MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO
Perfil do Egresso

O Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais busca formar mestres e doutores com sólidos conhecimentos nas grandes áreas que conformam a expertise do CPDOC – história do tempo presente, história política, memória, cultura e patrimônio - dotando-os de habilidade para o estabelecimento de enquadramentos contemporâneos para o desenvolvimento de suas pesquisas. Esse perfil cognitivo pretende estimular no futuro pesquisador o gosto por abordagens não tradicionais de temas diferenciados no espectro das ciências históricas e sociais e pela exploração de perspectivas comparativas e transnacionais, incentivando a utilização combinada de diferentes fontes de pesquisa. Acredita-se que isso singulariza o PPHPBC no universo formado pelos Programas de Pós-Graduação em História, já que nosso principal objetivo não é tanto explorar recortes temáticos específicos, mas investir em abordagens inovadoras para domínios de saber historiográfico considerados tradicionais, aproveitando, para isso, a forte presença de cientistas sociais no quadro docente.

Os resultados de uma pesquisa realizada pelo FGV Opinião, intitulada “Percepções dos egressos do Mestrado Acadêmico e do Doutorado do PPHPBC (2015)” podem ser acessados aqui.

 

  Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais   

NOTÍCIAS DA PÓS

O Laboratório de Estudos de História (LEH) do CPDOC/FGV convida para o ciclo de palestras a ser realizado entre os dias 24 de agosto e 16 de novembro de 2017. 
Próxima palestra: 24/08 - Claudiane Torres da Silva - "Temporalidade e contemporaneidade no ensino de História na Educação Básica: quando a História faz sentido".

Seminário internacional que visa debater aspectos relacionados às questões étnico-raciais, uso de audiovisual e o impacto de novas tecnologias de informação no ensino de História e Ciências Sociais. Dias 28, 29 e 30 de agosto de 2017, na FGV, Rio de Janeiro. 

Palestra com a Prof. Marcella Albaine (UNIRIO/UFRJ). Será realizada no dia 30 de agosto de 2017, às 14h. Rua Jornalista Orlando Dantas, 60. Casa Acervo CPDOC, Sala Audiovisual. Botafogo, Rio de Janeiro.

O curso será ministrado em inglês pelo Professor Mario Telò (Universidade Livre de Bruxelas e da Universidade LUISS/Roma). Dias 21, 23, 28 e 30 de agosto de 2017 às 9:20h, Praia de Botafogo, 190 - Auditório 318. 

A coordenação de Documentação da Escola de Ciências Sociais está selecionando assistente de pesquisa para o projeto “Difusão e Educação Patrimonial do acervo histórico do CPDOC”. O edital destina-se para os graduados na área de História, Ciências Sociais, Arquivologia e Museologia. Resultado final já disponível.

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede