Ciclo de palestras: Os desafios do Ensino de História
Sobre o evento:

O Laboratório de Ensino de História da Escola Superior de Ciências Sociais e o PIBID-História FGV têm o prazer de convidar para o clico de Palestras “Os Desafios do Ensino de História”.

Datas das palestras:

24/08 - Claudiane Torres da Silva - Temporalidade e contemporaneidade no ensino de História na Educação Básica: quando a História faz sentido.
19/09 - Erika Arantes - Ensino de História e educação para as relações étnico-raciais: desafios para a implementação da lei 10.639/03..
19/10 - Hélen Queiróz - Entre fontes e procedimentos de pesquisa: algumas estratégias para o ensino de história no Fundamental II.
16/11 – Tiago LessaA autonomia do professor de História em sala de aula frente o cotidiano escolar.

Sobre os palestrantes:

Claudiane Torres da Silva é professora de História da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro; Mestre em História no PPGH /UFF (2010) e Doutora em História no PPGHPBC no Cpdoc/FGV, membro do Laboratório de Estudos do Mundos do Trabalho e Movimentos Sociais (LEMT)/Cpdoc/FGV; membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em História Social e Ditaduras/ PUC-Rio; membro do Núcleo de Pesquisa e História do Ensino das Ditaduras (NUPHED)/UFF/CAp-UFRJ.

Hélen Queiroz é professora de História da rede privada do Rio de Janeiro, Doutora em Educação (UFRJ), pesquisadora na área de linguagem e literatura e também poeta e contista. Como autora, recebeu prêmios literários, como o Prêmio Off Flip de Literatura por 4 vezes. Publicou livros de poemas e contos, além de artigos teóricos sobre literatura para crianças e jovens.

Erika Arantes é Pós- Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2010) e mestre em História pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2005). Professora Adjunta de Ensino de História da UFF - Polo Campos dos Goytacazes. As principais áreas de atuação são: Ensino de História, Educação das Relações étnico-raciais e História da África.

Tiago Lessa é professor de História da rede privada do Rio de Janeiro, trabalha com produção de material didático, tem especialização em Ensino de História no Colégio Pedro II e é mestrando do programa de Mestrado Profissional de Ensino de História na UFRJ.

Hora e local:

Às 14:00h na Praia de Botafogo, 190 - Fundação Getúlio Vargas, auditório 1027.

Obs: A FGV não permite a entrada de pessoas com bermudas, regatas ou chinelos.

Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais

O HDRio2018, que acontece entre 9 e 13 de abril de 2018, é uma oportuna ocasião para acadêmicos, cientistas e tecnólogos das Artes, da Cultura e das Ciências Sociais, Humanas, Exatas e Computacionais apresentarem as suas pesquisas no campo das Humanidades Digitais. Prazo para submissão: 10 de novembro de 2017 20 de novembro de 2017.

Pallas Editora, a Livraria da Travessa e a autora Ynaê Lopes dos Santos convidam para o lançamento do livro que ocorrerá as 14:30h, no dia 21 de novembro de 2017. Livraria da Travessa, Shopping Leblon. Avenida Afrânio de Melo Franco, 290, Loja 205 - A, Leblon, Rio de Janeiro.

A editora Évora, a Livraria Saraiva e o autor Sérgio Praça convidam para o lançamento do livro "Guerra à Corrupção - Lições da Lava Jato" que ocorrerá no dia 21 de novembro de 2017, às 19:30h, na Saraiva Botafogo Praia Shopping. Praia de Botafogo, 400/Lojas 408 e 409 - Botafogo, Rio de Janeiro.

O Laboratório de Estudos do Esporte – LESP (FGV-CPDOC) convida para palestra com o professor Fernando da Costa Ferreira (Instituto Benjamin Constant) que ocorrerá no dia 22 de novembro de 2017, às 17:00h. Fundação Getúlio Vargas, auditório 415. Praia de Botafogo, 190 - Botafogo, Rio de Janeiro.

Exibição do filme "Memórias de um Rio Fabril", dirigido por Isabel Joffily, Paulo Fontes e Thaís Blank. Após a exibição, haverá debate com os diretores. Dia 24 de novembro de 2017, às 14:30h. Fundação Geúlio Vargas - Praia de Botafogo, 190, auditório 1027.

A Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC) convida para o seminário que ocorrerá no dia Dia 28 de novembro de 2017, às 10h, na Rua Jornalista Orlando Dantas, 60 - Casa Acervo CPDOC, Botafogo, Rio de Janeiro.

A Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC) convida para o seminário que ocorrerá no dia Dia 29 de novembro de 2017, às 14h, na Rua Jornalista Orlando Dantas, 60 - Casa Acervo CPDOC, Botafogo, Rio de Janeiro.

O Laboratório de Estudos Étnico-Raciais (LEER) da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC) e o Grupo Cultura Negra no Atlântico (CULTNA) convidam a todos para o evento que ocorrerá no dia 26 de outubro de 2017, às 14h. Praia de Botafogo, 190 - Fundação Getúlio Vargas, sala 537. Evento adiado para o dia 07 de dezembro de 2017.

O Laboratórios de Estudos do Esporte (LESP) da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV-CPDOC) convida para a palestra com a professora Isabella Trindade Menezes (IFRJ - Faculdade de Educação de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro), doutoranda do CPDOC-FGV, seguida de debate com o torcedor Luiz Gustavo Noy, ex-presidente da Fúria Jovem do Botafogo. No dia 13 de dezembro de 2017, às 14:00h, na Fundação Getúlio Vargas, auditório 1027. Praia de Botafogo, 190 - Botafogo, Rio de Janeiro.

Com a presença de Ivo Veiga, no dia 18 de dezembro de 2017, às 14:00h. Rua Jornalista Orlando Dantas, 60 - Casa Acervo CPDOC. Botafogo, Rio de Janeiro.