (12h/a)

Criação de Exposição Virtual

Prof. Martim Passos (IMS)

A Oficina objetiva capacitar os alunos na organização e na difusão do material de pesquisa, por meio de dossiês contendo uma série múltipla de documentos e mídias. No primeiro dia serão apresentadas algumas ferramentas de criação de exposições virtuais compatíveis com o protocolo de interoperabilidade IIIF, capaz de enriquecer a experiência de navegação pelas imagens. Na sequência os participantes terão a chance de criar sua própria exposição com Wax, uma solução com baixos requerimentos técnicos e computacionais focada em longevidade, baixos custos e flexibilidade.

Inscreva-se até o dia 21 de novembro:  https://forms.office.com/r/035TSKv7YF
(Teremos cadastro de reserva)

 

 

 

Professores

  • Abimael Cereda Júnior -  geógrafo e jornalista, com mestrado e doutorado em Engenharia Urbana, e especialização em Geoprocessamento. É pesquisador e docente em cursos de pós-graduação e extensão no Brasil e América Latina, além de consultor e palestrante pela Geografia das Coisas (Georesults Ltda.). Tem como área de pesquisa e atuação a incorporação da Inteligência Geográfica nos processos de planejamento e gestão público e privado, bem como o desenvolvimento e aplicação de métodos e técnicas para análise espacial de dados geográficos. Tem no seu portfólio cases em empresas, usinas, Institutos de Ciência e Tecnologia e Instituições de Ensino, além de Centros de Pesquisa, Prefeituras e Universidades.
     
  • Fernando Palácios - pioneiro do Storytelling no Brasil e professor ESPM no Centro de Inovação e Criatividade, onde ministrou o primeiro curso universitário sobre Storytelling e Transmídia. Desde 2010 já treinou mais de dez mil alunos em universidades, cursos in-company e em outros países como Londres, Holanda, Portugal e Peru. Alia os estudos com a prática e já realizou dezenas de cases que se tornaram referências para o setor. Lançou o Guia Completo do Storytelling, o livro mais profundo e detalhado sobre o assunto em língua portuguesa. Em 2017 viajou para a Índia, onde foi reconhecido com o World’s Best Story Tellers Award durante o maior congresso mundial de Recursos Humanos.

     
  • Martim Passos - É arquiteto e urbanista pela FAU USP (2017) e estudou Fotografia na Parsons The New School for Design (Nova Iorque) como bolsista do programa Ciências Sem Fronteiras (2014). Atualmente Martim trabalha no Instituto Moreira Salles, onde pesquisa soluções nas áreas de ciência de dados, processamento de imagens e difusão online. Foi gerente do projeto "Vistas Situadas do Rio de Janeiro", uma colaboração financiada pela Getty Foundation entre o IMS e a plataforma imagineRio, idealizada por professores de humanidades da Rice University (Houston), tendo participado da Conferência Anual do IIIF (2021) e do 27º Congresso Mundial de Arquitetura (UIA 2020 Rio) como porta-voz do projeto.