Eventos

01 jun

Graduação, Pós-graduação, LHuD

Escola de Inverno em Humanidades Digitais e Ciências Sociais Computacionais

Data
01/06/2022 - 22/08/2022
Horário
14h:00 até 18h:00
Local
Online/Presencial. Fundação Getulio Vargas. Praia de Botafogo, 190 - Botafogo, Rio de Janeiro.
Sobre o Evento

Escola de Inverno em Humanidades Digitais e Ciências Sociais Computacionais

Junho a Agosto de 2022

O Laboratório de Humanidades Digitais da Escola de Ciências Sociais FGV CPDOC tem o prazer de convidar a comunidade interessada a participar da Escola de Inverno em Humanidades Digitais e Ciências Sociais Computacionais, uma iniciativa do projeto “Ciência de Dados e Ciências Sociais”, financiado pelo Programa Capes-PrInt.

A Escola conta com oficinas e palestras em português e em inglês, que acontecem de forma espaçada entre junho e agosto de 2022, em formato virtual (síncrono), híbrido e presencial, na cidade do Rio de Janeiro. As sessões serão realizadas no fuso horário de Brasília, DF (GMT-3).

É organizada em formato modular e complementar a fim de facilitar a participação em palestras e cursos de interesse. Dessa forma, cada sessão é independente e requer inscrição individual, permitindo aos participantes escolher que combinações de cursos realizar, a partir da sua disponibilidade. Os certificados de participação especificarão em quais atividades, exatamente, os participantes tomaram parte.

Seu objetivo é promover habilidades técnicas e incentivar a formação de redes entre pares que trabalham com métodos computacionais e ferramentas digitais nas Ciências Sociais, na História e em instituições culturais, como arquivos, museus e centros de documentação. 

 

Este evento tem o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.

Programação

Agenda

JUNHO

Online | Oficina

Quartas e Sextas (14h - 17h), 1º de junho – 1º de julho de 2022

Oficina Introdução à programação em Python (30h/a)

Prof. Dr. Renato Souza (FGV CPDOC, Brazil)

Saiba mais

 

Online | Palestra 

Segunda, 27 de junho de 2022 (14h - 16h)

Palestra Web semântica e Acervos Digitais

Prof. Dr. Renato Souza (FGV CPDOC, Brazil)

Debatedora: Suemi Higuchi (FGV CPDOC, Brazil)

Saiba mais

 

JULHO

Híbrido | Palestra 

Segunda, 4 de julho de 2022 (14h - 16h)

O que significa ser um cientista (de dados) social no século XXI? Tendências históricas e recentes

Prof. Dr. Victor Araújo (University of Zurich, Switzerland, e Capes PrInt Fellow na FGV CPDOC)

Debatedor: Jairo Nicolau (FGV CPDOC, Brazil) & Jimmy Medeiros (FGV CPDOC, Brazil).

Saiba mais

 

Presencial | Oficina

Quartas e Quintas (14h - 16h), 6 de julho – 28 de julho de 2022 

Uma introdução ao uso combinado de métodos qualitativos e quantitativos nas Ciências Sociais (16h/a)

Prof. Dr. Victor Araújo (University of Zurich, Switzerland, e Capes PrInt Fellow na FGV CPDOC)

Saiba mais

 

Online | Oficina

Segunda à sexta (15h - 18h), 25 de julho – 5 de agosto de 2022

Oficina Aplicação da programação em Python (30h/a)

Prof. Dr. Renato Souza (FGV CPDOC, Brazil)

Inscreva-se aqui

 

Online | Sessão de informação

Quarta (9h - 11h), 20 de julho de 2022

Sessão Bilíngue de Informação: O IIIF para a área de Patrimônio Cultural

Dr. Caterina Agostini (Princeton University) e Martim Passos (Instituto Moreira Salles)

Saiba mais

 

AGOSTO

Híbrido | Palestra 

Segunda, 8 de agosto de 2022 (14h - 16h)

Computational skills for Social Scientists: expectations and challenges

Prof. Dr. José Manuel Magallanes (University of Washington, US; Pontificia Universidad Católica del Perú, Peru e Capes PrInt Fellow na FGV CPDOC)

Debatedor: Eduardo Mello (FGV RI, Brazil)

Saiba mais

 

Presencial | Oficina

Terças e Quintas, 9 – 25 de agosto de 2022 (13h - 16h)

Tools for Reproducibility in Data Intensive Social Science Projects (18h/a)

Prof. Dr. José Manuel Magallanes (University of Washington, US; Pontificia Universidad Católica del Perú, Peru e Capes PrInt Fellow na FGV CPDOC)

Inscreva-se em breve

 

Presencial | Oficina

Quartas e Sextas, 3 – 26 de agosto de 2022 (14h - 16h)

Introduction to Data-driven Research Methodologies for Digital Humanities: frameworks, practices & applications (16h/a)

Prof. Dr. Amelie Dorn (University of Vienna, Austria e Capes PrInt Fellow na FGV CPDOC), em colaboração com Prof. Dr. Renato Souza (FGV CPDOC, Brazil)

Inscreva-se em breve

 

Híbrido | Palestra

Segunda, 15 de agosto de 2022

Digital Humanities & archives in Austria – insights into methods, tools & practices

Prof. Dr. Amelie Dorn (University of Vienna, Austria)

Debatedor: Renato Rocha (FGV CPDOC, Brazil)

Inscreva-se em breve

 

Professores, palestrantes e debatedores

  • Amelie Dorn -  Mestre e Doutora em Linguística pelo Trinity College Dublin. Tem graduação em Francês, Espanhol e Português, além de um Mestrado em Estudos Europeus pela University College Dublin (UCD). Em 2022, é Pesquisadora Visitante na FGV CPDOC, com financiamento do Programa CAPES-PrInt. Desde 2015, é Pesquisadora Sênior do Centro Austríaco de Humanidades Digitais da Academia Austríaca de Ciências (ACDH-OeAW). Seu foco recai sobre métodos de pesquisa e inovação para ampliar o acesso a acervos culturais. De 2019 a 2021, ela também atuou como Investigadora Principal do Projeto ChIA – acessando e analisando imagens culturais com novas tecnologias.
     
  • Caterina Agostini - Caterina Agostini é Gerente de Projetos do Centro de Humanidades Digitais da Princeton University e Associada de Pós-Doutorado no Centro de Estudos The Thomas A. Edison Papers da Rutgers University. Ela é Doutora pela Rutgers e seu manuscrito de livro examina as primeiras narrativas científicas modernas e produções culturais na Itália. Como co-presidente do IIIF Outreach Community Group, Caterina defende a expansão do alcance do International Image Interoperability Framework (IIIF) e a inclusão de comunidades e idiomas sub-representados. Dr. Agostini publicou em edições digitais, métodos geoespaciais, patrimônio cultural e história da ciência. Ela colaborou em projetos computacionais em Princeton, na Rutgers, no grupo New York City Digital Humanities, na Europeana e no PHAROS, o consórcio de arquivos fotográficos liderado pela Frick Collection.
     
  • Eduardo Mello -  Doutor pela London School of Economics e Graduado e Mestre pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Eduardo Mello é Professor Adjunto na Escola de Relações Internacionais da FGV, onde também atua como Coordenador da Graduação. Seus interesses de pesquisa incluem governança, políticas distributivas, educação, corrupção, clientelismo e a economia política da provisão de bens públicos. Atualmente, Eduardo está trabalhando em um projeto de pesquisa sobre o uso da corrupção nas novas democracias.
     
  • Jairo Nicolau - Doutor em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) e Professor Titular na FGV CPDOC. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1985) e mestrado em Ciência Política pelo IUPERJ (1991). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Estudos Eleitorais e Partidos Políticos, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema partidário, partidos, eleições, câmara dos deputados e sistema eleitoral. Seu mais recente livro publicado intitula-se “O Brasil dobrou à direita: Uma radiografia da eleição de Bolsonaro em 2018” (Zahar, 2020).
     
  • Jimmy Medeiros - Doutor em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela Escola Nacional de Ciências Estatística (ENCE) do IBGE e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Sua tese aproxima os modelos de proteção social existentes no Brasil e Chile, considerando a década de 1980 como ponto de partida para a análise comparativa.  É Pesquisador, Coordenador de Ensino de Graduação e Professor de Pós-Graduação na FGV CPDOC.
     
