A- A+

Fatos e Imagens: artigos ilustrados de fatos e conjunturas do Brasil

Fatos & Imagens > Pacote de Abril

Pacote de Abril

Presidente Ernesto Geisel e gal. Médici, seu antecessor na Presidência. Considerado o ano-chave no processo de abertura do regime militar, 1977 se abriu com discursos do presidente Ernesto Geisel (1974-79) anunciando medidas de "arrocho" na economia, indispensáveis para a redução da inflação e do endividamento externo. O temor de que as reações sociais às restrições econômicas fossem exploradas politicamente pode explicar a retranca do governo no campo político.

Reprodução da capa da revista Veja, primeira edição após a decretação do ¨pacote¨. 6 abr. 1977. Deixada de lado nos discursos oficiais, a abertura sofreu rudes golpes nesse início de ano. No dia 8 de fevereiro de 1977, depois de uma série de incidentes, o ministro da Indústria e Comércio, o empresário paulista Severo Gomes, pediu demissão. Suas propostas de um pacto entre pequenas e médias empresas nacionais e o governo, de modo a controlar a atuação das empresas estatais e multinacionais, bem como as denúncias que fez sobre a atuação de forças de extrema direita que estariam impedindo o prosseguimento da abertura política, acabaram por inviabilizar sua Reprodução de matéria da revista Veja sobre as reformas implantadas pelo ¨pacote¨. 6 abr. 1977 permanência no governo. O fechamento do regime se evidenciou ainda mais nas cassações dos vereadores do MDB gaúcho, Glênio Perez e Marcos Klassman, ocorridas nesse mesmo mês, sob a acusação de serem "agentes do comunismo".

Crescia a incerteza sobre os rumos da distensão política, evidenciada não apenas no tom pessimista que marcou editoriais e artigos da grande imprensa carioca e paulista nesse momento, bem como em manifestações de parlamentares, como a do senador Teotônio Vilela, que destacou a clara manifestação da sociedade civil em favor da ampliação dos limites da abertura anunciada pelo presidente Geisel dois anos antes.

Reprodução da capa da revista Veja, edição de 13 de abril de 1977 Ao lado da preocupação com o agravamento da crise econômica, o governo exercia pressão sobre o Congresso com vistas à aprovação da reforma do Poder Judiciário. Mais do que com a reforma, no entanto, o Planalto estava preocupado com as eleições de 1978, principalmente para governador, as quais, segundo estipulava a Constituição em vigor, deveriam ser diretas. Uma emenda constitucional, mantendo as eleições indiretas, era a saída. Mas havia uma pedra no caminho: a Arena, o partido do governo, não tinha os 2/3 de votos necessários para emendar a Constituição. Sob o pretexto de que o MDB estava obstando o projeto, o presidente Geisel, no dia 1* de abril de 1977, decretou tanto o fechamento do Congresso, quanto, por meio do AI-5, uma série de reformas constitucionais.

< Reprodução de matéria da revista Veja sobre as reformas implantadas pelo ¨pacote¨. 13 abr. 1977 Durante os 14 dias em que o Congresso esteve fechado, foi baixado um conjunto de medidas voltadas principalmente para garantir a preservação da maioria governista no Legislativo, especialmente no Senado. Geisel não podia se esquecer da estrondosa vitória nas eleições de 1974 do partido oposicionista, que elegeu 16 das 22 cadeiras senatoriais então em disputa. Por isso mesmo, uma das "novidades" do chamado "Pacote de Abril" foi a criação da eleição indireta para 1/3 dos senadores, logo denominados pejorativamente de "biônicos". Composto de 14 emendas e três artigos novos, além de seis decretos-leis, o "Pacote" determinou ainda, entre outras medidas:

  • eleições indiretas para governador, com ampliação do Colégio Eleitoral;
  • instituição de sublegendas, em número de três, na eleição direta dos senadores, permitindo à Arena recompor as suas bases e aglutiná-las sob o mesmo teto;
  • ampliação das bancadas que representavam os estados menos desenvolvidos, nos quais a Arena costumava obter bons resultados eleitorais;
  • extensão às eleições estaduais e federais da Lei Falcão, que restringia a propaganda eleitoral no rádio e na televisão e fora criada para garantir a vitória governista nas eleições municipais de 1976;
  • alteração do quorum - de 2/3 para maioria simples - para a votação de emendas constitucionais pelo Congresso;
  • ampliação do mandato presidencial de cinco para seis anos.

Presidente Ernesto Geisel e gal. João Figueiredo, seu sucessor na Presidência Entendido como um "grave retrocesso" no andamento do processo de abertura então em curso, o "Pacote de Abril" de certa forma indicou as bases sobre as quais o presidente Geisel parecia disposto a fazer caminhar a distensão, que ele mesmo qualificou como "lenta e gradual". A mesma decisão de manter o processo sob seu controle se fez sentir meses depois, em outubro de 1977, quando Geisel afastou as pretensões sucessórias de seu ministro do Exército, o general Sílvio Frota, demitiu-o sumariamente, e abriu o caminho definitivo para a volta da normalidade democrática no país.
 

Marly Motta

Para saber mais:
Sugerimos a leitura de alguns verbetes que se encontram disponíveis no Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro, tais como: Atos Institucionais, Ernesto Geisel, Emílio Médici, João Batista Figueiredo..
Muitos outros textos sobre o tema podem ser consultados no dossiê Navegando na História - A era Vargas (1º tempo), particularmente os módulos Anos 20 e Anos de Incerteza.
Outros documentos e informações relacionadas ao assunto estão disponíveis on-line. Basta realizar a consulta em nossa base de dados Accessus.

Dica: na consulta, escolha TODOS ARQUIVOS, clique no tipo de documento desejado (se quiser ver mais fotos, escolha AUDIOVISUAL), selecione da lista de assuntos Ato Institucional, Atos Complementares, etc, e execute a pesquisa.

  Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais   

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2015. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • MELHOR SE VISUALIZADO EM 1024 X 768 • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

                                                                                                                                                                 

Educação Executiva Presencial, Customizada e a Distância

                                                                                                                                                70 Anos FGV            FGV Notícias         FGV News  

                                                                                                             

 

 

randomness