A- A+

Acontece no CPDOC

  

Oficina de Uso de Fontes Históricas em sala de aula

Lista dos participantes selecionados para a oficina online Uso de Fontes Históricas em Sala de Aula – Edição 2020: (atualizado em 19/06/2020)

  • Adriana da Conceição Nascimento
  • Adriana Marcia Prado de Araújo
  • Andressa Rayane Maria Almeida da Mota
  • Bernardo Soares
  • Camila Neves Figueiredo
  • Caroline Helena Lacerda Bretas
  • Caroline Meneguci Siqueira
  • Daniela Chain Vieira
  • Marinho de Lima Júnior
  • Dejanira Ferreira de Rezende
  • Diego Amorim de Oliveira
  • Fabiane Pereira Sabchuk
  • Felipe Dias Ramos Loureiro
  • Helen Karine Czarnieski
  • Isabelle Sousa
  • Jailma Oliveira
  • Jorge Antonio Dias
  • Kelvin Emmanuel Pereira da Silva
  • Lêda Correia
  • Luana Lessa
  • Luana Moura Quadros Carvalho
  • Ludmila Neves Müller
  • Maria da Penha Barbosa Lima
  • Maria Luiza Ferreira do Carmo Souza
  • Marília Rodrigues de Oliveira
  • Mônica Meireles Nogueira Pariz
  • Paulo Tiago Fontenele Cardoso
  • Pedro Francisco Campos Neto
  • Sayonara do E. Santo Almeida
  • Victor Hugo Costa Domenico

Orientações:

  • Entraremos em contato com os participantes por e-mail.
  • Pedimos a confirmação de participação na Oficina até segunda-feira (22/6), para que possamos alocar outros participantes em caso de desistência.

 

Datas e Local:

Datas: 24/06, 26/06 e 03/07

Horário: 18h às 20h

Local: Link pelo Zoom.

Informações sobre inscrições:
  • Os candidatos deverão enviar o mini-currículo até o dia 17/06 para o email: ayra.garrido@fgv.br encerrado
  • A divulgação dos selecionados ocorrerá no dia 19/6.
  • Vagas: 30
  • A oficina e as inscrições são gratuitas.
Apresentação:

A Oficina Online “Usos de fontes históricas em sala de aula” tem como objetivo trazer para o âmbito da Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC) professores, alunos de licenciatura de História e áreas afins para a concepção, debate e produção de materiais didáticos a partir do uso de fontes históricas. O objetivo geral da Oficina é o desenvolvimento de um trabalho prático de criação de material didático através dos documentos históricos originais do acervo de arquivos pessoais do CPDOC, disponíveis no site da exposição virtual “Saio da vida para entrar para a história”: Getúlio Vargas e a Propaganda Política. As inscrições são gratuitas e estão limitadas a 30 vagas.

Programação dos encontros:
  • Sessão 1 (24/06) – Debate teórico sobre Fontes Históricas e o uso de fontes em sala de aula. Os inscritos deverão estar com os textos indicados lidos.

  • Sessão 2 (26/06) – Indicação da documentação a ser utilizada na Oficina. Vamos indicar alguns documentos da Exposição Virtual separado por temas.

    Ensino de uso da base do Acessus e da Exposição Virtual (tutoriais do Acessus e da Exposição Virtual)

    Planos de aula individuais

  • Sessão 3 (03/07)– Debate final sobre o desenvolvimento dos projetos de plano de aula, com a justificativa do uso das fontes históricas e a ligação com o tema.

     

Avaliação final: Os participantes se comprometerão a entregar o Plano de Aula até o dia 17/07, para que sejam disponibilizados através do Portal CPDOC. Os certificados somente serão entregues aos participantes que enviarem os projetos até o dia 17/07.

Orientações:

 

  • Pedimos a confirmação de participação na Oficina até 22/06, para que possamos alocar outros participantes em caso de desistência.
  • A bibliografia obrigatória terá que ser lida para o primeiro encontro da Oficina (24/06).
  • Link da Exposição Virtual "Saio da Vida para entrar na História: Getúlio Vargas e a Propaganda Política (1930-1954), que servirá como base de apoio à Oficina: https://expo-virtual-cpdoc.fgv.br/.
  • Serão cobradas as presenças nos três encontros da Oficina (24/06, 26/06 e 03/07).

 

Bibliografia:

Obrigatória:

  • CAIMI, Flávia Eloisa. Fontes históricas na sala de aula: uma possibilidade de produção de conhecimento histórico escolar? In: Revista Anos 90, Porto Alegre, v.15, n. 28, p. 129-150, dez. 2008.
  • PEREIRA, Nilton Mullet e SEFFNER, Fernando. O que pode o ensino de história? Sobre o uso de fontes na sala de aula. In: Revista Anos 90, Porto Alegre, v. 15, n. 28, p. 113-128, dez. 2008.

Bibliografia complementar:

  • MONTI, Carlo Guimarães. Estratégias para o Uso de Fontes em sala de aula e a liberdade de ensinar e aprender história. In: Anais Eletrônicos 30º Simpósio Nacional de História, Recife. 2019. Disponível em:
  • PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes históricas. São Paulo. Ed. Contexto, 2008.
  • PINSKY, Carla Bassanezi e LUCA, Tania Regina de (Org.). O historiador e suas fontes. São Paulo. Ed. Contexto, 2009.

 

 

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2020. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede