Seminário Internacional 80 anos do Estado Novo
Sobre o evento:

O objetivo do Seminário é marcar a passagem dos oitenta anos do início do Estado Novo brasileiro, ocorrido a 10 de novembro de 1937, debatendo temas relacionados ao autoritarismo e à democracia, assim como os possíveis legados das experiências autoritárias dos anos 1930-1940.  O debate não se limitará ao caso brasileiro, pois estará igualmente preocupado com outras experiências na América Latina e na Europa. Dividido em eixos temáticos, buscará apresentar um amplo painel das possibilidades de estudos acerca da relação Estado e Sociedade, Autoritarismo e Democracia, Continuidades e Descontinuidades.

Público alvo:

Pesquisadores e professores universitários; alunos de pós-graduação e graduação, professores das redes pública e particular.

Associações e entidades apoiadoras:

Rede Conexões Lusófonas: Ditadura e Democracia em Português.
Rede de Estudo dos Fascismos, Autoritarismos, Totalitarismos e Transições para Democracia
Rede Direitas, História e Memória
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Comitê Organizador:

Américo Freire, FGV CPDOC
António Costa Pinto, ICS/UL
Cláudia Viscardi, DH/UFJF
Francisco Martinho, DH/USP
João Paulo Avelãs Nunes, DHEEAA/FLUC e CEIS20/UC
Leandro Pereira Gonçalves, DH/PUC-POA
Marco Aurélio Vannucchi Leme de Mattos, FGV CPDOC

Comitê Científico:

Filipa Raimundo, ICS/UL
Francisco Carlos Teixeira da Silva, IH/UFRJ
Jorge Ferreira, DH/UFF
Janaína Cordeiro, DH/UFF
Karl Schuster, UFPE
Luciano Aronne Abreu, DH, PUC-POA
Marcos Napolitano, DH/USP
Maria Inácia Rezola, IHC/UNL
Maria Paula Nascimento Araújo, IH/UFRJ
Valéria Lobo, DH/UFJF

Realização:

FGV CPDOC; ICS/UL; Programa de Pós Graduação em História Social da USP; Programa de Pós-Graduação em História da UFJF; DHEEAA/FLUC e CEIS20/UC; Programa de Pós-graduação em História da PUCRS.

Data e Local:

Praia de Botafogo, 190 - Fundação Getúlio Vargas, Auditório 1333. Botafogo, Rio de Janeiro
8 a 10 de novembro 2017

A entrada é gratuita e não é preciso fazer inscrição. Não é permitida a entrada de pessoas com bermudas, regatas ou chinelos na FGV.

Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais

O Laboratório de Humanidades Digitais convida para palestra com Ivo Veiga (Universidade Nova de Lisboa), no dia 18 de dezembro de 2017, às 14:00h. Rua Jornalista Orlando Dantas, 60 - Casa Acervo CPDOC. Auditório 1013, FGV, Praia de Botafogo, 190.

Envie seu trabalho para o "II Seminário Internacional Histórias do Pós-abolição no Mundo Atlântico" até o dia 7 de janeiro de 2018. As propostas devem abordar temas como a “memória e História Pública da escravidão e da liberdade”; “racismo e antirracismo em perspectiva histórica”; “intelectualidades e ativismos negros”; “trajetórias e práticas de sociabilidade: raça, classe, gênero e sexualidades”; “balanço historiográfico do pós-abolição”; “políticas públicas de reparação para a escravidão atlântica”; e “reeducação das relações étnico-raciais”.