Workshop de Métodos e técnicas de Pesquisa em Ciências Sociais

O objetivo do Workshop de Métodos e técnicas de Pesquisa em Ciências Sociais é oferecer um curso intensivo e de curta duração a respeito das principais técnicas e habilidades utilizadas no desenvolvimento da pesquisa social aplicada. Nossa intenção é estimular o uso dessas ferramentas, assim como contribuir com a formação acadêmico e profissional dos alunos de graduação.

Em particular, este Workshop vai abordar 4 técnicas de pesquisa: Etnografia e entrevista; História Oral; Survey; e Text Mining. Cada técnica será abordada em uma aula com duração de 120 minutos, ministrada por professores da Escola de Ciências Sociais da FGV com experiência no uso do método em algumas pesquisas e estudos. As aulas vão centrar o debate em noções gerais a respeito dos aspectos formais de cada método de pesquisa, bem como os limites e as vantagens do seu uso.

Em geral, as atividades do Laboratório de Pesquisa Social Aplicada (LAPSA) da FGV são destinadas aos alunos do curso de Ciências Sociais e História da FGV. No entanto, nesta edição, vamos oferecer vagas para membros de toda a comunidade acadêmica.

Desta maneira, este workshop é indicado para alunos e alunas de cursos de graduação em ciências sociais, história, relações internacionais, ciência política, entre outros, que tenham interesse em discutir aspectos técnicos sobre metodologia utilizada em pesquisa aplicada nas ciências sociais.

O workshop será gratuito e composto por uma turma formada por até 40 pessoas, permitindo maior interatividade e participação dos participantes. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 26/10 no portal do CPDOC.

Obs: A FGV não permite a entrada de pessoas com bermudas, regatas ou chinelos.

Informações sobre o evento

• Organização: FGV-Opinião e Escola de Ciências Sociais / CPDOC
• Data do Workshop: 07 e 08 de novembro de 2017
• Horário das aulas: entre 14 e 18 horas
• Local: Praia de Botafogo, nº 190 – Botafogo, Rio de Janeiro/RJ.
• Público-alvo: alunos de graduação em ciências sociais, história, relações internacionais, ciência política, entre outros.
• Capacidade: 40 vagas.
• Inscrições até 26/10 através do portal do CPDOC (a lista de selecionados será divulgada no dia 27/10 no portal do CPDOC)
Programa:
07/11 - Etnografia (Letícia Ferreira) e História oral (Vanessa Cavalcanti)
08/11 - Text mining (Suemi Higuchi) e Survey (Jimmy Medeiros)

Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais

O Laboratório de Humanidades Digitais convida para palestra com Ivo Veiga (Universidade Nova de Lisboa), no dia 18 de dezembro de 2017, às 14:00h. Rua Jornalista Orlando Dantas, 60 - Casa Acervo CPDOC. Botafogo, Rio de Janeiro.

Envie seu trabalho para o "II Seminário Internacional Histórias do Pós-abolição no Mundo Atlântico" até o dia 7 de janeiro de 2018. As propostas devem abordar temas como a “memória e História Pública da escravidão e da liberdade”; “racismo e antirracismo em perspectiva histórica”; “intelectualidades e ativismos negros”; “trajetórias e práticas de sociabilidade: raça, classe, gênero e sexualidades”; “balanço historiográfico do pós-abolição”; “políticas públicas de reparação para a escravidão atlântica”; e “reeducação das relações étnico-raciais”.