A- A+

Núcleo de Audiovisual e Documentário

Núcleo de Audiovisual e Documentário

Coordenação: Adelina Novaes e Cruz, Arbel Griner e Thais Blank
Edição audiovisual: Isabella Jannotti Freire de Almeida
Estagiários: Débora Vieira e Maíra Lemos Cerqueira

Criado em 2006 pela Direção do CPDOC como iniciativa ligada à Escola de Ciências Sociais, o Núcleo pretende, desde dua origem, ser um laboratório que proporcione aos alunos a familiarização e a experimentação com recursos audiovisuais. A proposta nasceu de um projeto de Celso Castro que recebeu, naquele ano, prêmio de Inovação no Ensino de Antropologia da ABA – Associação Brasileira de Antropologia.

A participação no laboratório põe o aluno em contato com uma filmografia ligada ao cinema documentário que, tal qual uma bibliografia em cursos acadêmicos, serve de referência e de ponto de partida para reflexões, discussões metodológicas, análises de forma e de conteúdo – enfim, de inspiração para o trabalho do cientista social. O Núcleo estimula a consulta a filmes das mais diversas tendências que, de alguma forma, dêem margem a uma reflexão acerca das interações e das representações que ocorrem na sociedade.

A participação no Núcleo pressupõe ainda, e acima de tudo, realização. Os alunos são estimulados a pensar e levantar temas (sejam eles de perspectiva mais histórica ou mais sócio-antropológica) que exploram e analisam em campo. Esses temas devem ser investigados por meio da produção de filmes que, além de documentar a interação entre os futuros cientistas sociais ou historiadores e seu campo de investigação, fornecem, depois de prontos, material para interpretação, ou seja, constituem-se eles mesmos matéria-prima para o exercício científico.

O estabelecimento de um tema, a pesquisa antes da filmagem, o registro audiovisual e a interação social que pressupõe, a consulta do material filmado, a decisão em relação à forma de se expor os resultados e as conclusões da pesquisa e a seleção do material que comporá o filme final são, sem muita dificuldade, comparáveis a etapas do trabalho do cientista social: a escolha do objeto de pesquisa, o levantamento de dados, a ida a campo e a volta ao gabinete, onde o material apurado em campo é revisto, reavaliado e selecionado para compor um trabalho final que expõe a tese do pesquisador por meio de uma forma narrativa cuidadosamente elaborada.

A partir de setembro de 2008, através de recursos obtidos com a aprovação de um projeto junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), o Núcleo de Audiovisual e Documentário ganhou corpo, sendo equipado com duas ilhas de edição Macintosh e passando a contar com estagiários.

A partir deste momento, o Núcleo de Audiovisual e Documentário passou a se envolver com outros projetos desenvolvidos no CPDOC – a pesquisar para projetos e entrevistas, dar suporte em filmagens de depoimentos e eventos acadêmicos, editar o material audiovisual a partir daí produzido. Mantendo seus vículos com a graduação da Escola de Ciência Sociais e História, o Núcleo apóia e sedia o Laboratório de Audiovisual e Documentário, oferecido aos alunos da graduação uma vez ao ano, e que se pretende espaço para contato com o audiovisual e para a realização de filmes.

Conheça as atividades e realizações do Núcleo de Audiovisual e Documentário do CPDOC.

 

 

 

 

  Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais   

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2015. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • MELHOR SE VISUALIZADO EM 1024 X 768 • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

                                                                                                                                                                 

Educação Executiva Presencial, Customizada e a Distância

                                                                                                                                                70 Anos FGV            FGV Notícias         FGV News  

                                                                                                             

 

 

randomness