A- A+

A Era Vargas: dos anos 20 a 1945
Diretrizes do Estado Novo (1937 - 1945) > União Nacional dos Estudantes

União Nacional dos Estudantes (UNE)

Órgão máximo de representação dos estudantes universitários brasileiros, a UNE foi criada por decisão do II Congresso Nacional dos Estudantes, realizado em dezembro de 1938, em pleno Estado Novo, no Rio de Janeiro. Esse congresso contou com a presença de um representante do ministro da Educação, Gustavo Capanema, e de dezenas de delegados representando 80 centros acadêmicos de diversos pontos do país. Em 1942, pelo Decreto-Lei nº 4.080, o presidente Vargas institucionalizou a UNE como entidade representativa dos universitários brasileiros.

A primeira tarefa assumida pela UNE foi organizar o movimento estudantil em diretórios acadêmicos e em federações estaduais. Apesar de filiadas à UNE, essas entidades manteriam sua autonomia, podendo negar-se a adotar a linha política seguida pelo órgão central.

nos seus primeiros tempos de vida, a UNE engajou-se na campanha em prol da entrada do Brasil na >Segunda Guerra Mundial ao lado dos Aliados. Essa campanha, deflagrada num momento em que a corrente simpática ao Eixo ainda era bastante forte no interior do governo brasileiro, ganhou as ruas e teve grande influência na mobilização da opinião pública opinião pública. A UNE desempenhou também, nessa mesma época, papel importante na luta pela redemocratização do país.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2020. Todos os direitos reservados • As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede