MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO
Objetivos

Objetivo geral:
Formar profissionais de alto nível, atualizados com relação aos debates metodológicos e epistemológicos que caracterizam o campo da História e das Ciências Sociais, privilegiando a dimensão histórica dos fenômenos sociais e a adoção de uma perspectiva interdisciplinar. Espera-se que esses profissionais estejam inseridos em redes nacionais e internacionais de produção de conhecimento, dimensões consideradas fundamentais tanto para a qualidade da produção acadêmica como para a formação de quadros para o ensino, em seus diferentes níveis, em especial o superior.

 

Objetivos específicos:

  • Constituir grupos de pesquisa que congreguem docentes, discentes e participantes externos, como bolsistas de pós-doutorado e alunos de graduação, que estabeleçam interlocução com a comunidade acadêmica nacional e internacional;
  • Produzir dissertações de mestrado e teses de doutorado de qualidade, que possam contribuir para a produção de conhecimento nos campos da História e das Ciências Sociais;
  • Promover eventos que atraiam a comunidade acadêmica, de maneira geral, e que promovam a discussão em torno de temas atuais, conectados com os debates historiográficos e com temáticas de interesse para a sociedade abrangente;
  • Funcionar como polo aglutinador de pesquisadores, atraindo estagiários de pós-doutorado;
  • Apoiar e estimular os alunos do Programa a realizarem estágios no exterior com bolsas sanduíche;
  • Aprimorar constantemente o perfil acadêmico do Programa por meio de autoavaliações regulares que permitam melhorar a estrutura de funcionamento, os indicadores de produção intelectual e, sobretudo, renovar o compromisso institucional com a pós-graduação do CPDOC.

 

  Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais   

NOTÍCIAS DA PÓS

Clique aqui para lista final de aprovados para o Doutorado NOVO!

Clique aqui para lista final de aprovados para o Mestrado Profissional NOVO!

Envie seu trabalho para o "II Seminário Internacional Histórias do Pós-abolição no Mundo Atlântico" até o dia 7 de janeiro de 2018. As propostas devem abordar temas como a “memória e História Pública da escravidão e da liberdade”; “racismo e antirracismo em perspectiva histórica”; “intelectualidades e ativismos negros”; “trajetórias e práticas de sociabilidade: raça, classe, gênero e sexualidades”; “balanço historiográfico do pós-abolição”; “políticas públicas de reparação para a escravidão atlântica”; e “reeducação das relações étnico-raciais”. 

O Laboratório de Humanidades Digitais convida para palestra com Ivo Veiga (Universidade Nova de Lisboa), no dia 18 de dezembro de 2017, às 14:00h. Rua Jornalista Orlando Dantas, 60 - Casa Acervo CPDOC. Botafogo, Rio de Janeiro.

O Laboratórios de Estudos do Esporte (LESP) convida para a palestra com a professora Isabella Trindade Menezes (IFRJ), doutoranda do CPDOC-FGV, seguida de debate com o torcedor Luiz Gustavo Noy, ex-presidente da Fúria Jovem do Botafogo. Dia 13 de dezembro de 2017, às 14:00h, auditório 1027 da FGV, Botafogo, RJ.

Os Grupos Cultna, Intelectuais Negras, GEBAF, LEER e AYA convidam a todos para o evento que ocorrerá no 07 de dezembro de 2017, a partir de 10h. Sala 537, sede da FGV, Botafogo, RJ.

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap