A- A+

O Governo de Juscelino Kubitschek

<<  Tom Jobim

Compositor, arranjador e maestro, Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 1927. Começou a estudar piano aos 14 anos com o alemão Hans Koellreutter, introdutor da música dodecafônica no Brasil. Enquanto completava seus estudos, foi pianista em casas noturnas do bairro de Copacabana. Destacou-se com a composição "Teresa da Praia" (1954), em parceria com Billy Blanco, e dois anos depois criou canções para a peça Orfeu da Conceição, de Vinícius de Moraes.

Suas primeiras composições, com letra do mesmo poeta Vinícius, integram o disco Canção do Amor Demais (1958), de Elizeth Cardoso, considerado como o marco inicial da bossa nova. Em 1962 participou do Festival de Bossa Nova no Carnegie Hall de Nova York. Em 1963 compôs a música "Garota de Ipanema" com letra do parceiro Vinicius, que veio a se tornar uma das canções mais conhecidas e gravadas em todo o mundo. Em 1967, gravou o disco Francis Albert Sinatra & Antônio Carlos Jobim. Nos Estados Unidos, trabalhou com músicos e intérpretes como Stan Getz, Ella Fitzgerald, Andy Williams e Nelson Riddle.

Considerado um dos principais compositores brasileiros de todos os tempos, reconhecido internacionalmente, é autor de clássicos da música popular brasileira, como "Desafinado" e "Samba de uma Nota Só", com letras de Newton Mendonça, "Corcovado", "Sabiá" e "Retrato em Branco e Preto", com letras de Chico Buarque de Holanda e "Águas de Março", entre outros. Faleceu em 1994.

  Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais   

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede