PESQUISADORES VISITANTES DO CPDOC
Centro de pesquisa, documentação e ensino de excelência acadêmica reconhecido na área de Ciências Sociais e História, o CPDOC não somente apresenta-se como destino natural para pesquisadores visitantes, brasileiros e da comunidade internacional, interessados na continuidade e aperfeiçoamento de suas formações profissionais, como também tem interesse em se beneficiar desta forma de intercâmbio com colegas provenientes das mais diversas origens institucionais e tradições disciplinares afins às áreas de pesquisa da instituição.
Tendo em vista o aumento do número de pesquisadores interessados e objetivando padronizar procedimentos para o encaminhamento de propostas de vinculação, foram definidas algumas orientações, que podem ser lidas no documento abaixo.
Procedimentos para Pesquisadores Visitantes na Escola de Ciências Sociais – FGV/CPDOC
-
Andrés Jiménez Ángel (período: junho 2018). Professor da Faculdade de Ciências Humanas da Universidad de Rosario, Colômbia.
-
Fulvia Zega (período: outubro de 2018). Professora em Istituzioni dei paesi in lingua spagnola na Universidade Ca' Foscari de Veneza.
-
Paulo Fernando Soares Pereira (período: outubro de 2018 a outubro de 2019). Doutorando em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília – UnB.
-
Mario Telo (período: agosto de 2015 e agosto de 2017). É professor de Relações Internacionais na Université Libre de Bruxelles e na LUISS de Roma. Ele é também membro da Academia Real Belga.
-
Anthony Pereira (período: junho a julho de 2017). Professor e Diretor do Brazil Institute.
-
Jeffrey Frank Taffet (período: maio a junho de 2017). United States Merchant Marine Academy.
-
Marco Vieira (2016). Birmingham University - Departamento de Ciência Política e Estudos Internacionais, Diretor de Pesquisa, POLSIS
-
Miguel Serra Coelho (período: outubro a novembro de 2015). European University Institute.
-
Frédéric Vidal (2013). ISCTE-IUL - Doutor em História e pesquisador do Centro em Rede de Investigação em Antropologia, ISCTE-IUL, Portugal.
-
Jean Marcou (2013). IEP Grenoble - Diretor de Relações Internacionais da Ciências Po Grenoble.
-
Leslie Bethell (período: 2008 a 2009). É Emeritus Professor of Latin American History na University of London, Emeritus Fellow do St Antony's College, Oxford e Honorary Research Fellow no Departamento de História do University College London e do Institute for the Study of the Americas da University of London.
-
Andrew Hurrell (período: Abril a Julho de 2009). É Montague Burton Professor of International Relations na Universidade de Oxford.
-
Dirk Kruijt, professor da Universidade de Utrecht (Países Baixos); pesquisa sobre a esquerda armada no Brasil. Período: final de junho ao final de agosto (2008). Contato no CPDOC: Celso Castro.
-
Stéphanie Pryen, antropóloga francesa da Université de Lille; pesquisa sobre turismo e antropologia visual. Período: abril (2008). Contato no CPDOC: Bianca Freire-Medeiros.
-
Adriana Marques, "Jungle Warriors: How the Brazilian Army Constructs its Military strategy to the Amazonian Region".
-
Daniel Barreiros, "O Brasil em Bretton Woods: Pensamento e Ação da Delegação Brasileira na Conferência Monetária e Financeira das Nações Unidas".
PESQUISADORES VISITANTES PARA ESTÁGIOS DE PÓS-DOUTORADO
-
Marcelino Rodrigues da Silva (Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG). Pesquisa: “Um lance de artista: Fernando Pieruccetti e a invenção dos bichos no futebol mineiro”. Supervisor: Bernardo Borges Buarque de Hollanda. Período: janeiro de 2018 a janeiro de 2020.
-
Rosemeri Moreira (Universidade Estadual do Centro-Oeste - PR). Pesquisa: “Criação da Organização Feminina Auxiliar de Guerra - OFAG: o lugar de mulheres (1942-1945)”. Supervisor: Celso Castro. Período: 2017 – 2018.
