CPDOC   |   FGV
Programa de Monitoria Voluntária (MV)

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Agradecemos a todos os candidatos participantes e informamos abaixo o resultado final:

Disciplina Aluno(a) selecionado(a)
Um antropólogo na cidade: a obra de Gilberto Velho Anna Beatriz Oliveira Menezes Costa
Laboratório de Análise de dados Ian Vaz Araujo
Formação do Mundo Contemporâneo Ana Beatriz Rodrigues de Bastos Villela
Antropologia 3 Marcelo de Medeiros Reis Filho
Antropologia 1 Renê Bastos Ventura
Método Qantitativo 2 Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares Netto

 


 

Edital simplificado de seleção de Monitor(a) Voluntário(a) para as disciplinas de Graduação

O Programa de Monitoria Voluntária (MV) da Escola de Ciências Sociais FGV CPDOC é um Programa semestral com o objetivo de estimular e fomentar a iniciação à docência no ensino superior. É destinado aos alunos e alunas do bacharelado em Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas e objetiva contribuir com a formação discente, desenvolvendo novas experiências e habilidades profissionais através da realização de um conjunto de atividades.

ECS-2020.2-Programa_Monitoria_Voluntaria.pdf   

1. Disposições gerais:

1.1 Monitoria Voluntária é uma atividade discente, cujo objetivo é auxiliar o professor nas atividades de ensino do semestre letivo no âmbito de uma disciplina. O(a) monitor(a) voluntário(a) deve acompanhar e monitorar os grupos de estudantes para aprimorar a qualidade do ensino de graduação. Visa intensificar e assegurar a cooperação entre estudantes e professores nas atividades básicas das disciplinas de graduação.

1.2 O(a) monitor(a) voluntário(a) é o(a) estudante do curso de Ciências Sociais da FGV que realiza as atividades delimitadas na proposta de monitoria a que está associado, sem ter o direito a qualquer tipo de remuneração em decorrência do exercício das atividades desempenhadas no âmbito do Programa de Monitoria Voluntária.

2. Normas gerais:

2.1 A participação na Monitoria Voluntária está condicionada à candidatura do discente e o aceite do docente, bem como o atendimento dos critérios estabelecidos neste Edital.

2.2 O monitor voluntário deve atender aos seguintes requisitos:

I – Exercer as tarefas conforme plano de trabalho elaborado pelo docente orientador;

II – Cumprir 6 (seis) horas semanais de atividades de monitoria, distribuídas de acordo com o planejamento estabelecido com docente orientador, respeitada as suas atividades acadêmicas, e obrigações letivas, de forma a não prejudicar o seu desenvolvimento e sua participação nas disciplinas em que está matriculado como discente;

III – Pode executar uma série de atividades, como: apoio no processo de ensino-aprendizado das disciplinas; apoio em aulas práticas e nos laboratórios; auxílio na resolução de exercícios e atividades práticas; auxílio em solução de dúvidas entre outras, conforme definido em cada proposta de monitoria da disciplina.

IV – Apresentar ao professor orientador relatório final das atividades desempenhadas, abordando de forma breve uma avaliação do seu desempenho, da orientação recebida e como esta atividade contribuiu com o seu desenvolvimento acadêmico e profissional;

V – O relatório final deve ser enviado para a Comissão de acompanhamento das atividades da Monitoria Voluntária;

VI – O(A) monitor(a) voluntário(a) deverá entregar o relatório de participação no Programa de MV, mesmo que conclua o prazo do semestre letivo.

2.3 O(A)aluno(a)selecionado(a) como monitor(a) voluntário(a) poderá ser substituído(a) a qualquer momento, conforme vontade do docente ou do discente.

2.4 O docente deverá orientar periodicamente as atividades do(a) monitor(a) voluntário(a) de maneira a estimular o interesse pela carreira docente em nível superior.

2.5 O docente deve elaborar o Plano de monitoria, descrevendo as atividades a serem desenvolvidas pelo(a) monitor(a) voluntário(a).

2.6 Ao final do semestre letivo, o docente orientador do monitor(a) voluntário(a) deverá emitir uma declaração de participação no Programa de Monitoria Voluntária, indicando o nome da disciplina, o ano e semestre letivo de participação e informar o total de 24 horas mensais empenhadas nesta atividade. O modelo da declaração de participação no Programa de Monitoria Voluntária será publicada em breve.

2.6 Os casos omissos ou situações não previstas nos processos de seleção serão resolvidos pela Comissão de acompanhamento das atividades da Monitoria Voluntária.

3. Disciplinas com interesse em receber o(a) Monitor(a) Voluntário(a):

 

Disciplina Professor(a)
Um antropólogo na cidade: a obra de Gilberto Velho Celso Castro e Silvia Monnerat
Laboratório de Análise de dados Jimmy Medeiros
Formação do Mundo Contemporâneo Américo Freire
Antropologia 3 Celso Castro e Silvia Monnerat
Antropologia 1 Lucas Freire

4. Inscrições para o Programa de Monitoria Voluntária:

4.1 As inscrições para o Programa de Monitoria Voluntária serão feitas através do portal da Escola de Ciências Sociais FGV CPDOC, em link e formulário disponibilizados para o presente edital.

4.2 O formulário de inscrição vai exigir a escolha de apenas um projeto de monitoria voluntária; anexo do histórico escolar digital e de uma breve carta de intenção.

4.2 As inscrições para o Programa de Monitoria Voluntária ocorrerão entre o dia 27 e 29 de julho de 2020.

5. Processo seletivo para o Programa de Monitoria Voluntária:

5.1 O docente que propôs vai realizar entrevista com os(as) interessados(as) no projeto de monitoria voluntária entre os dias 30 e 31 de julho de 2020.

5.2 O resultado da seleção para o Programa de Monitoria Voluntária será disponibilizado no dia 03 de agosto de 2020 no site da Escola de Ciências Sociais FGV CPDOC.

 

 

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2020. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede