A- A+

E ele voltou... o Brasil no segundo governo Vargas
O Brasil do segundo governo > Rádio cinema e televisão: entretenimento e informação

Rádio cinema e televisão: entretenimento e informação

No início dos anos 1950, embora a existência de uma sociedade de consumo fosse um fenômeno incipiente no país, a cultura de massa já era um fato na sociedade brasileira, ancorada num público urbano em rápido crescimento. Desde a segunda metade da década de 1940 registrara-se uma intensificação do movimento de urbanização e modernização, que só faria se acelerar nos anos seguintes, transformando as grandes cidades em palco de expansão dos meios de comunicação.

Nesse quadro, a radiodifusão sofreu um processo de forte massificação e passou a integrar o universo urbano, com uma programação voltada para a informação, transmitida em programas de jornalismo, e para o entretenimento, dominado pelos programas humorísticos e de variedades, e pela radionovela. A maior emissora era a Rádio Nacional, cuja primeira transmissão oficial ocorreu em setembro de 1936, sendo que quatro anos depois veio a ser encampada pelo governo. Consagrada pelos famosos programas de auditório ao vivo, que elevaram à categoria de "rainhas" do rádio as cantoras rivais Marlene e Emilinha Borba, entre outras, a Rádio Nacional foi também responsável pela primeira transmissão de uma radionovela no Brasil, em 1941: tratava-se de Em busca da felicidade, que atingiu altos índices de audiência. Também em 1941 foi transmitida a primeira edição do Repórter Esso, o mais importante noticiário radiofônico, cujo estilo objetivo de apresentação da notícia transformou-o em modelo não só para as demais emissoras, mas também, posteriormente, para a televisão.

A televisão será ainda melhor! Revista do Rádio. A grande novidade do início da década de 1950 foi, aliás, a televisão, que contava em suas primeiras equipes com diretores e atores egressos do rádio. Em 1950, entrou no ar a TV Tupi de São Paulo, a primeira emissora de televisão da América Latina; no ano seguinte, foi a vez da Tupi do Rio de Janeiro. Com uma programação quase totalmente ao vivo, composta de telejornais, teleteatros, programas musicais, de variedades e esportivos, a televisão passaria a ingressar nos lares brasileiros, nesse momento ainda de forma bastante restrita pelo alto custo dos aparelhos. As câmaras utilizadas nos estúdios também eram ainda bastante pesadas, os recursos técnicos eram precários, e o improviso marcou a programação televisiva nos seus primeiros tempos.

Além do cinema norte-americano, os filmes de maior sucesso na época eram as "chanchadas" nacionais, que, com histórias simples e de forte apelo popular, misturavam humor a números musicais, sobretudo carnavalescos. Havia também paródias de filmes norte-americanos famosos, e entre galãs e mocinhas despontaram os conhecidos cômicos Oscarito, Ankito, Grande Otelo, Mazzaropi, Zezé Macedo e Dercy Gonçalves. A produção desses filmes, inicialmente a cargo da Atlântida, criada em 1942, veio a atingir o seu auge exatamente a partir do início da década de 1950.

Mônica Almeida Kornis

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2020. Todos os direitos reservados • As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.