MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO
Estrutura curricular

Mestrado: os alunos devem cursar uma disciplina obrigatória (História e Teoria Social), três disciplinas optativas, e dois seminários de pesquisa, estes últimos correspondendo à etapa de elaboração da dissertação, a cargo dos orientadores. A disciplina História e Teoria Social, oferecida sempre no primeiro semestre letivo, visa discutir como História e Ciências Sociais fertilizaram-se mutuamente nas últimas décadas, destacando grandes áreas temáticas nas quais este diálogo se mostrou mais frutífero: a História Social e a nova História Política, a Sociologia Histórica e a História Cultural. O curso buscar mapear os debates teóricos recentes no campo da História, funcionando como uma apresentação desses debates para os alunos do Mestrado.

Doutorado: os alunos devem cursar duas disciplinas no Programa, e seis seminários de pesquisa, que podem corresponder a disciplinas optativas de caráter metodológico ou a seminários de acompanhamento da elaboração da tese, a cargo dos orientadores. Para os alunos que não têm formação na área de História, a disciplina História e Teoria Social, obrigatória para o mestrado, é fortemente recomendada.

Maiores informações sobre a estrutura curricular e outras orientações estão disponíveis no Regimento do PPHPBC.

 

  Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais   

NOTÍCIAS DA PÓS

Clique aqui para lista final de aprovados para o Doutorado NOVO!

Clique aqui para lista final de aprovados para o Mestrado Profissional NOVO!

Envie seu trabalho para o "II Seminário Internacional Histórias do Pós-abolição no Mundo Atlântico" até o dia 7 de janeiro de 2018. As propostas devem abordar temas como a “memória e História Pública da escravidão e da liberdade”; “racismo e antirracismo em perspectiva histórica”; “intelectualidades e ativismos negros”; “trajetórias e práticas de sociabilidade: raça, classe, gênero e sexualidades”; “balanço historiográfico do pós-abolição”; “políticas públicas de reparação para a escravidão atlântica”; e “reeducação das relações étnico-raciais”. 

O Laboratório de Humanidades Digitais convida para palestra com Ivo Veiga (Universidade Nova de Lisboa), no dia 18 de dezembro de 2017, às 14:00h. Rua Jornalista Orlando Dantas, 60 - Casa Acervo CPDOC. Botafogo, Rio de Janeiro.

O Laboratórios de Estudos do Esporte (LESP) convida para a palestra com a professora Isabella Trindade Menezes (IFRJ), doutoranda do CPDOC-FGV, seguida de debate com o torcedor Luiz Gustavo Noy, ex-presidente da Fúria Jovem do Botafogo. Dia 13 de dezembro de 2017, às 14:00h, auditório 1027 da FGV, Botafogo, RJ.

Os Grupos Cultna, Intelectuais Negras, GEBAF, LEER e AYA convidam a todos para o evento que ocorrerá no 07 de dezembro de 2017, a partir de 10h. Sala 537, sede da FGV, Botafogo, RJ.

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap