A- A+

Coordenação do CPDOC em São Paulo

CPDOC EM SÃO PAULO: 6 ANOS
CPDOC em São Paulo

Há seis anos a Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV/CPDOC) está presente na capital paulista. Através da Coordenação do CPDOC em São Paulo, criada em abril de 2009, a Escola promove o debate público, a produção e a difusão de conhecimento e o ensino na graduação e pós-graduação na área de Ciências Sociais, História e Relações Internacionais.

Centro de Relações Internacionais e Grupo de Estudos

Professores e pesquisadores do Centro de Relações Internacionais da FGV, sediado no CPDOC, atuam intensamente em São Paulo, com o principal objetivo de aumentar a excelência do estudo das Relações Internacionais no Brasil. O CPDOC em São Paulo também abriga o Grupo de Estudos de Política Internacional, que organiza regularmente conversas abertas ao público sobre pesquisas e estudos relacionados ao tema.

Pesquisa e Produção

O CPDOC em São Paulo desenvolve, desde seu início, um amplo e variado conjunto de pesquisas, várias delas em parceria com outras escolas da FGV:

  • Trajetória e pensamento das elites empresariais de São Paulo;
  • Trajetória e pensamento das elites do agronegócio brasileiras;
  • História Oral do Campo Jurídico em São Paulo;
  • Futebol, Memória e Patrimônio: projeto de constituição de um acervo de entrevistas de história oral para o Museu do Futebol;
  • Mapeando Torcidas Organizadas: pertencimento clubístico, dinâmicas de confronto e distribuição territorial no espaço urbano do Rio de Janeiro;
  • Territórios do Torcer;
  • A evolução das normas globais e a Responsabilidade de Proteger;
  • Governança Global no século 21;
  • A política externa das potências emergentes;
  • O Brasil em Crises Internacionais;
  • A União Europeia em um Mundo em Transformação: O Futuro das Relações Brasil-EU

Esses projetos de pesquisa resultaram na publicação de livros, capítulos de livros, artigos acadêmicos e artigos em jornais e revistas de grande circulação nacional e internacional. Destacam-se os seguintes livros: “Elites Empresariais Paulistas: Depoimentos à FGV”, “IBSA: The Rise of Global South?”, “Multilateralismo nas Relações Internacionais: visões cruzadas”, “The Country of Football: politics, popular culture & the beautiful game in Brazil” e “The BRICS and the Future of Global Order”. Os pesquisadores também publicaram em jornais como O Globo, Folha de São Paulo, Estado de São Paulo e Valor Econômico, além de outros na Europa, África e Ásia.

No contexto dos projetos foram produzidas mais de 300 horas de entrevistas de História Oral, que integram o acervo do CPDOC, em grande parte já disponível em nosso Portal (www.fgv.br/cpdoc).

Eventos

Durante esses seis anos, o CPDOC em São Paulo organizou mais de 40 eventos que reuniram pesquisadores, políticos, jornalistas e estudantes. Dentre estes, podemos destacar palestras com Samuel Pinheiro Guimarães (ex-Secretário Geral do Ministério de Relações Exteriores), Nelson Jobim (ex-Ministro da Defesa), Marco Aurélio Garcia (Assessor Especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais), Stephen M. Walt (Harvard University), Graça Foster (Presidente da Petrobrás), Stefan Rinke (Freie Universität Berlin) e Nuno Monteiro (Yale University), além de embaixadores, políticos e acadêmicos de várias partes do mundo.

A maioria dos eventos é aberta ao público e os participantes são oriundos das mais variadas instituições. Os temas das palestras são contemporâneos e de grande importância nos estudos das ciências sociais. Por meio dos eventos, busca-se difundir publicamente o conhecimento adquirido pelas pesquisas realizadas no CPDOC em São Paulo.

>> Veja a lista completa de eventos realizados em São Paulo aqui.

Parceiros e Financiadores

Para ampliar as fronteiras e aperfeiçoar as atividades do CPDOC em São Paulo, contamos, ao longo do tempo, com importantes parcerias institucionais com outras escolas e unidades da FGV, além de parceiros externos, como Museu do Futebol, Embaixada da Índia, Global Public Policy Institute, Carnegie Endowment for International Peace, Instituto Fernando Henrique Cardoso, Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Ministério de Relações Exteriores da Republica da Coreia, e o Centro de Referência do Futebol Brasileiro. Além de recursos da própria FGV, o CPDOC em São Paulo também contou com financiadores externos como a FAPESP, Fundação Volkswagen, Fundação Bosch e Fundação Humanity United.