-
Antônio Luigi Negro (Universidade Federal da Bahia). Pesquisa: "Imagens em trânsito. A onipresença de trabalhadoras e trabalhadores na paisagem e costumes de cidades brasileiras (1884-1914)". Supervisor: Paulo Fontes. Período: junho de 2017 a abril de 2018.
-
Júlio Cesar Gomes. Pesquisa: "Percepções de militares do Exército Brasileiro sobre a inserção da mulher na linha bélica: um estudo sobre as condições de ingresso na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN)". Período: julho de 2015 a agosto de 2017. Supervisor: Celso Castro.
-
Felipe Tavares Paes Lopes. Pesquisa: "Discursos e práticas de resistência ao “futebol moderno”: aspectos críticos e ideológicos". Período: fevereiro 2016 a janeiro 2017. Supervisor: Bernardo Borges Buarque de Hollanda.
-
Guilherme Moerbeck (UERJ, Centro de Tecnologia e Ciências). Pesquisa: "Consciência história e prática escolar". Período: março 2015 a março 2016. Supervisor: Américo Freire.
-
Maria do Carmo Pires. Pesquisa: O "Programa Estrada Real" e o processo de construção de roteiros turísticos em Minas Gerais. Período: desde 2014. Supervisão: Celso Castro.
-
Suzana Marly da Costa Magalhães (Departamento de Educação e Cultura do Exército). Projeto: “O Processo de Modernização de Ensino (PME) do Exército brasileiro (1995-2001): investigando o ethos e a ação política dos especialistas de ensino.” Período: abril de 2010 a maio de 2011. Supervisão: Celso Castro
-
Francisco Ferraz (Universidade Estadual de Londrina). Pesquisa: “A História Superior de Guerra e o Golpe de 1964”. Período: março a agosto de 2010. Supervisor: Celso Castro.
-
Tarcisio Vago (Universidade Federal de Minas Gerais). Pesquisa: “Sobre os corpos na Escola: imagens de Educação Physica para a infância (Minas Gerais e Rio de Janeiro, 1897-1930).” Período: julho de 2009 a fevereiro de 2010. Supervisora: Ângela de Castro Gomes.
-
Giancarlo Moser, Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI. Pesquisa: “O Discurso oficial e a expansão do Ensino Superior brasileiro após 1964 até os desdobramentos da LDB 9.394/1996: A Busca da Universalização do acesso ou Expansão pressionada por agentes externos?” Período: março de 2009 a março de 2010. Supervisora: Helena Bomeny.
-
Emilia Takahashi (Academia da Força Aérea). Pesquisa: “Em campo com homens e mulheres militares”. Período: setembro de 2009 a fevereiro de 2010. Supervisor: Celso Castro.
-
Valter Sinder (UERJ, PUC-RJ). Pesquisa: “Paradigmas e paradoxos do pensamento social brasileiro”. Período: 2009.
-
Adriana Aparecida Marques (bolsista CNPq). Pesquisa: “Guardiões do Eldorado: o que pensam e como atuam os militares dos países que compartilham a Amazônia com o Brasil.” Período: agosto de 2008 a julho de 2009. Supervisor: Celso Castro
-
Virginia Pradelina da Silveira Fonseca (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Pesquisa: "Capitalismo e tecnologia no jornalismo contemporâneo". Período: março de 2008 a fevereiro de 2009. Supervisora: Alzira Alves de Abreu.
-
José Maria Jardim (Universidade Federal Fluminense). Pesquisa: "Arquivos e Sociedade: a construção de políticas públicas arquivísticas". Período: março de 2008 a fevereiro de 2009. Supervisora: Lúcia Lippi.
-
Noé Freire Sandes, da Universidade Federal de Goiás. Pesquisa: “Memória e História: As Constituintes de 1934 e 1946 e as representações do passado.” Período: março de 2007 a março de 2008. Supervisora: Ângela de Castro Gomes.