  • José Manuel Magallanes-Reyes - Doutor em Ciências Sociais Computacionais (George Mason, EUA) e Doutor em Psicologia (UNMSM, Peru). Autor de "Introduction to Data Science for Social and Policy Research: Collecting and Organizing Data with R and Python" e de "Data Visualization for Social and Policy Research: A Step-by-Step Approach Using R and Python", publicados pela Cambridge University Press. Especialista em abordagens computacionais para políticas públicas e decisões políticas. É Professor Visitante na Evans School for Public Policy and Governance Senior Data Science Fellow no eScience Institute, ambos da Universidade de Washington, além de Professor da Universidade Católica do Peru. Membro da Leadership for Networked World, Harvard-Kennedy School of Government.
     
  • Juliana Marques - Doutora em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), com graduação em Ciências Sociais e mestrado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Durante o doutorado, foi visitante no Departamento de Ciência Política da Universidade de Zurique, na Suíça. É Coordenadora de Pesquisa na Escola de Ciências Sociais FGV CPDOC desde 2020 e faz parte do Laboratório de Humanidades Digitais. Seus interesses de pesquisa incluem Humanidades Digitais, Ciência Cidadã, Sociologia Histórica e Políticas Sociais.
     
  • Martim Passos - É arquiteto e urbanista pela FAU USP (2017) e estudou Fotografia na Parsons The New School for Design (Nova Iorque) como bolsista do programa Ciências Sem Fronteiras (2014). Atualmente Martim trabalha no Instituto Moreira Salles, onde pesquisa soluções nas áreas de ciência de dados, processamento de imagens e difusão online. Foi gerente do projeto "Vistas Situadas do Rio de Janeiro", uma colaboração financiada pela Getty Foundation entre o IMS e a plataforma imagineRio, idealizada por professores de humanidades da Rice University (Houston), tendo participado da Conferência Anual do IIIF (2021) e do 27º Congresso Mundial de Arquitetura (UIA 2020 Rio) como porta-voz do projeto.
     
  • Renato Souza  - Pesquisador e Cientista de Dados com mais de 20 anos de experiência em Ciência da Informação, Matemática Aplicada e Ciência da Computação. Professor Titular da FGV CPDOC. Renato é bacharel em Engenharia Elétrica, com duas especializações em Tecnologia e Educação, mestrado em Engenharia de Produção e Doutorado em Ciência da Informação. Possui vasta experiência internacional, atuando como Visiting Fellow (University of South Wales, UK), Visiting Researcher (Columbia University, NY) e Scientific Researcher (ÖAW, Áustria). Ele também trabalhou em Universidades Federais e Privadas, K-12 e escolas de ensino médio, além de empresas privadas, Think Thanks, startups e como consultor. 
     
  • Suemi Higuchi - Doutora em Linguística pela PUC-Rio, com ênfase em Linguística Computacional, mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), pós-graduada (MBA) em Gestão de Negócios e Tecnologia da Informação pela FGV, bacharel em História pela UFF. Durante o Doutorado, realizou estágio sanduíche no Department of Literature, Area Studies and European Languages da Universidade de Oslo (ILOS/UiO). É uma das co-organizadoras do I Congresso Internacional em Humanidades Digitais no Rio de Janeiro, o HDRio2018. Tem artigos publicados na Digital Humanities Quarterly, na International Journal on Digital Libraries, na H2D|Revista de Humanidades Digitais, entre outras revistas.
     
  • Victor Araújo - Pesquisador Sênior no Departamento de Ciência Política da Universidade de Zurique (UZH), Suíça, onde pesquisa diversos temas na interseção entre economia, ciência política e políticas públicas. Em geral, utiliza modelos estatísticos e ferramentas de big data e ciência de dados para investigar como o voto dos indivíduos pode ser afetado por aspectos econômicos e sociais. Sua tese de doutorado, defendida em 2019, recebeu o prêmio Capes (Ministério da Educação) de melhor trabalho na área de Ciência Política e Relações Internacionais, bem como menção honrosa no concurso de teses da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS). Em 2022, lançou o livro "A Religião Distrai os Pobres? O voto econômico de joelhos para a moral e os bons costumes", pela editora Edições 70 (Grupo Almedina Brasil).
     

 

Local

Online/Presencial. Fundação Getulio Vargas. Praia de Botafogo, 190 - Botafogo, Rio de Janeiro.