Ensino

Um dos objetivos dos CPDOC em São Paulo é apoiar a formação na área das Ciências Sociais. Para tal, oferecemos cursos de pós-graduação lato sensu e disciplinas nos cursos de graduação da Fundação, no campo da sociologia e da história social brasileira.

Para os alunos da graduação também é oferecido, pelo Centro de Relações Internacionais, a Formação Complementar em Relações Internacionais, que permite que os alunos das Escolas da FGV tenham acesso a uma abordagem interdisciplinar das Relações Internacionais combinada com as especialidades de cada graduando. A Formação começou a ser oferecida no segundo semestre de 2010, tendo por este período já passado pelo programa mais de 2.000 alunos, distribuídos em 56 turmas.

Anualmente, em janeiro, alunos de graduação da FGV em São Paulo viajam por duas semanas ao Rio de Janeiro e se beneficiam do curso de verão em História do Brasil Republicano, organizado pela Escola de Ciências Sociais. O curso de verão inclui aulas internas e externas e conta no currículo de graduação dos cursos de São Paulo como uma disciplina eletiva.

No ensino da pós-graduação, o CPDOC em São Paulo coordena três cursos lato sensu: MBA em Bens Culturais: Cultura, Economia e Gestão, em Cinema Documentário e MBA em Relações Internacionais, tendo até o final de 2015 aberto doze turmas.

Depoimentos

Nesses seis anos, o CPDOC em São Paulo contou com funcionários, estagiários, professores e pesquisadores de muitos países que contribuíram ativamente para a excelência de nossas atividades e o prestígio de uma instituição reconhecida internacionalmente como um dos mais importantes Think Tanks do mundo. Veja aqui alguns depoimentos daqueles que passaram pelo CPDOC em São Paulo.

Oliver Stuenkel, coordenador do CPDOC em São Paulo: “A Escola de Ciências Sociais (CPDOC) é a única escola da Fundação com presença efetiva tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo, gerando sinergias e benefícios importantes para nossas atividades em ambas as cidades”.

Bernardo Borges Buarque de Hollanda, coordenador do MBA em Bens Culturais: “A presença do CPDOC em São Paulo descortina novos horizontes da pesquisa social e potencializa parcerias com instituições sediadas na cidade”.

Marcos Tourinho, ex-pesquisador visitante: “Como pesquisador visitante no CPDOC em São Paulo, pude observar o grande potencial da instituição na cidade: servir como base e centro de referência nacional para a pesquisa e o debate em relações internacionais, história e ciências sociais”.

Joice Barbaresco, estagiária de pesquisa: “O que mais me encanta em trabalhar no CPDOC é a oportunidade de entrar em contato com ricas pesquisas na área de relações internacionais e ciências sociais. Participo de inúmeras atividades, que vão desde a organização de eventos acadêmicos até pesquisas minuciosas, as quais me permitem crescer profissional e intelectualmente”.

Rafael Leite, aluno da Formação Complementar em Relações Internacionais: “As matérias oferecidas pelo CPDOC foram muito importantes para minha formação acadêmica e pessoal. Sou aluno de administração pública e acredito que estas disciplinas não só me proporcionaram uma perspectiva global dos desafios enfrentados pela comunidade internacional como me muniram de insumos que me auxiliam na análise de políticas públicas em perspectiva internacional comparada. Recomendo aos alunos que cursem a Formação Complementar e aproveitem a oportunidade para interagir com outras escolas da Fundação e discutir com maior profundidade relações internacionais”.

Contato

Para saber e participar de nossas atividades basta ficar atento aos nossos canais de comunicação que são diariamente alimentados com informações sobre nossos cursos, eventos, pesquisas e publicações.

Principais canais de comunicação:

Facebook: http://www.facebook.com/cpdoc.fgv
Twitter: @cpdocfgv
Telefones: (11) 3799-3755
email: cpdoc.sp@fgv.br
site: http://cpdoc.fgv.br/

 

  Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais   


CPDOC EM SÃO PAULO

cpdoc.sp@fgv.br
Tel.: (11) 3799-3755
Avenida Paulista, 1471
Bela Vista - São Paulo
CEP: 01311-200

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap