Workshop de Métodos e técnicas de Pesquisa em Ciências Sociais

O objetivo do Workshop de Métodos e técnicas de Pesquisa em Ciências Sociais é oferecer um curso intensivo e de curta duração a respeito das principais técnicas e habilidades utilizadas no desenvolvimento da pesquisa social aplicada. Nossa intenção é estimular o uso dessas ferramentas, assim como contribuir com a formação acadêmico e profissional dos alunos de graduação.

Em particular, este Workshop vai abordar 4 técnicas de pesquisa: Etnografia e entrevista; História Oral; Survey; e Text Mining. Cada técnica será abordada em uma aula com duração de 120 minutos, ministrada por professores da Escola de Ciências Sociais da FGV com experiência no uso do método em algumas pesquisas e estudos. As aulas vão centrar o debate em noções gerais a respeito dos aspectos formais de cada método de pesquisa, bem como os limites e as vantagens do seu uso.

Em geral, as atividades do Laboratório de Pesquisa Social Aplicada (LAPSA) da FGV são destinadas aos alunos do curso de Ciências Sociais e História da FGV. No entanto, nesta edição, vamos oferecer vagas para membros de toda a comunidade acadêmica.

Desta maneira, este workshop é indicado para alunos e alunas de cursos de graduação em ciências sociais, história, relações internacionais, ciência política, entre outros, que tenham interesse em discutir aspectos técnicos sobre metodologia utilizada em pesquisa aplicada nas ciências sociais.

O workshop será gratuito e composto por uma turma formada por até 40 pessoas, permitindo maior interatividade e participação dos participantes. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 26/10 no portal do CPDOC.

Obs: A FGV não permite a entrada de pessoas com bermudas, regatas ou chinelos.

Informações sobre o evento

• Organização: FGV-Opinião e Escola de Ciências Sociais / CPDOC
• Data do Workshop: 07 e 08 de novembro de 2017
• Horário das aulas: entre 14 e 18 horas
• Local: Praia de Botafogo, nº 190 – Botafogo, Rio de Janeiro/RJ.
• Público-alvo: alunos de graduação em ciências sociais, história, relações internacionais, ciência política, entre outros.
• Capacidade: 40 vagas.
• Inscrições até 26/10 através do portal do CPDOC (a lista de selecionados será divulgada no dia 27/10 no portal do CPDOC)
Programa:
07/11 - Etnografia (Letícia Ferreira) e História oral (Vanessa Cavalcanti)
08/11 - Text mining (Suemi Higuchi) e Survey (Jimmy Medeiros)

Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais

»

No encontro, o professor fará uma introdução à arte contemporânea no Brasil, com ênfase nas relações entre desenho, fotografia, linguagem e urbanismo. Dia 29 de maio de 2018, das 09h às 11h, no Auditório do 6ª andar da EESP, Rua Itapeva, n. 474, São Paulo

Está aberta a chamada para o próximo número da revista, cujo tema é “Associativismo e Movimentos Sociais”. O prazo de submissão vai até o dia 1º de junho de 2018.

A Escola de Ciências Sociais, convida os professores de ensino fundamental e médio para uma conversa sobre docência e práticas educativas no contexto escolar em torno de temas como: ensino interdisciplinar, tecnologia, gênero e sexualidade, desigualdade social, questões étnico-raciais, educação na integração de refugiados, jogos, cinema e audiovisual, patrimônio histórico, entre outros. Os professores interessados devem acessar a notícia e submeter proposta através do formulário até o dia 25 de maio de 2018. Terça-feira, 12 de junho de 2018 - 10:00 às 17:30. Praia de Botafogo, 190 - Fundação Getúlio Vargas, auditório 306

A Escola de Ciências Sociais/CPDOC convida para a oficina “Usos de fontes históricas em sala de aula”, que acontecerá nos dias 04, 11 e 18 de junho de 2018, das 18:30 às 21:30h, na Casa Acervo do CPDOC. Inscrições até o dia 15 de maio. INSCRIÇÕES ENCERRADAS