A- A+

Núcleo de Audiovisual e Documentário

Outras produções do NAD

 

Territórios do Torcer

Editado pela equipe do Núcleo de Audiovisual do CPDOC, “Territórios do Torcer” acompanha os depoimentos de líderes de torcidas organizadas da cidade de São Paulo, em um total de 50 horas de entrevistas gravadas pela FGV, em parceria com o Museu do Futebol/Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, sob os auspícios da FAPESP. O enredo articula três tópicos do universo associativo dos torcedores de futebol: 1. As torcidas e sua territorialidade, com referências à presença dos subgrupos nos bairros e nas diferentes regiões da cidade, o ritual de reunião nos dias de jogo, os deslocamentos urbanos, as caravanas, a passagem pela sede e os itinerários até o estádio; 2. As torcidas e a violência, tema incontornável do debate público, em que se aborda a dinâmica das brigas, a lógica das rivalidades, as amizades, as alianças, a relação com a polícia, os casos mais graves de incidentes fatais, além do impacto do estigma e a possibilidade de sua reversão na ótica dos entrevistados; 3. As torcidas e o associativismo das Escolas de Samba, onde os depoentes narram como as torcidas se tornaram atuantes no carnaval de São Paulo – caso único no Brasil –, sua organização, o histórico das agremiações carnavalescas derivadas do futebol, a sociabilidade acionada para além do mundo futebolístico, a relação com a liga das escolas de samba e com as emissoras de TV e, por fim, o modo pelo qual o samba pode influenciar positivamente a imagem das facções torcedoras.

 

 

Os cientistas sociais e o golpe de 1964: a experiência de uma geração

Editado pelo aluno da Escola de Ciências Sociais da FGV Sérgio Faria, o documentário teve como base uma série de depoimentos de cientistas sociais brasileiros concedidos ao projeto “Cientistas Sociais de Países de Língua Portuguesa: Histórias de Vida”. Articulando estas entrevistas com documentos do acervo do CPDOC o filme procura responder a pergunta: qual foi o impacto do golpe de 1964 sobre o ensino e a aprendizagem da Ciências Sociais no Brasil?

Realização: Núcleo de Audiovisual e Documentário CPDOC/FGV.

Edição: Sérgio Faria

 

 

A voz da arquibancada

A voz da arquibancada apresenta os resultados de um conjunto de depoimentos em História Oral, feitos ao CPDOC/FGV por lideranças de torcidas organizadas do Rio de Janeiro. Entre os anos de 2010 e 2014, foram gravadas mais de vinte horas de entrevistas com representantes da FTORJ, entidade criada em 2008, que reúne líderes de associações de torcedores dos principais clubes da cidade do Rio: Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo. Iniciativa surpreendente em um meio marcado por rixas violentas e incidentes fatais, a FTORJ acena para uma possibilidade de diálogo e convivência entre torcedores rivais, a partir de interesses comuns, construídos em reação às transformações estruturais por que vem passando a economia e a cultura organizacional do futebol contemporâneo. Por meio de narrativas ancoradas em histórias de vida, que se inspiram por sua vez numa tradição mais recente do CPDOC, a tematizar movimentos sociais e grupos populares, a exemplo de A favela fala, de Dulce Pandolfi e Mário Grynzspan, e de Histórias do movimento negro no Brasil, de Verena Alberti, A voz da arquibancada dá a conhecer as emocionantes trajetórias de lideranças das torcidas organizadas e permite compreender, por dentro, os dilemas e os projetos dessas associações juvenis em tempos de crise.

Direção: Bernardo Buarque de Hollanda, Jimmy Medeiros, Bernardo Bortolloti e Rosana da Câmara Teixeira.

Realização: Núcleo de Audiovisual e Documentário CPDOC/FGV.

 

 

Copa de 1970: Depoimentos de Jogadores da Seleção

O documentário é resultado do projeto de pesquisa acadêmico intitulado “Futebol, memória e patrimônio: projeto de constituição do acervo audiovisual do Museu do Futebol/Pacaembu”. Com apoio da FAPESP, a pesquisa contemplou 120 horas de entrevistas filmadas com ex-jogadores da seleção brasileira, que atuaram em copas do mundo, entre 1954 e 1982. O documentário baseia-se na edição dos depoimentos concedidos por 14 ex-atletas que participaram da copa de 1970, no méxico. Com imagens autorizadas pela fifa, o filme narra a versão dos jogadores acerca dos preparativos, dos jogos e do retorno da equipe tricampeã ao brasil.

Direção: Bernardo Buarque de Hollanda.

Realização: CPDOC/FGV e Museu do Futebol.

 

 

Favela Fabril

O documentário constrói a trajetória do espaço da antiga fábrica de laticínios da CCPL, na zona norte do Rio de Janeiro. A fábrica foi construída nos anos 1940, desativada no final da década de 1990 e ocupada por centenas de famílias nos anos 2000. Em 2009, a comunidade CCPL foi contemplada com um projeto de construção de um condomínio popular que previa a demolição da antiga fábrica. A equipe acompanhou os últimos meses da ocupação e conta a história daquele espaço por meio das memórias de seus antigos moradores e trabalhadores.

Direção: Thais Blank, Mariana Cavalcanti e Paulo Fontes.

Realização: Núcleo de Audiovisual e Documentário e Laboratório de Estudos Urbanos CPDOC/FGV.

 

 

Gilberto Velho: uma homenagem

O vídeo foi realizado para ser exibido no colóquio luso-brasileiro ¨Mundos em mediação: ao encontro da obra de Gilberto Velho¨. O documentário retraça a trajetória de Gilberto Velho articulando depoimentos e fotografias de diferentes fases de sua vida. Em 2009, no âmbito do projeto ¨Cientistas Sociais de Países de Língua Portuguesa: histórias de vida¨, Gilberto Velho concedeu uma longa entrevista ao CPDOC que é utilizada como base do filme .

Clique para assistir.

 

 

Entrevista com Howard S. Becker

Entrevista realizada por Karina Kuschnir com o sociólogo norte-americano Howard S. Becker em sua residência, em San Francisco, em 29 de agosto de 2008. A entrevista foi originalmente apresentada em sessão de homenagem realizada neste mesmo ano no Encontro Anual da ANPOCS.

Clique para assistir.

Transcricao da Entrevista.pdf

 

 

Intentona: um ritual militar

Documentário dirigido por Celso Castro e Arbel Griner. Utilizando imagens de arquivo e gravações atuais, o filme retrata o ritual de rememoração da “Intentona Comunista” quando, em 1935, tropas leais ao governo derrotaram um levante comunista ocorrido em Natal, Recife e Rio de Janeiro. A cerimônia se tornou um ponto focal da ideologia anticomunista no Brasil, contando com a presença dos sucessivos presidentes da República, ministros, militares, autoridades políticas e religiosas.

Clique para assistir.

 

 

  Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais   

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede

randomness