'Gringo na laje': Livro mostra a relação entre turistas estrangeiros e moradores na favela

Publicada em 06/04/2010

O Globo

Clique para abrir a matéria na íntegra

(Clique na imagem para visualizar a matéria na íntegra)

RIO - Para entender o fenômeno contemporâneo que atrai cerca de 3,5 mil turistas estrangeiros mensalmente às ruas e vielas da Rocinha e que fez nascer pelo menos cinco agências de viagem especializadas no "turismo da pobreza", uma das principais editoras de ciências sociais do mundo, a inglesa Routledge, vai publicar a pesquisa da socióloga carioca Bianca Freire-Medeiros, "Gringo na laje", realizada entre 2005 e 2008, na favela de São Conrado. Para esse trabalho, Bianca embarcou literalmente com sua equipe nos jeeps que levam os visitantes ao reality tour da pobreza, como ela denomina esses passeios, para descobrir o que os turistas esperam encontrar e, principalmente, o que os moradores da comunidade pensam dessa "invasão" estrangeira.

A socióloga Bianca-Freire Medeiros (ao centro) na Rocinha, com duas pesquisadoras da equipe: Fernanda Nunes (à direita de Bianca) e Palloma Menezes (esq.) - Foto arquivo pessoal - O GLOBO

Como mostra matéria publicada na edição desta quarta-feira do jornal O Globo, "Gringo na laje", publicado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), foi transformado num livro de bolso e será publicado agora em língua inglesa na versão integral, sendo vendido em livrarias européias. Segundo a autora, o que mais chamou a atenção na pesquisa foi o fato de que, ao contrário do que se esperava, a maioria dos moradores da Rocinha é receptiva à presença dos turistas estrangeiros (65% europeus, seguidos por americanos e o restante de nacionalidades variadas) e não por razões econômicas imediatas - como, por exemplo, gorjetas, donativos, compra de bebidas, alimentos ou artesanato dos artistas locais.

- O morador da Rocinha sabe que o turista chega à comunidade com a intenção de ver de perto as tão propaladas violência e pobreza. Mas também sabe que, através desse visitante, é possível mudar no exterior o estigma de se trata de área violento, onde as pessoas vivem na pobreza. Eles querem mudar essa visão. E é fato que os turistas chegam com a ideia de que as pessoas de lá não trabalham e são pedintes, mas saem com uma visão bem diferente - garante Bianca, que entrevistou, com sete colaboradores, cerca de 200 turistas.

Além de entrevistas, a equipe acompanhou o que os visitantes estrangeiros postaram em blogs e páginas de relacionamento da internet. Ainda segundo a socióloga, os relatos sobre a experiência são positivos. No entanto, as fotografias (foram analisadas 700) postadas por eles ainda seguem os velhos clichês: os moradores fotografados são os negros e o destaque é para as áreas com lixo, galinhas ciscando e as casas mais pobres. As imagens de prosperidade não são destacadas.

- O curioso é que nos relatos sobre a visita, os turistas sequer mencionam sobre possível mau cheiro vindo de casas ou ruas. Mesmo assim, eles gostam de destacar as fotos de lixo - destaca Bianca a contradição.

Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais

O Laboratório de Humanidades Digitais (LHuD) do CPDOC convida para palestra com Roberta Zanatta, do Instituto Moreira Salles. Dia 18 de outubro de 2017, às 14h, na Casa Acervo. Rua Jornalista Orlando Dantas, 60, Botafogo.

O Laboratório de Estudos de História (LEH) do CPDOC/FGV convida para o ciclo de palestras a ser realizado entre os dias 24 de agosto e 16 de novembro de 2017.
Próxima palestra: 19 de outubro de 2017 - "Entre fontes e procedimentos de pesquisa: algumas estratégias para o ensino de história no Fundamental II" , com Hélen Queiróz. Fundação Getúlio Vargas, Auditório 1027, às 14h.

Os Laboratórios de estudos da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC/FGV), LAPES, LEI, LEMT E LEP convidam para o Seminário Gramsci, 80 anos. com Virgínia Fontes (UFF) e Pedro Campos (UFRRJ). No dia 19 de outubro de 2017, às 14:00. Praia de Botafogo, 190 - Fundação Getúlio Vargas, auditório 1013.

O Laboratório de Pensamento Social (LAPES) do CPDOC/FGV convida para a Mesa com Eliane Vasconcellos (Casa de Rui Barbosa) e Matilde Demétrio dos Santos (UFF) e Helena Bomeny (UERJ). Dia 20 de outubro de 2017, às 14h. Praia de Botafogo, 190 - Auditório 1014.

A Escola de Ciências Sociais (FGV-CPDOC) e Coordenadoria de Graduação em Administração Pública (FGV/EAESP) convidam para um encontro com o Cineasta Ugo Giorgetti. No dia 24 de outubro de 2017, às 10h. Rua Itapeva, 474, Auditório da EESP, 6° andar. Bela Vista, São Paulo.

A Escola de Ciências Sociais da FGV (CPDOC), em parceria com a International Development and Public Policy Alliance (IDPPA), realiza a conferência “Beyond Economics: The Stockholm Statement and Setting Global Policy Priorities”. Dias 25 e 26 de outubro, a partir de 9h, inscreva-se para assistir ao vivo pelo nosso canal no Youtube.

Com organização do FGV Opinião e Escola de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC/FGV), este Workshop é direcionado para alunos e alunas de cursos de graduação em ciências sociais, história, relações internacionais, ciência política e afins. Inscrilções até o dia 26/10. Praia de Botafogo, nº 190 – Fundação Getúlio Vargas, Botafogo, Rio de Janeiro.

Palestra com Lívia Monteiro. O evento faz parte da série de palestras promovida pelo Laboratório de Estudos Étnico-Raciais do CPDOC/FGV. Dia 1º de novembro de 2017, às 11h10, sala 318.

O HDRio2018, que acontece entre 9 e 13 de abril de 2018, é uma oportuna ocasião para acadêmicos, cientistas e tecnólogos das Artes, da Cultura e das Ciências Sociais, Humanas, Exatas e Computacionais apresentarem as suas pesquisas no campo das Humanidades Digitais. Prazo para submissão: 10 de novembro de 2017.