A- A+

A Revolução de 1930

A PRODUÇÃO ACADÊMICA: ARTIGOS E LIVROS

ARTIGOS E LIVROS:

  • A REVOLUÇÃO de 30: seminário internacional / Brasília: Ed. Universidade de Brasília, c1982. 722p. il. (Coleção Temas Brasileiros: 54)
    Os trabalhos que integram este livro foram apresentados durante o Seminário sobre a Revolução de 1930 promovido pelo CPDOC, no Rio de Janeiro, entre 22 e 25 de setembro de 1980. [...] Contando com a participação de especialistas do CPDOC e de outras instituições brasileiras e estrangeiras, a reunião teve por objetivo avaliar a importância, o significado e as implicações do movimento revolucionário de 30 no processo de modernização da sociedade brasileira, bem como identificar suas repercussões nos diversos segmentos sociais e na estrutura do poder.

  • REPENSANDO o Estado Novo. Organizadora: Dulce Pandolfi. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, 1999. 346 p.
    Através dste livro, resultante do seminário "Estado Novo: 60 anos", realizado no Rio de Janeiro em novembro de 1997, o leitor entrará em contato com dimensões diversas do Estado Novo. Os personagens, as instituições, as questões e as abordagens aqui presentes são os mais variados. A proposta é registrar a passagem dos 60 anos do início do Estado Novo com uma reflexão multidisciplinar que ajude a compreender os debates sobre as reformas em curso no país. Assim, historiadores, antropólogos, sociólogos, cientistas políticos, economistas e juristas reuniram-se para analisar o Estado Novo à luz não só de suas inovações e permanências em relação ao passado, mas sobretudo de suas rupturas e continuidades em relação ao Brasil de hoje.

  • REGIONALISMO e centralização política: partidos e constituinte nos anos 30 / Coordenação Ângela de Castro Gomes... [et al]. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980. 501p.
    O livro acompanha os tumultuados anos posteriores à Revolução de 30, nos quais o confronto das forças oligárquicas com o tenentismo resultou em um novo pacto político com a convocação da Assembléia Nacional Constituinte (1933) e a promulgação da Constituição de 1934. A análise dos debates travados na ocasião esclarece um momento da história brasileira recente e, em particular, o jogo político-partidário nos anos trinta.

 

PÁGINAS DO DOSSIÊ JK:
Dossiê A Era Vargas
Os links abaixo foram selecionados do dossiê A Era Vargas I, uma seção especial deste portal que fala sobre o primeiro governo de Getúlio Vargas.

 

PÁGINAS DO FATOS & IMAGENS:
Dossiê Fatos & Imagens
O link abaixo leva ao artigo ilustrado do Fatos & Imagens , seção do portal que explica, de forma simples e elucidativa, fatos e conjunturas que marcaram a história do Brasil republicano.

  Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais   

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap
randomness